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Administração do tempo - 10 estratégias para se dar bem no trabalho

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O tempo parece passar cada vez mais rápido e faltam horas para cumprirmos todas as tarefas e responsabilidades do dia: 24 já não são suficientes! Mas será mesmo? Será que se você tivesse mais horas no seu dia, daria conta de tudo?

A verdade é que, para a maioria das pessoas, não são horas que estão faltando no dia, mas sim uma boa administração do tempo. Isso porque, acumular tarefas de forma aleatória, sem uma mínima gestão, tende a desbalancear as coisas e torna tudo muito mais difícil, te levando, por exemplo, a gastar mais tempo com questões menos importantes e a deixar de lado aquelas mais prioritárias.

Além disso, sem uma boa gestão de tempo a tendência é a procrastinação, o que só complica ainda mais a situação e o resultado costuma ser um monte de tarefas acumuladas e a frustração.

No entanto, administrando bem o seu tempo é possível alcançar uma rotina mais equilibrada, com horas de sobra para realizar todos os seus afazeres, dar conta dos imprevistos e ainda curtir um pouquinho.

A seguir, trouxemos 10 dicas de administração do tempo que te ajudarão a gerir melhor as suas tarefas e a se dar bem no trabalho, conquistando mais resultados e sendo mais produtivo. Descubra!

10 dicas para uma administração do tempo mais eficiente

Fazer uma boa administração do tempo não significa, de forma alguma, espremer o máximo de tarefas possível dentro da sua lista de afazeres e buscar realizar todas em um só dia.

Longe disso, trata-se de saber gerir a forma como você trabalha e distribui o seu tempo entre as responsabilidades, focando em fazer tudo da maneira mais eficiente e produtiva possível.

A palavra de ordem aqui é: organização! Saber organizar a rotina, as tarefas, o tempo ocioso e a forma como se encara os imprevistos. Assim, fica mais fácil lidar com as responsabilidades profissionais e ainda conquistar mais qualidade de vida.

Confira abaixo 10 dicas que te darão uma força em direção a esse objetivo:

1: Planeje o seu dia

Fazer um bom planejamento do seu dia é uma das dicas mais comuns entre especialistas de administração do tempo. E um dos principais motivos para isso é que, quando temos tudo planejado, no papel, as coisas costumam fluir melhor e podemos ter uma real noção do nível de dificuldade de cada tarefa, assim como quanto tempo cada uma vai exigir.

Por isso, seja na noite anterior ou durante a manhã, separe sempre 30 minutinhos do seu tempo para planejar o seu dia. Tente lembrar de todas as tarefas e faça uma lista de tudo aquilo que você irá precisar realizar, separando em blocos e fazendo anotações que podem te salvar tempo. Um aplicativo pode te ajudar muito!

2: Defina prioridades

Além de planejar o seu dia, é importante ter em mente também quais serão as suas prioridades para evitar o desperdício de tempo com tarefas menos importantes ou que podem ser facilmente adiadas. O seu foco deve estar nas questões mais importantes!

Assim, busque definir quais serão as tarefas prioritárias do seu dia, separando-as entre urgentes e importantes e focando em terminar as mais urgentes primeiro. Depois, dedique o tempo que sobrar às demais.

3: Não procrastine!

A procrastinação é grande inimiga da produtividade! Ficar deixando pra depois e depois nunca será uma boa saída e o resultado sempre será mais tarefas acumuladas, prejuízos e frustração.

Por isso, não importa o tamanho do desânimo, tente sempre seguir a sua lista de afazeres. Uma dica aqui é pensar no porquê aquela tarefa é importante e quais benefícios realizá-la irá te proporcionar. Aumenta a disposição e pode te ajudar muito!

4: Lembre que imprevistos acontecem

Um dos principais erros dos trabalhadores com a administração do tempo é esquecer que imprevistos acontecem uma hora ou outra. Não tem jeito: o telefone vai tocar, e-mails vão chegar, alguém vai pedir ajuda; é inevitável!

Estar pronto para eles garante que coisas pequenas como essas não interfiram nas questões mais importantes do seu dia e te dá fôlego para lidar com o que vier.

Sendo assim, ao planejar o seu dia, não se esqueça dos imprevistos e deixe sempre um tempinho extra para caso eles apareçam.

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5: Estabeleça deadlines

Estabelecer deadlines, ou prazos de entrega/finalização, é uma maneira simples e muito eficiente de se forçar a realizar suas tarefas e evitar a procrastinação. Isso porque, quando você sabe que precisa ter algo pronto até determinada data, fica mais fácil focar e ignorar as distrações.

Como cada um funciona de uma maneira, não é assim para todo mundo. Mas vale a pena testar e ver os efeitos que isso traz para a sua rotina de trabalho e produtividade.

6: Concentre-se no que realmente importa!

Durante a nossa jornada de trabalho, as distrações são inúmeras. Mensagens, redes sociais, TV, barulho no corredor, som da copiadora, tudo roubando a nossa atenção e prejudicando a produtividade.

Saber como ignorar essas distrações e focar naquilo que realmente importa no momento é fundamental para a administração do tempo. Isso pois, além de evitar o desperdício de recursos, ainda te ajuda a realizar as suas tarefas de forma muito mais eficiente e produtiva.

7: Saiba dizer “não” quando necessário

Quando estiver sobrecarregado, sem tempo para dedicar a outras atividades, saiba dizer não e foque no que já está sob sua responsabilidade. Afinal, de nada adianta pegar toda e qualquer tarefa ou projeto que passar pela sua mesa se você não vai conseguir entregá-los. Não é?

Saber dizer não, além de evitar a sobrecarga de trabalho, ainda te ajuda a ser muito mais eficiente e produtivo.

8: Delegue tarefas

Por outro lado, se você perceber que não vai dar conta daquilo que já está na sua lista de afazeres, aprender a delegar algumas tarefas a outras pessoas e a entender que isso não é fugir das responsabilidades também é importante.

Assim, você evita o desgaste com tarefas que podem facilmente ser repassadas e pode focar nas atividades mais importantes para o seu dia.

9: hábitos são cruciais para uma boa administração do tempo

Alguns hábitos acabam com a produtividade enquanto outros têm o potencial de turbiná-la. Quais hábitos você tem que atrapalham a sua rotina? Quais você pode adquirir para deixá-la mais eficiente?

Procure se conhecer e elimine as más práticas. Você vai se surpreender com o tamanho da diferença que isso faz!

10: Comece cedo

Deus ajuda quem cedo madruga? Se você analisar a maioria das pessoas que alcançaram o sucesso, verá que sim. Quem acorda cedo tem mais tempo para se dedicar às suas atividades e projetos, assim como para pensar e traçar estratégias de crescimento.

Além disso, acordar cedo tende a causar efeitos positivos no corpo e mente das pessoas, dando mais ânimo e disposição para enfrentar o dia. De novo, nem para todo mundo é assim, mas vale a pena experimentar!

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