Saiba a diferença entre comunicação síncrona e assíncrona, suas especificações e porque são importantes e fundamentais para uma empresa.
Para instituições, pequenos detalhes fazem muita diferença, independente do ramo em que está.
Saiba o que significa os termos comunicação síncrona e assíncrona e porque são importantes:
Quando você precisa conversar com alguém em tempo real, você manda um e-mail ou prefere realizar uma ligação ou mandar um whatsapp?
Ou seja, basicamente, a diferença da comunicação síncrona ou assíncrona é se a pessoa estará recebendo a informação em tempo real.
Em um curso online, por exemplo.
Quando tem um material que você pode acessar a qualquer momento, como um ebook, assistir uma video aula, ou participar de um fórum, esta é uma comunicação assíncrona.
Contudo, se você precisa participar de uma webinário com o tutor ou participar de um chat com a turma, este é um exemplo de comunicação síncrona.
Essas comunicações são fundamentais para o engajamento e absorção do conteúdo.
O avanço da tecnologia contribuiu muito para que cada vez os meios de comunicação melhorassem com várias opções sem investimentos.
Resumindo. – comunicação síncrona e assíncrona
- Síncrona: São realizadas em tempo real e com duas ou mais pessoas, e é um meio de comunicação que deve ser estudado e planejado com cuidado.
- Assíncrona: Pode acontecer em tempos e lugares diferentes, movida pela evolução da tecnologia e com o passar dos anos vem ganhando espaço na educação.
As características podem fazer total diferença.
As comunicações são usadas diariamente e atingem milhares de pessoas.
Por isso é tão importante saber qual se aplica melhor às necessidades de um curso online.
E você?
Já pensou em qual tipo de comunicação vai utilizar no seu curso?
Essa é a série EAD de A a Z – O dicionário de educação a distância.
Nos siga para saber mais. Veja nosso conteúdo.