O monitoramento do desempenho dos alunos do EAD é uma tarefa fundamental para o ensino aprendizagem. Além disso, é uma ferramenta poderosa para evitar o índice de evasão.
A utilização de uma boa plataforma LMS irá ajudar gestores e professores de forma automatizada a realizarem um bom monitoramento deste desempenho.
Atualmente, 5,3% das instituições não monitoram seus alunos, 18,4% monitoram mensalmente e 31,6% semanalmente.
Saiba como fazer o monitoramento EAD
Verificar o engajamento do aluno
Fazer a verificação do engajamento do aluno nos meios de comunicação e atividades do curso, como número de acessos, realização de exercícios, desempenho em avaliações, envio de mensagens e dúvidas
Conferir o número de acessos em plataforma EAD
Se o número de acessos em determinadas disciplinas ou de determinados alunos diminui, isso pode ser um indicador de que é necessário fazer algumas mudanças no curso, na metodologia, ou até mesmo de verificar o que está ocorrendo com o processo de aprendizado da turma envolvida. Por outro lado, um número alto de acessos indica maior participação no curso e melhores resultados
Exercícios realizados no curso
Outra forma de fazer o monitoramento EAD é com exercícios. Ao pedir que alunos realizem exercícios com regularidade, ainda que eles não sejam avaliados por meio de nota, é possível que o professor verifique com precisão como anda o aprendizado na plataforma EAD.
Chat e discussões online para monitoramento EAD
Essas ferramentas servem para a turma discutir os temas mais pertinentes da disciplina, postar questionamentos e outras informações. A participação do aluno nas discussões pode ser um bom meio de monitoramento do EAD.
Solução para monitamento EAD
Nós podemos te ajudar como monitoramento EAD! A plataforma EADFlex conta com dashboards para tomada de decisão, gamificação dos conteúdos, relatórios e principalmente, ações de envio de mensagens automatizadas aos alunos para que concluam seus estudos.
Quer saber mais sobre a EADFlex? Clique aqui e agende um horário com um dos nossos especialistas.