Mais vagas

Contratado! Consiga uma vaga em 3 passos

Fabiana Kampeki
Escrito por Fabiana Kampeki em 24 de junho de 2019
Contratado! Consiga uma vaga em 3 passos
Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Contratado! Imagine receber essa mensagem, dias depois após a entrevista e começar a trabalhar, de forma imediata?

Porém, se você tem encontrado muita dificuldade em passar nas entrevistas, participando constantemente de processos seletivos, mas nada de ser aprovado, este artigo é para você!

Antes que desanime de vez e desista de se candidatar, siga esses 3 passos. Com toda certeza, eles podem ajudar você, nesse jornada! Acompanhe o artigo, até o final.

Contratado para início imediato: como ser destacado entre centenas de candidatos?

contratado
Para você ser contratado, é importante se organizar e se preparar.
Com apenas 3 passos você pode se destacar rapidamente.

Para que você possa ser destacado no meio de uma multidão de candidatos, só é possível, por meio de estratégias eficientes. Mas nada tão complicado ou difícil! Pois é possível ser diferencial, por meio de sua autenticidade, objetividade e simplicidade.

Assim sendo, você só precisa informar com honestidade e ressaltar as que destacam para a função. Isto é, saber transmitir exatamente os dados que o recrutador busca com veracidade, pode tornar você, um candidato muito mais competitivo.

Além disso, se você souber apresentar-se de forma clara, objetiva, em conformidade com os princípios da empresa e necessidades da vaga, provavelmente, há muita chance de aprovação.

Resumidamente, para se destacar e conquistar a vaga, diante de tantos candidatos, é importante se preparar bem.

Prepare-se para entrevista!

1. Transpareça humildade

Mesmo que você não possua a intenção de se exibir durante a entrevista, mas sim, de apresentar seus potenciais e evidenciar qualidades, tome cautela. Pois é importante sim, destacar suas qualidades, porém saber como expressar, pode transmitir impressões bem diferentes.

Então, uma maneira de dosar, é demonstrar qualidades, mas também, se posicionar como alguém que deseja aprender.

2. Evite frases prontas, seja natural

Conforme mencionei no início, ser autêntico destaca candidatos. Então, ao invés de decorar frases de efeito ou tentar impressionar, com uma fala mal encaixada, relate histórias verdadeiras, mas com objetividade. Isto é, seja guiado, pelas informações importantes ao recrutador.

Mesmo que não tenha experiência ou pouca, o recrutador sabe disso. Então, busque comentar sobre experiências pessoais, tais como: trabalho na escola em grupo, cursos, experiências em bicos nos restaurantes etc.

Mas não esqueça, esses relatos precisam girar em torno da entrevista. Em outras palavras, contar sua experiência, deve demonstrar algo positivo, que faz diferenciar você, dos demais, na função que executará.

Por exemplo: fale sobre sua habilidade de comunicação desenvolvida, ao trabalhar no restaurante. Ou então, sua capacidade de organizar e liderar seus grupo na escola, nas tarefas realizadas. Acima de tudo, você deve expressar como foram suas experiências e não apenas, citá-las.

Além disso, não esqueça de associar à função. Por exemplo: se não vai atuar com o público, é mais interessante ressaltar habilidades de liderança em seu grupo escolar, ao invés da comunicação com público, em sua experiência no restaurante.

Descubra como ser contratado em apenas 3 passos!

contratado
Aprenda como ser contratado em apenas 3 passos simples! Leia o artigo completo!

Agora que você já leu as dicas rápidas acima, prepare-se para seguir os 3 passos simples e sair na frente de todos! Antes de mais nada, prepare-se sempre, para ser aprovado. E não apenas para participar de mais um processo.

Passo 1: resiliência

Independente de qualquer pergunta, se você demonstrar resiliência, o recrutador enxergará, possibilidades de considerá-lo ideal, para a função.

Então, uma maneira de expressar sua capacidade de se adaptar e encontrar soluções positivas em momentos negativos, é quando o recrutador procura perguntar, sobre seu ponto fraco. Além disso, uma situação pode ser apresentada e questionada sobre como lidar.

Mas se você estiver seguro de que ter pontos fracos é comum, transparecerá confiança, autoconhecimento e humildade diante de outros.

Entretanto, você pode demonstrar, que embora possua pontos fracos, pode aprimorar, enquanto aproveita para agregar e contornar pontos fortes, por exemplo.

Passo 2: fale sobre você

Enquanto essa pergunta simples pode incomodar muitos, ela pode ser respondida em poucas palavras, de até 1 minuto. Algumas empresas, aplicam entrevista coletiva, que se difere da dinâmica de grupo. Pois como o tempo é limitado, costumam aplicar entrevista rápidas, em massa.

Então, é muito comum que eles peçam para fazer uma breve apresentação. Nesse caso, responda com o máximo de objetividade, de forma que fique claro, sobre sua escolaridade, objetivo e seus resultados em experiências anteriores, que possam agregar à função.

Mas, caso não possua experiência, exemplifique com vivências pessoais, que ressaltam qualidades e habilidades, que contribuam para exercer a função.

Passo 3: quer ser contratado? Vista-se corretamente!

Com toda certeza, este é um assunto, que merece atenção. Pois, muitos seguem todas as dicas, sobre como estruturar um bom currículo, como se candidatar para vagas certas, como se comportar durante a entrevista, mas falham, na forma como se vestem.

Quando estiver em busca de um emprego, planeje e execute ações eficientes, do início ao fim. Em outras palavras, o resultado da aprovação em um processo seletivo, está relacionado ao conjunto.

Sendo assim, não basta se vestir adequadamente e não saber se apresentar ou enviar um currículo cheio de erros, sem organização. Da mesma maneira, pode ser determinante, a forma como se veste, mesmo que tenha atendido a todos os outros requisitos.

Mas, não significa que precisa gastar fortunas com roupa, pois vestir adequadamente, não se limita a qualidade ou preço da roupa. Então, a primeira dica é:

Observe o estilo da empresa

Você pode pesquisar pelo site da empresa e analisar sobre ela. Pois, por meio destas informações, você conhece o estilo da empresa e consegue ter uma ideia, de como as pessoas se vestem no cotidiano. Por exemplo: algumas empresas, adotam um estilo mais informal, permitindo o uso de camiseta e calça jeans, outras, social.

Observe redes sociais da empresa

Por meio das redes sociais, você também consegue confirmar o estilo da empresa. Então, existem empresas, que disponibilizam fotos da equipe, além de outros eventos que acontecem internamente, a comunicação etc. A partir disso, você consegue ter uma ideia, de como as pessoas se vestem.

Por fim, esteja atento à higiene, unhas aparadas e limpas, cabelo limpo, roupas com cores neutras e nada brilhante ou cores fortes.

Inclusive, no caso das mulheres, evite salto alto, maquiagem e perfume forte, brincos grandes, roupas muito decotas, justas ou curtas e cabelo solto caso seja muito comprimido.

Assim como para os homens, evite perfumes fortes, camiseta aberta, botão solto, barra mal feita, manchas na roupa etc.

Sendo assim, o mais importante, não é a marca da roupa que se veste, mas a higiene, as cores, a maneira discreta de se apresentar, demonstrando profissionalismo, seriedade e respeito.

Agora é com você! Neste artigo você aprendeu, como ser destacado no meio de outros candidatos, preparar-se para uma entrevista e os 3 principais passos, para alcançar a etapa da contração! Gostou deste artigo? Então, compartilhe!

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

APRENDA A DEIXAR SEU CURRÍCULO PERFEITO, IMPOSSÍVEL DE SER IGNORADO.