Alunos com deficiência estão cada vez mais presentes no ensino superior, segundo do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Enquanto as matrículas gerais cresceram 7% nos últimos cinco anos, as matrículas de estudantes com necessidades especiais subiram 27%. Por isso, nesse artigo vamos dar algumas dicas sobre como promover a acessibilidade no EAD.
Promovendo a acessibilidade no EAD
Para promover a acessibilidade no ensino superior, se faz necessário o uso de tecnologias adequadas, capacitação contínua de professores, acolhimento dos estudantes e alinhamento pedagógico.
O primeiro passo é a escuta. Os núcleos de acolhimento funcionam para mapear os alunos com deficiência e escutá-los desde o momento da matrícula, identificando necessidades individuais.
Outro ponto importante diz respeito ao treinamento de professores. As capacitações, assim como outras ações de acessibilidade, devem trabalhar a partir do conceito de design universal de aprendizagem.
No online, algumas medidas podem ser tomadas para promover a acessibilidade. São elas:
Audiodescrição em materiais audiovisuais;
Audiodescrição em imagens estáticas de materiais didáticos, como quadros, tabelas, figuras, gráficos, infográficos, entre outros;
Interpretação em Libras em materiais audiovisuais;
Legenda para Surdos e Ensurdecidos – legenda específica para pessoas surdas, diferente daquela utilizada por ouvintes;
Gravação das aulas síncronas para que alunos com deficiência intelectual possam assistir novamente;
Adaptar avaliações considerando as necessidades individuais dos estudantes.
Comece hoje mesmo a implementar essas medidas e promova a acessibilidade no EAD. Gostou do conteúdo? Nos acompanhe também nas redes sociais.
Precisa de uma plataforma de cursos e está em dúvidas?
Você chegou ao lugar certo! O crescimento do ensino a distância trouxe uma revolução na forma de ensinar e aprender. Com isto, é importante que a sua instituição tenha um ambiente confiável, escalável e que atenda a todos os requisitos pedagógicos. Explore o potencial da plataforma EADFlex e mantenha seus alunos, gestores e professores sempre ativos.