Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Create

Curso em vídeo: tudo o que você precisa saber

Curso em vídeo: tudo o que você precisa saber
JUNTE-SE A MAIS DE 200 MIL PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos! E gratuitos.

Ensinar um conceito ou processo por meio de um curso em vídeo é um dos tipos mais valiosos de conteúdo on-line. Ele é fácil de se organizar e eficaz para o seu público aprender uma nova habilidade.

Os cursos em vídeo certamente atrairão novos seguidores e os convencerão de que você fala sério ao fornecer a eles o melhor conteúdo possível.

Criar um tutorial em vídeo de qualidade não precisa ser difícil. Na verdade, é possível desenvolver um tutorial adequado em 10 minutos, sem necessidade de edição de vídeo. Saiba mais sobre o assunto!

Conheça o material de seu curso em vídeo

O primeiro passo para fazer um bom curso em vídeo é conhecer todos os meandros do assunto que você está ensinando. Se você ainda não for um especialista no assunto, provavelmente deve executá-lo algumas vezes para se tornar o mais conhecedor dele possível.

Também é uma boa ideia procurar sobre o assunto em fóruns eblogs para ver quais problemas as pessoas estão tendo normalmente e os tipos de perguntas que elas estão fazendo.

Escreva um script para seu curso em vídeo

Não é recomendado escrever todo o roteiro do seu curso em vídeo, porque é melhor parecer natural (isso é chamado de entrega extemporânea).

Porém, ter alguns pontos-chave à sua frente em um pedaço de papel ou dispositivo eletrônico pode ajudar a garantir que você não perca nada importante ao montar suas aulas.

Crie um ambiente limpo

Lembre-se de que, se você estiver gravando a tela do computador, pode incluir a gravação do plano de fundo da sua área de trabalho, programas em execução, janelas do navegador abertas, seus favoritos e muito mais.

Antes de pressionar a tecla de gravar, verifique se a tela do seu computador parece profissional e se não mostrará nenhuma informação excessivamente pessoal.

Gravação de áudio

No seu curso em vídeo, o áudio é um ponto muito importante e que pode fazer toda a diferença na forma com que seus alunos recebem a informação passada.

O microfone certo

Com algumas ferramentas, você pode gravar sua voz pelo microfone do seu computador simultaneamente.

Em microfones de menor qualidade, a qualidade do áudio pode ser fina e cheia de estática. Porém, se você falar alto e claramente, seu áudio provavelmente ficará bom.

Busque um ambiente acústico otimizado

Desligue todos os ventiladores, aquecedores ou outros dispositivos que produzam ruído ambiente.

Também procure por paredes planas e descobertas e pisos de madeira que possam criar ecos duros e reverberantes.

Se a sala em que você está produzindo faz muitos ruídos, você pode cobrir o chão com tapetes ou colocar travesseiros ou edredons nos cantos.

O som do silêncio

Depois que você terminar de gravar sua voz ao longo do vídeo, grave cerca de 30 segundos de silêncio.

Quando você estiver editando o vídeo mais tarde, talvez seja necessário separar partes da narração, e você pode usar esse “ruído branco” (som do silêncio) para preencher as lacunas sem que o áudio corte completamente e distraia o espectador.

Música de fundo

Há uma variedade de sites on-line para encontrar músicas licenciadas gratuitamente.

Se a sua narração é difícil de entender por qualquer motivo, então você pode considerar não usar nenhum tipo de música.

Se você conhece o processo que está ensinando e familiarizou-se com o seu software de gravação de tela, a gravação do tutorial deve ser fácil. Basta pressionar “Gravar” e depois acompanhar seus espectadores pelo processo.

Usando o tom certo

É bom ser gentil em seu curso em vídeo e talvez contar uma piada ou duas.

Sua personalidade pode fazer com que seu vídeo se destaque e incentive as pessoas a sentirem um tipo de conexão pessoal com você que fará com que elas queiram voltar para mais tutoriais.

Porém, se gastar muito tempo com seu humor e sua teatralidade, você vai frustrar seus espectadores.

Gravando um vídeo que você não precise editar

Caso queira ser realmente chique, você pode criar uma tela de título especial para receber seu espectador e informá-lo sobre o que você estará ensinando.

Nesse caso, você pode transformar essa imagem no plano de fundo da sua área de trabalho ou colocá-la em um programa de visualização de fotos.

O Moodle, melhor ambiente virtual de ensino da atualidade, permite que os alunos se inscrevam em um curso.

Ele também permite que a inscrição seja feita manualmente. Na verdade, a inscrição é feita manualmente por padrão. Isso significa que alguém com permissões como as de um professor, gerente ou administrador pode inscrever os alunos em um curso manualmente e, ao mesmo tempo, desabilitar (completamente) a opção de autoinscrição.

Como usar o Moodle para fazer um bom curso em vídeo

Ter um sistema de CRM separado, que gerencia seus dados de usuário, transações, inscrições em cursos, publicação de marcas etc. é essencial.

Não precisa ser um sistema complicado; certamente algum sistema Java ou PHP simples funciona.

Vincule o sistema CRM ao Moodle para que você possa gerenciar os seguintes itens desse sistema:

  • Criação de usuário no Moodle (use serviços da web para isso).
  • Inscrição do usuário em um curso no Moodle (use o serviço da web para isso).
  • Desbloqueio do usuário do Moodle (após a conclusão do curso, novamente use os serviços web do Moodle para isso).
  • Puxe as marcas do Moodle para o seu CRM, obviamente para acompanhar o progresso de seus alunos e as necessidades gerais de relatórios para o seu negócio.
  • Integre algum sistema de pagamento (PayPal, entre outros) com o seu sistema de CRM para gerenciar pagamentos de estudantes e faturamentos.

Se tudo estiver bem planejado, você pode automatizar todo o processo até o ponto em que uma pessoa possa se inscrever em um curso em seu site, efetuar um pagamento também no site, inscrever-se no Moodle imediatamente e, finalmente, acessar o sistema Moodle para acessar seu curso em vídeo!