Reportagens

Assistente Administrativo - Profissão versátil e atual!

Assistente Administrativo - Profissão versátil e atual!
Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Assistente Administrativo

O que faz um assistente administrativo? Tem interesse na profissão e acha que ela se encaixa para você? Vem com a gente neste artigo porque te contamos tudo sobre essa profissão versátil. 

Assistente administrativo: o que faz?

 

O assistente administrativo presta assistência na área de gestão das empresas e com foco na administração financeira, nos processos operacionais e também de logística. É ele o profissional responsável pelo controle de receitas e despesas e pelo gerenciamento das tarefas de rotina essenciais ao funcionamento de qualquer organização, como emissão de documentos, atualização de cadastro e atendimento a fornecedores e clientes. 

 

De fato, o que faz um assistente administrativo tem papel fundamental no acompanhamento e controle das rotinas de trabalho das empresas e organizações. Atua muitas vezes como secretário, auxiliando gestores e líderes na condução dos processos operacionais e na interface com demais setores da empresa, como o público externo. Sua especialidade é a gestão administrativa.

Habilidades do assistente administrativo

A função assistente administrativo consiste em atuar em quase todos os setores da empresa. Os mais comuns são:

 

  • Administrativo
  • Departamento pessoal
  • Compras
  • Financeiro
  • Atendimento ao público

 

Normalmente, o assistente administrativo realiza as seguintes tarefas:

  • Lançamentos financeiros
  • Criação e alteração de planilhas
  • Emissão de relatórios de logística, finanças, folha de pagamento, notas fiscais etc.
  • Atendimento de ligações e resposta a e-mails
  • Envio, recebimento e arquivamento de documentos e correspondências
  • Realização de pagamentos de contas
  • Agendamento de atividades e acompanhamento de calendários
  • Contato com fornecedores e prestadores de serviços
  • Escrita e edição de documentos, atas e memorandos

 

Por fim, as atividades podem mudar um pouco de uma empresa para a outra, mas, no geral, são tarefas similares a essas que você realizará como assistente administrativo. Achou que combina com você? Bem legal, né?

Assistente administrativo: Salário

Hoje em dia o salário assistente administrativo é em média de R$ 1.838,00 para uma carga horária de 43 horas semanais e trabalho de segunda a sexta de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto ao CAGED do MTE no período de 02/2019 até 09/2019. Um salário interessante, não é? 

 

Além disso, fora o valor registrado na carteira de trabalho, as empresas costumam oferecer benefícios, como vale-alimentação, vale-transporte e plano de saúde. Inclusive, o mais interessante é que após um tempo de empresa, a tendência é o salário aumentar e o profissional receber promoções.

O que um assistente administrativo precisa saber?

O que é necessário um assistente administrativo conhecer para poder desempenhar as funções exigidas? Para o exercício da profissão é importante que o assistente administrativo desenvolva as seguintes características:

 

  • Capacidade de concentração;
  • Boa administração do tempo;
  • Organização;
  • Autonomia;
  • Dinamismo;
  • Boa comunicação;
  • Bom desempenho para checagem e conferência de informações;

 

Além disso, por lidar muitas vezes com documentos e informações sensíveis, é fundamental que esse profissional demonstre grande senso de responsabilidade e tenha postura ética.

Para que você possa se tornar um assistente administrativo, precisa ter o ensino médio completo. Além disso, as empresas dão preferência aos candidatos que possuem certificado em curso de qualificação em Assistente Administrativo.

 

A tecnologia é realidade nas grandes empresas e vem avançando cada vez mais, ela já faz parte de todas as rotinas administrativas. Dessa forma, é essencial que o candidato tenha conhecimento básico a intermediário de informática.

 

Perfil mais procurado pelas empresas:

  • Jovens com idade entre 18 a 35 anos
  • Ambos os sexos, embora existam mais mulheres na função
  • Ensino médio completo + Curso de qualificação de Assistente Administrativo
  • Facilidade para trabalhar com o computador
  • Pessoas organizadas, proativas, esforçadas e comunicativas têm vantagens.

 

Se você ainda não possui alguma das características ou habilidades demandadas, não desanime, pois você pode se capacitar para desenvolver cada uma delas, ok?

Qualificação com cursos e certificação

Esse profissional é muito importante para qualquer empresa, pois todas elas precisam cumprir suas obrigações administrativas, não importa o segmento. Não só os empregos formais, mas o assistente administrativo também pode trabalhar como freelancer. Pela internet, ele pode oferecer seu serviço para empresas interessadas, principalmente se já tiver experiência na área.

 

Em média, os cursos de capacitação para assistente administrativo têm duração de 240 horas e demandam investimentos variados.

 

Aspectos que o curso abrange:

 

Atendimento ao público: Ensina meios de como sair de situações tidas como “saias justas” de maneira profissional e sem causar embaraços ou constrangimentos.

 

Contabilidade básica: o aluno aprenderá os principais conceitos de contabilidade, livros contábeis, patrimônio, contas, convenções contábeis, custos e despesas, demonstrações financeiras, balanço patrimonial.

 

Qualidade e implantação de 5S: O 5s é uma das ferramentas do pensamento Lean que nos ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias.  Esta metodologia melhora o clima organizacional, a produtividade e consequentemente a motivação dos funcionários e é dividida em 5 palavras de origem japonesa: seiri (senso de utilização), seiton (senso de organização), seiso (senso de limpeza), seiketsu (senso de padronização) e shitsuke (senso de disciplina).

 

Gestão de conflitos – Negociação:  Por meio de conceitos e técnicas, o aluno será capaz de reconhecer o impacto de suas ações e comportamentos nos resultados e relacionamentos obtidos nas negociações, e será preparado para ampliar a base de acordos com qualquer pessoa que interaja no ambiente de trabalho.

 

Excel básico: ensina a planejar e trabalhar com planilhas, criar funções e fórmulas, formatação de células, planilhas inteligentes, gráficos e muito mais.

 

Histórias de sucesso

“O curso é perfeitamente adequado para a profissionalização de quem procura atuar na área, adquirindo um estudo de excelência, um conteúdo único e muito bem explanado, que amplia o conhecimento sobre assistente administrativo, de forma clara e concisa, deixando os formandos aptos ao exercício do trabalho de forma competente e profissional.” (Débora Guedes Ramos)

 

“Só tenho a agradecer ao Trilhas do Sucesso por proporcionar um curso tão completo e abrangente que me preparou adequadamente para o mercado de trabalho na área de assistente administrativo, já pude enriquecer meu currículo e pretendo fazer entrevistas em breve. Obrigada e parabéns aos responsáveis!” (Ana Junqueira)

Onde se profissionalizar

A fim de ampliar ainda mais capacidades que você já tenha e explorar nossas realidades de uma profissão que você deseja atuar. A partir de um investimento de apenas R$ 19,90 por mês, o aluno realiza o curso de Assistente Administrativo e ainda ganha a oportunidade de acessar outros 50 cursos disponíveis na plataforma de ensino, sem pagar nada a mais por isso! Só aqui no Trilhas do Sucesso, contrate nosso curso agora mesmo! 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CADASTRE-SE E PEGUE
O SEU E-BOOK AGORA! É GRÁTIS

Aprenda a deixar seu currículo perfeito. Impossível de ser ignorado.