Mais Entrevistas

Como mostrar liderança na entrevista de emprego

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Você sabia que demonstrar liderança durante a entrevista de emprego aumenta, e muito, as suas chances de conquistar a vaga? O perfil de líder é hoje um dos mais cobiçados pelos recrutadores e saber como transmitir uma imagem de liderança te ajuda a se destacar da concorrência, aumentando substancialmente as suas chances de sucesso.

E isso vale não apenas para os cargos de chefia, mas para praticamente qualquer posição dentro de uma empresa atualmente, já que características e competências relacionadas à liderança estão se tornando uma exigência cada vez maior no mercado. 

Mas, por que é importante demonstrar liderança em uma entrevista de emprego?

O perfil de um líder é um dos mais cobiçados nos profissionais e procurados por recrutadores em praticamente todas as áreas e profissões; e isso não só para os postos de chefia, mas também para quase todos os cargos e posições dentro de uma empresa, inclusive aqueles que não necessariamente envolvem ou exigem características de liderança.

E isso acontece porque as qualidades e características geralmente presentes num perfil de liderança, como uma boa comunicação, capacidade de trabalhar em equipe e habilidades interpessoais, causam um impacto enorme em qualquer projeto ou função e costumam estar associadas a profissionais mais competentes e de melhores resultados.

Além disso, as transformações nas profissões, que estão evoluindo cada vez mais rápido; e no próprio ambiente de trabalho, cada vez mais diversificado e dinâmico; tem aumentado a necessidade de habilidades e qualidades de liderança para praticamente todos os profissionais, independente do cargo ou função.

Assim, quem consegue demonstrar numa entrevista que possui essas qualidades ganha muitos pontos com o recrutador e também consegue se destacar da concorrência. Pois consegue apresentar, além das qualificações e experiência exigidas para vaga, um perfil atrativo, com características importantíssimas para o ambiente de trabalho atual.

4 dicas para mostrar liderança na sua entrevista

Demonstrar liderança em uma entrevista não é uma tarefa fácil e envolve uma série de aspectos que precisam ser muito bem trabalhados pelo profissional. Principalmente para os cargos mais baixos, nas quais não há uma oportunidade explícita de falar sobre a sua capacidade de liderar.

Assim, especialmente quando não há cursos/treinamentos específicos no currículo ou experiência comprovada, é preciso utilizar de outros meios e recursos para abordar o tema e expor ao recrutador que você tem o perfil e as características de um líder.

A boa notícia é que há diversas atitudes que podem ser tomadas para expor isso e você confere quais em 5 dicas que vão te ajudar muito a alcançar esse objetivo. Confira abaixo:

Relate experiências de liderança já vividas

Mesmo que nunca tenha ocupado um cargo de liderança antes, provavelmente você já passou por experiências que exigiram essa capacidade na sua vida. Por exemplo, em trabalhos e projetos acadêmicos, situações de conflito na sua vida pessoal e profissional, e projetos pessoais.

E essas são experiências que podem e devem ser utilizadas para mostrar ao recrutador a sua aptidão para liderar. Logo, não deixe de aproveitar momentos oportunos da entrevista para relatar como você enfrentou as situações e se destacou como um líder.

Além disso, se você já desempenhou funções de liderança informal no trabalho, como na coordenação de atividades, projetos e equipes; ou costumava ser uma referência para os colegas, dando conselhos e sendo consultado; você também tem muita experiência para contar e deve utilizá-las para demonstrar ao recrutador que você tem perfil de líder.

Mostre que consegue solucionar problemas e situações de conflito

A capacidade de solucionar problemas e situações de conflito é uma característica inerente ao perfil de um bom líder e demonstrar que você tem essa capacidade durante a entrevista pode render muitos pontos com o recrutador e mostrá-lo que você tem habilidades e competências de liderança.

Então, se você já superou muitos obstáculos e adversidades na sua vida pessoal e profissional, foi um bom solucionador de problemas durante a carreira e tem aptidão para gerenciar conflitos, não deixe de falar sobre isso com o recrutador.

É importante não só conversar sobre, mas também trazer o máximo de exemplos possível. Exemplos estes que mostrem na prática como você lida com impasses e gerencia divergências.

Comporte-se como um líder

Durante uma entrevista, a sua personalidade e o seu comportamento estão sendo minuciosamente avaliados pelo recrutador. Portanto, é importante que você consiga transmitir, através das suas atitudes, porte e comunicação, a imagem e as características de um verdadeiro líder.

Para isso, atentar a sua linguagem corporal é um cuidado essencial; assim como buscar manter um bom contato visual e vestir-se de acordo com a vaga e a empresa, sempre procurando passar uma imagem de liderança.

A comunicação também desempenha um papel fundamental aqui e você deve procurar passar todas as informações da forma mais clara, objetiva e eficiente. Lembre-se de tomar muito cuidado com o tom de voz, gírias e expressões!

Além disso, é essencial que você consiga captar a atenção do recrutador e fisgar o seu interesse para o que você tem a dizer. Então, procure contar as suas histórias e experiências de forma cativante e de fácil compreensão. Não encha linguiça, mas também não deixe detalhes importantes de fora.

Cuidado com o discurso e contradições

As suas experiências são um recurso indispensável para que você consiga demonstrar liderança durante uma entrevista de emprego, mas os seus relatos devem ser feitos de forma honesta e verdadeira.

O seu discurso deve combinar com o seu currículo, comportamento e trajetória profissional, sendo importante não exagerar e jamais falar sobre experiências que você realmente não viveu ou inventar histórias.

A dica aqui é ser o mais transparente e sincero possível, não apresentar contradições e, inclusive, destacar as competências que você não tem no momento, mas que tem interesse e vontade de aprender.

Gostou do que viu? Então agora assine o Trilhas e tenha muito mais oportunidades: são mais de 2.000 horas de conteúdo para você se qualificar em até 18 profissões e ter mais chances no mercado de trabalho. Tudo por um preço que cabe no seu bolso! Conheça: https://trilhasdosucesso.com.br/




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *