Curriculum memorável

Curriculum: como montar de forma profissional

Fabiana Kampeki
Escrito por Fabiana Kampeki em 7 de junho de 2019
Curriculum: como montar de forma profissional
Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Curriculum ou currículo é seu cartão de visita para a empresa contratante. Portanto, é importante saber montar corretamente, para evitar ser excluído do processo seletivo, logo nos primeiros segundos de análise do recrutador.

Aprenda neste artigo, como montar um bom curriculum de maneira simples e prática. Descubra também, como o objetivo definido de forma errada, pode eliminar instantaneamente a chance de você participar de uma entrevista.

Curriculum: por que é importante aprender a estruturá-lo

curriculum
Seu desafio é vencer a primeira etapa: conquistar o recrutador pelo curriculum. Aprenda como estruturar seu curriculum e atraia o olhar do recrutador!

Curriculum é uma das etapas principais que todo candidato deve tratar com cuidado, pois revela muito sobre seu perfil e a importância que atribui à sua carreira profissional. Primeiramente, deve compreender por que saber estruturar um curriculum é a principal tarefa que precisa aprender.

Por que aprender a estruturar?

Estruturar, significar organizar com clareza e seguir uma lógica. Significa que deve ser simples, objetivo e com informações relevantes. Além disso, deve ter precisão e alinhada às necessidades da vaga e da empresa.

Isso não significa que deve atender integralmente todas as exigências descritas, mas precisa ter sintonia com o título e descrição da vaga.

Para quem tem experiência profissional

Um erro comum que muitos candidatos cometem ao incluir as experiências, está nas lacunas muito distantes, entre uma e outra experiência, ou não disponibilizá-las em uma ordem cronológica.

Outro fator importante a ser ressaltado é quantidade experiências desnecessárias, inclusas no curriculum. O recomendado é descrever as três últimas experiências na área.

Com um curriculum bem estruturado, informações disponibilizadas de forma organizada, transparecerá clareza nos pensamentos e portanto, interessante convocá-lo para uma entrevista.

Para quem está em busca do primeiro emprego

Mas se você não possui experiência profissional, saiba que o importante é ser sincero. Pois a falta de experiência, não significa que o candidato é menos valioso do que aquele que possui.

Embora muitos possam se sentir inseguros diante de outros candidatos, saiba que o recrutador considera outros fatores, como a precisão, organização e comprometido com suas escolhas profissionais.

Evite esses erros comuns

Mas um dos erros que podem atrapalhar é justamente querer o encher o currículo de informações desnecessárias. A fim de adquirir alguma experiência, você pode participar de alguns trabalhos voluntários ou relatar estágios realizados no curso que está estudando.

Outro ponto importante é evitar formato diferente de currículo, ou incluir um e-mail pessoal com nome estranho. Por exemplo: currículos com fonte de letra difícil de ler ou com um layout totalmente fora do padrão, pode gerar dificuldade de leitura.

Em relação ao e-mail, caso ele seja muito pessoal como: paulo.sufista.legal@provedordoemail.com, substitua criando um novo mais profissional com nomenclatura mais neutra, como: paulo.contato@provedordoemail.com

Definir errado o objetivo para curriculum pode eliminá-lo imediatamente do processo seletivo

curriculum
Seu curriculum pode ser ignorado, por ter errado na descrição do objetivo, a primeira informação que o recrutador procura. Você não quer isso, certo?

O objetivo para curriculum, pode ser determinante no momento da seleção dos candidatos para a etapa seguinte. Conforme mencionado anteriormente, a vaga e o objetivo devem estar em sintonia.

Além de considerar também, a descrição alinhada com o conteúdo de suas experiências.

Quando você definir o objetivo de seu curriculum, não deve incluir mais que um, pois o recrutador pode entender que você tem dúvidas sobre a própria escolha profissional. Então, descreva da seguinte maneira:

  • Analista de RH Jr.
  • Analista de Desenvolvimento Organizacional Pleno
  • Estágio de RH

Decorrente de muitas atividades em paralelo e inúmeros e-mails com curriculum de candidatos, o recrutador possui um prazo limitado para efetuar o fechamento das vagas e finalizar a contratação.

Por essa razão, nem sempre é possível verificar minuciosamente cada curriculum, mas o recrutador deve ser ágil na triagem e seleção dos candidatos que devem ser escolhidos para a entrevista.

Considerando esse fator, com inúmeros currículos, o objetivo é um dos principais pontos analisado e determinado para descartar ou considerar. Já a próxima etapa é uma análise mais detalhada.

A seguir, será apresentada passo a passo, de maneira organizada e ordenada como montar seu curriculum.

Aprenda passo a passo como montar um bom curriculum

Aprender a montar um curriculum é simples e prático de fazer. Considerando que agora você já definiu seu objetivo com clareza e escolheu a vaga que deseja se candidatar, é momento da elaboração.
Inclua as informações abaixo, na ordem e salve em documento PDF:

  • Dados Pessoais deve conter: nome completo, idade, estado civil, localidade, telefone e e-mail.
  • Objetivo: conforme mencionado, deve ser claro e conter apenas uma única informação.
  • Formação Acadêmica: em ordem decrescente, disponibilize o nome da instituição, curso, data de início e conclusão. Mas sempre considere informar apenas o que é relevante para a vaga.
  • Idiomas: disponibilize o nível de cada idioma com informações verdadeiras.
  • Informática: disponibilize esse campo, se for necessário para a vaga, não deixe de inserir dados como nível de conhecimento e as ferramentas.
  • Experiência Profissional: incluir na ordem decrescente, nome da empresa, cargo e período trabalhado. Descreva de maneira objetiva, informações que sejam relevantes para a vaga. Quanto mais objetivo e assertivo, melhor.

Detalhes importantes que precisa ficar atento ao elaborar um curriculum

Foto

Não deve ser inserido fotos, a menos que eles sejam exigidos pela vaga, devendo ser disponibilizados de forma profissional e de boa qualidade sempre.

Formato simples

Evite criar curriculum com fontes diferentes ou layout colorido e fora do padrão. Quanto mais simples for, melhor. Pois qualquer detalhe que dificulte a leitura do recrutador, poderá ser automaticamente excluído.

Mesmo que sua área seja voltada para o lado mais criativo, como designer, o portfólio é o complemento ideal para apresentar suas habilidades.

  • Título: não é necessário incluir o título curriculum vitae no topo.
  • Detalhes em excesso: não é necessário colocar complemento do endereço, como número da casa, apartamento, etc. Também não é necessário inserir CPF ou RG, apenas informações simples devem ser disponibilizados.
  • E-mail: deve ser neutro, contendo seu nome ou profissional, como: seunome.contato@gmail.com ou seunomecompleto@gmail.com
  • Recado: caso não possua um telefone no momento, deixe um de recado e especifique com clareza. Além disso, deixe informado sempre um e-mail como alternativa de contato.
  • Número de páginas: curriculum com mais de duas páginas é desnecessário, procure incluir apenas informações que estejam relacionadas à vaga.

    A menos que você tenha trocado de emprego diversas vezes, ao longo do ano é importante considerar incluir as últimas experiências.

Não minta

Jamais minta sobre suas experiências ou conhecimento no curriculum, pois as informações são checadas e algumas confirmadas presencialmente, como o idioma e testes aplicados na prática, referente as ferramentas descritas, de acordo com o nível.

Por exemplo: na área de tecnologia, é comum a realização de testes para analisar às experiências descritas.

Você aprendeu neste artigo, como montar um bom curriculum profissional passo a passo, como definir o objetivo, a importância de estruturar um curriculum e os principais detalhes que deve ficar atento na hora de criar o seu!

Agora é a hora de você planejar na prática e se destacar no mercado! Se este artigo foi útil para você, compartilhe!

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

APRENDA A DEIXAR SEU CURRÍCULO PERFEITO, IMPOSSÍVEL DE SER IGNORADO.