Reportagens

10 filmes para quem está começando uma carreira profissional

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

O começo de uma carreira profissional pode ser bem difícil, cheio de ‘pedras no caminho’,  mas traz muito aprendizado e experiências. Veja aqui alguns filmes que podem ajudar na busca pelo diferencial no mercado de trabalho.

Trabalho em equipe, resiliência, inteligência emocional, autoconfiança, liderança, persistência e inovação são alguns dos temas que aparecem nos filmes que vão te ensinar, inspirar ou refletir sobre o ambiente de trabalho e ter um caminho bem sucedido.

Confira a lista com 10 filmes que todo estagiário e trainee precisam assistir:

O filme conta a trajetória do campeão olímpico Jesse Owens (Stephan James), o atleta afro-americano que enfrentou a segregação racial dos EUA e em seguida o nazismo. Ele superou os corredores arianos e conquistou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim, em 1936.

Lição: É uma inspiradora história de determinação e coragem. Ele mostra que apesar de talento é necessário treinamento, dedicação e foco para se destacar. Ao mostrar todo seu potencial, nem mesmo um sistema como o nazismo é capaz de impedir seu sucesso.

2) Um senhor estagiário (The Intern/2015)

Um site desenvolve um projeto de contratação de idosos e dar a eles uma oportunidade para voltarem à ativa. Ben (Robert De Niro) é um viúvo que tem uma vida monótona e torna-se estagiário “sênior” da dona da empresa Jules (Anne Hathaway). Ela tem uma vida muito atarefada e acaba deixando de dar atenção à sua família e funcionários. Apesar do conflito de gerações Ben vai conquistando cada um e se aproximando cada vez mais de Jules.

Lição: Sempre há o que aprender com o outro, independente de idade, raça, credo e condição social. Além disso, é importante saber lidar com o sucesso da carreira profissional sem esquecer da vida pessoal.

3) O jogo da imitação (The imitation game/2014)

Na segunda Guerra Mundial o governo britânico designa uma equipe liderada pelo matemático Alan Turing (Benedict Cumberbatch) para decifrar um código indecifrável dos nazistas e evitar milhões de mortes. Alan propõe a criação de uma máquina para decodificar as mensagens de forma instantânea, criando assim, o primeiro computador do mundo.

Lição: É preciso ter resiliência, ser determinado, ter foco, ser curioso e acreditar na relevância do seu trabalho. Também destaca que é importante buscar sempre soluções mesmo diante de um cenário desfavorável.

4) Os estagiários (The internship/2013)

Na comédia, dois vendedores, Nick (Owen Wilson) e Billy (Vince Vaughn) ficam desempregados quando seu chefe decide fechar a empresa que considera um negócio ultrapassado. Mesmo sem a garantia de que serão contratados e com pouco conhecimento no ambiente digital, eles vão para sede do Google e participam da seleção de estágio. Lá, precisam lidar com as diferenças de idade entre eles e os outros candidatos.

Lição: Como lidar com as diferenças e valorizar o conhecimento de cada um, que um trabalho em equipe, pode trazer melhores resultados em sua carreira profissional.

5) O Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada /2006)

A jornalista Andrea Sachs (Anne Hathaway) consegue um emprego numa importante revista de moda de Nova York, para ser assistente da editora Miranda Priestly (Meryl Streep). Ela então percebe que conciliar a vida pessoal e profissional não será uma tarefa fácil. E em seguida também que será necessário muito jogo de cintura para lidar com sua cruel chefe que faz exigências absurdas.

Lição: Como lidar com seu chefe, mesmo que ele seja difícil de lidar. Apesar do perfil de sua chefe, a assistente demonstra sempre profissionalismo, trabalhando com dedicação para superar as dificuldades.

6) Obrigado por fumar (Thank you for smoking /2005)

Nick Naylor (Aaron Eckhart) é o porta-voz das grandes empresas de cigarros que defende os direitos dos fumantes dos EUA. A fama de Nick chama a atenção dos grandes chefes da indústria do tabaco e sobretudo da repórter Heather Holloway (Katie Holmes), que passa a investigá-lo.

Lição: É fundamental estar de acordo com os princípios e a cultura da empresa onde você deseja trabalhar. Mostra o quão importante é manter informações confidenciais de uma empresa em sigilo. Saber se comunicar. Saber expressar suas ideias de forma clara, embasada e saber argumentar, mesmo que seja algo polêmico. 

7) Invencível (Unbroken/2014)

O filme baseado em fatos reais, conta a história de Louis Zamperini (Jack O’Connell) que participou das Olimpíadas de 1936. Em 1941 foi para Segunda Guerra Mundial após se alistar na Força Aérea Americana. Em 1943 o avião em que ele estava sofreu um ataque dos japoneses e após passar 50 dias à deriva ele é capturado e torturado pelas tropas inimigas japonesas.

Lição: É importante acreditar no seu potencial, nos seus sonhos e ter claro seus objetivos para inspirar pessoas ao seu redor e exercer liderança.

8) Contra o sol (Against the sun/2014)

O filme baseado em fatos reais conta a história de três pilotos da Marinha dos EUA (Tom Felton, Jake Abel e Garret Dillahunt) que após a queda do avião durante a Segunda Guerra Mundial ficam à deriva no Oceano Pacífico em 1942 e enfrentam tubarões, tempestade, a fome, a sede a convivência dentro de um bote salva-vidas.

Lição: Resiliência é uma característica fundamental para qualquer um em sua carreira profissional. Controle emocional é muito importante no ambiente corporativo. Valorizar o conhecimento e potencial de cada um é necessário para desenvolver um bom trabalho em equipe. Por fim, que é importante estar sempre atento às oportunidades para encontrar soluções inovadoras e resolver os desafios que se apresentam numa empresa.

9) A Rede Social (The Social Network/2010)

Em 2003, Mark Zuckerberg, estudante, cria um site para avaliar o nível de beleza das estudantes da universidade. O que era uma rede social da universidade, seis anos depois torna-se algo mundial: o Facebook. Aos 23 anos ele era o mais jovem bilionário do mundo e teve de enfrentar alguns problemas legais da empresa.

Lição: Sempre valorize suas ideias e leve-as adiante na sua carreira profissional. O que pode parecer uma ideia boba pode se tornar um grande negócio e revolucionar o mercado.

10) Uma manhã gloriosa (Morning Glory/2010)

Demitida,  a produtora Becky Fuller (Rachel McAdams) aceita o emprego em um nova emissora e o desafio de assumir um noticiário que ocupa o último lugar na audiência. Para turbinar o programa ela convida o premiado âncora Mike Pomeroy (Harrison Ford) para atuar ao lado da ex-miss Arizona (Diane Keaton). Becky vive sob pressão com a cobrança por audiência, sob a ameaça de perder o programa e ter que lidar com o conflito entre os apresentadores.

LiçãoEmpreendedorismo, criatividade e liderança. É preciso que cada um doe o máximo de si, rever conceitos e encontrar novos caminhos. É necessário conciliar o perfil e o potencial para realizar um trabalho em equipe em prol de um bem comum.




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *