Mais Entrevistas

Entrevista de emprego: 2 dicas valiosas para se vestir

Fabiana Kampeki
Escrito por Fabiana Kampeki em 10 de junho de 2019
Entrevista de emprego: 2 dicas valiosas para se vestir
Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

A entrevista de emprego é uma porta decisiva para conquistar aquela vaga. Mas muitos candidatos ficam na dúvida, sobre qual a roupa mais adequada vestir.

Então, como se preparar para evitar qualquer efeito negativo, principalmente na forma de vestir? É sobre esse tema, que será abordado nesse artigo. Acompanhe a leitura e aprenda a forma adequada de se vestir e se apresentar.

Entrevista de emprego: por que se vestir adequadamente é importante?

Entrevista-de-emprego
Entrevista de emprego: vestir-se bem e cuidar da aparência, não significa gastar dinheiro com roupas caras ou salão de beleza. Bom senso e higiene vale muito mais nesse momento.

A entrevista de emprego resulta em sucesso, quando entendemos que ela é formada por diversas informações coletadas pelo recrutador. Mas como assim?

Quando o recrutador recebe seu currículo e te convoca para uma entrevista, ele coleta informações sobre o que está sendo dito. Além disso, ele compara com as informações contidas no currículo e nos detalhes de seu comportamento e forma de se vestir.

Além disso, saiba que a forma de se vestir é muito observada durante o processo seletivo, podendo ser decisivo na sua desclassificação. Então, causar uma boa impressão no primeiro contato presencial, é fundamental.

Contudo, isso não significa que precisa gastar fortunas com roupas caras, mas sim, ficar atento ao estilo de roupa, à cultura da empresa e principalmente à higiene.

Por fim, saiba que cuidar da aparência é tão importante quanto o perfil profissional, a forma organizada como comunica suas experiências e seu currículo bem estruturado. Portanto, não descarte esse detalhe e prepare-se antecipadamente para a entrevista.

Saiba o que mudou na forma de vestir, nos tempos atuais

Antigamente, quando alguém participava de uma entrevista de emprego, era muito comum o uso da roupa social padronizada. Então, homens vestiam terno e gravata e mulher tailleur. Atualmente, ainda é comum esta prática, entretanto, houve mudanças que é importante você anotar.

Enquanto algumas empresas exigem as tradicionais roupas sociais, as novas startups e até mesmo empresas de grande porte, apostam em um estilo mais informal. Inclusive, algumas delas permitem o uso de camiseta e calça jeans.

Por isso, é importante elaborar e seguir um bom planejamento antes da entrevista. Dessa forma, terá sucesso em todas as partes que compõem o processo seletivo. Mas uma dica importante é visitar o site da empresa ou verificar o ramo de atuação, pois com base em alguns dados a empresa, você consegue definir o estilo de roupa associado à empresa.

Por exemplo: se o ambiente de trabalho utiliza calça jeans, você pode se adequar ao estilo, no dia da entrevista. Porém na dúvida, é recomendado o uso de um social básico.

Dicas de como se vestir para a entrevista

Entrevista-de-emprego
Sua forma de se vestir na entrevista de emprego retrata sua personalidade e perfil profissional.

1. Sua roupa deve chamar menos atenção possível

Quando o assunto é vestir-se para uma entrevista de emprego é importante escolher as roupas mais discretas. Pois seu objetivo, é chamar atenção do recrutador pelo seu profissional, e fatores que agregam à empresa e sua função.

Isto é, a aparência é muito importante, quando está de acordo com os critérios da vaga. Por exemplo: vestir-se bem está relacionado ao ambiente e à sua personalidade.

Então, em um cenário profissional, evite usar roupas que não estejam relacionadas à esse ambiente. Por exemplo: para as mulheres, roupas muito chamativas, com cores fortes, brilhantes, decote, saias curtas, salto alto, excesso de maquiagem não são apropriadas.

Bem como, o uso de camisa aberta, calça sem ajuste na barra, camisas transparentes, cores fortes para os homens. Além disso, para ambos os sexos, é importante considerar a higiene pessoal, tais como: cabelos bem cuidado, unhas curtas e limpas, roupas sem manchas e exagero no perfume.

Em outras palavras, não significa que é preciso comprar uma roupa nova, caso não possua. Mas tente fazer reparos no botão solto, na barra da calça, fazer a barba, aparar o cabelo.

Da mesma forma, as mulheres não precisam gastar com salão de beleza. Mas podem optar, por fazer um penteado que mantém os cabelos presos, escondendo as falhas de tintura, falta de corte e desidratação. Por exemplo: coque ou trança embutida, além de elegante, transparece seriedade e uma aparência mais profissional.

Lista recomenda para entrevista de emprego

  • Prefira roupas de cores neutras, como: branco, preto, azul, cinza, bege, creme.
  • Opte por sapatos de cores escuras e no caso das mulheres, sem salto.
  • Calça social com camisa, terno, blazer ou tailleur.
  • Dependendo do estilo da empresa, pode usar camisa com calça jeans escura ou camiseta, porém sempre cores neutras.

Por fim, o objetivo não é tirar a atenção do recrutador, mas sim mantê-lo centrado na entrevista, com o objetivo de conhecer suas habilidades profissionais, e identificar potenciais que te qualificam para ser contratado.

2. Como vender bem a sua imagem profissional na entrevista de emprego?

Da mesma maneira que compramos um produto e não de outro, pela embalagem, o mesmo acontece numa entrevista de emprego. Embora a apresentação profissional seja muito importante, o currículo e a aparência também são relevantes e determinantes na hora da decisão final.

Então, imagine que você é um vendedor ou um publicitário que precisa criar uma campanha, para vender um serviço ou produto. Quando você cria um anúncio, por exemplo, o que mais chama atenção?

Talvez um texto inteligente, com cores, imagens ordenadas de forma harmoniosa, tornando atraente, não é? Ou você optaria por um texto pouco interessante, disponibilizado em um layout todo branco, sem imagens, sem cores e nada dinâmico?

Assim sendo, vestir-se é uma maneira eficiente de apresentar sua personalidade, em sintonia com suas habilidades profissionais, que pode se tornar um diferencial competitivo, no momento de escolher entre um e outro candidato.

Mas novamente, devo ressaltar que não é necessário usar nada chamativo, mas algo que tenha a ver realmente, com sua personalidade. Pois é uma forma de reforçar sua apresentação e evidenciar características que se adequam à vaga ofertada.

Mantenha o humor

Por fim, é importante considerar também seu humor, mas nada exagerado. Isto é, você não precisa ser engraçado, cantar, sorrir demais e deixar a sua personalidade de lado. Entretanto, o bom astral pode ser transmitido por meio da própria expressão fácil e reações comportamentais.

Em outras palavras, uma pessoa pode ser introvertida, mas internamente segura e motivada do início ao fim da entrevista. Em contrapartida, alguns candidatos podem ser alegres, alto astral mas logo de abaterem durante a entrevista.

Mesmo que alguma situação possa sinalizar que não foi bem durante a entrevista, mantenha sempre seu bom astral. Pois os recrutadores observam pequenos detalhes, como esses também.

Agora que você aprendeu nesse artigo, sobre a importância de se vestir adequadamente e como escolher a roupa certa, que tal incluir essa lista no seu planejamento, para a próxima entrevista? Compartilhe esse conteúdo e ajude outras pessoas.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

APRENDA A DEIXAR SEU CURRÍCULO PERFEITO, IMPOSSÍVEL DE SER IGNORADO.