Este é um termo que se você trabalha em uma instituição de ensino com muitos alunos, com certeza vai te ajudar muito com seus alunos. Conheça sobre FAQ.
O FAQ é uma abreviação do termo proveniente da língua inglesa “Frequently Asked Questions”, ou em sua tradução “Perguntas Frequentes”.
O FAQ é simplesmente uma seção que concentra as perguntas e respostas mais comuns dos clientes ou alunos que acessam uma página, curso ou serviço.
Mas porque ter um FAQ?
O FAQ é um canal de autoatendimento muito utilizado por instituições e é interessante, pois é uma opção para entregar ao usuário soluções rápidas para os problemas.
Algumas perguntas costumam ser recorrentes, como valores, forma de pagamento, políticas de cancelamento e estorno, acessos, entre outras.
Com o FAQ não é necessário que exista um agente para o atendimento, permitindo que o cliente tenha uma resposta fácil e rápida sempre disponível e que você possa priorizar mão de obra humana para atendimentos mais complexos.
Por isso, é considerado hoje uma ferramenta fundamental para a boa experiência do usuário e para as equipes de atendimento ao cliente, já que pode ajudar a descongestionar os canais de suporte.
Mas afinal, como e quando criar?
É importante lembrar que o FAQ é diferente para cada tipo de instituição.
Mesmo em empresas do mesmo nicho, as dúvidas comuns podem ser distintas, portanto, é muito importante mapear quais as perguntas mais comuns que aparecem.
Se você está sempre respondendo os mesmos questionamentos, de forma recorrente a diferentes usuários, esse é um indicativo muito forte de que o FAQ pode te ajudar.
Feito o mapeamento das perguntas, é preciso tornar as respostas simples e objetivas e disponibilizar este documento de maneira que possa ser facilmente acessada pelos alunos.
Ou seja.
o FAQ agiliza o processo de atendimento do aluno, além de dar fôlego a sua equipe de atendimento.
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