Reportagens

Cuidador de crianças: Saiba aqui como se tornar cuidador infantil

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

cuidador-de-criancas

Dar banho, comida, trocar fralda, colocar para dormir – o cuidador de crianças encontra vários outros desafios. Confira quais são eles!

Corre para lá, corre para cá, responsabilidade, afeto e muita dedicação! Quem já cuidou de uma criança sabe: não é simples e dá trabalho. Haja pique e boa vontade para acompanhar o ritmo dos pequenos e dar conta de tantas necessidades.

Mas e quando essa tarefa vira profissão? Conheça aqui algumas atribuições dessa carreira, as características do mercado e saiba o que é preciso para se tornar um ótimo profissional.

As funções de um cuidador de crianças

Muito além de dar banho, comida, trocar fralda, colocar para dormir e acompanhar as brincadeiras – tarefas básicas do cotidiano de uma criança, esse profissional exerce muitos outros desafios. Isso porque, durante esses momentos corriqueiros, ele observa e estimula o bem-estar geral da criança, sempre respeitando cada fase de crescimento.

O profissional deve estar preparado para o cuidado com a criança, o que contribui para o desenvolvimento pleno, saudável e equilibrado do pequeno, sem perder de vista a essência da infância.

Como se preparar para ser um cuidador de crianças?

Apenas disposição não basta! É preciso atuar com a seriedade que a função exige. Além de fazer um curso de cuidador infantil, também é aconselhável buscar formação em áreas correlatas para ter noções de contação de histórias, musicalização infantil, animação de eventos, oficinas de arte e até as relacionadas à saúde – cuidados básicos, aleitamento materno e alimentação infantil. Assim, o profissional se capacita cada vez mais, se tornando mais atrativo para o mercado.

Onde encontrar vagas de emprego?

– Escolas, para atuar como berçarista;

– Agências, que reúnem profissionais para trabalhar em residências ou como recreacionista em shoppings e buffets, por exemplo.

Nesses casos, é comum que o modelo de trabalho seja o regime CLT.

São inúmeras as possibilidades nesse mercado, não é mesmo? Se você gostou de aprender mais sobre esse universo, inspire-se, busque formação e construa sua carreira!  Boa sorte!

Saiba mais aqui




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *