Todos sabem que a plataforma Moodle é excelente para ter acesso ao ensino a distância, mas será que ela permite a criação de objetos de aprendizagem de forma rápida e prática?
Essa é uma questão importante para todos aqueles que se utilizam desse sistema a fim de conseguir oferecer uma aprendizagem de qualidade sem que ela aconteça de forma presencial. Se não for possível desenvolver bem os adventos referentes dentro dessa plataforma, fica difícil atestar a sua funcionalidade plena.
Bem, a boa notícia é que é sim possível criar objetos de aprendizagem dentro do Moodle, e a seguir nós vamos te explicar o que é necessário fazer para que isso aconteça. Venha conferir e se surpreender!
Entenda o que são os objetos de aprendizagem
Talvez você não saiba, mas os objetos de aprendizagem são usados de forma ampla e contínua dentro da educação presencial, e também acabam sendo buscados na educação a distância (EaD).
É por isso que conseguir tê-los dentro do Moodle é tão importante, porque se tratam de ferramentas fundamentais para o ensino e para a aprendizagem como um todo.
Não dá para simplesmente os conhecer, porque é necessário ir além e saber como aplicá-los em situações de ensino, e, claro, como produzi-los para que os alunos consigam atingir uma situação de aprendizagem dentro do esperado.
Agora, uma coisa que talvez você não saiba é que há uma forma clara de definir o termo “objeto de aprendizagem”. Vamos à definição: trata-se, na base, de um recurso digital, que podemos utilizar e reutilizar para que ele nos dê suporte para o ensino.
A ideia é que esses adventos sejam capazes de quebrar o conteúdo educacional em pedaços bem pequenos de aprendizagem, que possam ser melhor digeridos pelos estudantes, nutrindo-os com mais conhecimento.
Podemos dizer que os objetos de aprendizagem são, na prática, uma série de instruções programadas, que ajudam a reunir informações em formatos variados que vão desde texto, passando por hipertexto, imagem, vídeo e som, e terminando em animações gráficas.
A sua finalidade é sempre educar de maneira previamente definida. Para chegar a esse intento, é importante que eles sejam instigantes, atraentes e interessantes ao público a que se destinam, que são os alunos.
Vale lembrar que eles, de modo geral, serão feitos em formato de página da web, e o objetivo disso é simples: permitir que, desse modo, todos acessem e utilizem simultaneamente o conteúdo, valendo para estudantes e professores, independentemente do lugar do mundo onde estejam!
Compreenda a extensão dos objetos de aprendizagem
Existem objetos de aprendizagem sendo produzidos hoje por equipes educacionais espalhadas por todos os cantos do mundo, incluindo o Brasil, e isso vale tanto para as equipes privadas quanto públicas, adequando-se também às possibilidades da educação infantil e chegando até o ensino superior.
Isso significa, na prática, que esse conceito espalha-se por todas as etapas da educação: funciona entre as formas de ensino mais carentes até as mais abastadas, contemplando um enorme grupo de alunos e de profissionais da área, que se beneficiam desses métodos de maneira profunda e bastante sincera.
É claro que existem ainda formas de educação que não se aproveitam desses métodos, mas a verdade é que só tem a ganhar quem o utiliza no seu dia a dia e consegue fazer com que os estudantes evoluam mais a partir de adventos que se integram e se combinam para uma quantidade enorme de pessoas e de público.
Saiba mais sobre o desenvolvimento do objeto de aprendizagem
Compreender de forma mais profunda o desenvolvimento de objetos de aprendizagem vai permitir que você se ocupe dos seus próprios. Vamos, então, às explicações sobre como todo esse processo ocorre:
- Na web hoje existem vários objetos desse tipo que já estão disponíveis, mas isso não faz com que deixe de existir a necessidade de se criar novos.
- As características técnicas e pedagógicas mesclam-se no desenvolvimento dessas ferramentas, o que faz com que tudo seja muito desafiador.
- O detentor do conteúdo pedagógico é normalmente um profissional da educação, mas nem sempre é esse indivíduo que tem o conhecimento técnico para o desenvolvimento dos objetos em questão de forma avançada.
- Para fazer com que o desenvolvimento de novos objetos de aprendizagem aconteça, é necessário, portanto, lançar novas metodologias de desenvolvimento que sejam mais específicas para esse tipo de abordagem, e elas devem funcionar tanto para quem detém o conteúdo a ser passado quanto para quem possui o conhecimento técnico para desenvolver esses elementos.
- Nos últimos tempos, aliás, a metodologia interna vem sendo fortemente usada para o desenvolvimento desses objetos, sendo abraçada por vários técnicos do meio e por profissionais de educação envolvidos nessa área, que se interessam pelos seus movimentos e por suas diversas possibilidades.
A importância dos objetos de aprendizagem no meio educacional
Seja para o Moodle, seja para outras plataformas, uma coisa é fato: nunca foi tão importante contar com objetos de aprendizagem para apoiar o ensino em todo o mundo.
Essas ferramentas trazem praticidade e facilidade para quem quer aprender e se desenvolver em alguma área, permitindo que a aprendizagem ocorra com muito mais rapidez, a partir de uma assimilação de conteúdo bem mais rápida e muito mais prática do que você poderia imaginar. É uma forma de conseguir ir além no seu caminho para o ensino, com facilidades e menos obstáculos.
É óbvio que nem todos os objetos desse tipo vão ser funcionais em todos os graus, mas a verdade é que a maioria deles integra-se bem à nossa realidade atual, em que aprender é cada vez mais complicado quando somos o tempo todo bombardeados por tantos estímulos, e a ajuda de dispositivos que facilitem o processo é sempre muito bem-vinda!
Assim sendo, não deixe de desenvolver os seus objetos de aprendizagem não só para o Moodle, mas para qualquer plataforma de ensino com a qual você deseje trabalhar. Aliás, para melhorar ainda mais a sua atuação nesse sistema, leia aqui mais textos a respeito e aproveite tudo que ele pode te oferecer de bom!