O que é storytelling? É uma ferramenta de transmissão cultural que organiza a experiência, constrói e transmite significados.
Jerome Bruner a define como um modo cognitivo peculiar de pensamento, que sempre foi utilizado pelos seres humanos como uma espécie de “criação narrativa de si”, dimensão essencial para a construção da identidade subjetiva e constante comparação com o outro.
Segundo Bruner, cada indivíduo tem consciência de seus mecanismos de aprendizagem, de como seu pensamento procede para adquirir a capacidade de organizar sua vida adulta.
Por isso contar uma história para crianças pequenas é uma forma de projetá-las em um mundo de fantasia onde a imagem, a voz do narrador, os personagens quase se tornam parte de si mesmos.
O que é storytelling? e cursos online: qual a relação de ambos?
Comunicar mensagens, conhecimentos e dados de forma otimizada e ancorá-los na memória do destinatário é um processo necessário, mas difícil, em muitos setores e áreas da empresa.
A informação não está apenas se tornando mais complexa, a massa e o escopo do conhecimento, processos e dados disponíveis e relevantes aumentaram com o tempo.
Ao mesmo tempo, a receptividade dos destinatários ainda é limitada.
O conhecimento de produtos, dados e processos está se tornando cada vez mais importante para muitas pessoas e em muitas empresas.
Mais e mais anunciantes e profissionais de marketing estão competindo pela atenção dos clientes.
E também está se tornando cada vez mais difícil empacotar informações complexas de maneira compreensível e apropriada.
Ou seja, o maior pagamento que um treinamento poderá receber hoje, é o tempo do seu aluno.
A narrativa é um método que tenta simplificar a informação e apresentá-la de forma vívida.
Desta forma, não só deve ser despertado o interesse do destinatário, bem como a mensagem pretendida deve ser facilmente ancorada na sua memória.
Os objetivos básicos do O que é storytelling? são, portanto, simplificar a informação, prepará-la de maneira atraente e, assim, torná-la cognitivamente mais facilmente acessível ao destinatário.
Quando você conta uma boa história, quase de forma automática, você gera uma conexão com o seu aluno, aumentando o engajamento no seu treinamento e reduzindo os índices de evasão.
Quer saber mais?
Então acompanhe a série EaD de A a Z.