Reportagens

Contratos de trabalho aumentam em 23 mil vagas em um trimestre

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

O último trimestre, que terminou em janeiro de 2021 mostrou um surgimento de 23 mil novas vagas com carteira assinada, em contrapartida ao trimestre anterior que mostrou 3,918 milhões de vagas com contrato perdidas no setor privado. Os dados são da Pnad Contínua, apurada pelo IBGE.

carteira-assinada
Carteira assinada: Uma vitória para o trabalhador.

O número de trabalhadores por conta própria chegou a 1,047 milhão de pessoas a mais em um trimestre. Em contrapartida está 1,072 milhão menor em relação a um ano antes, totalizando 23,503 milhões de pessoas.

O Brasil teve um aumento de 212 mil para 4,919 milhões de trabalhadores domésticos , em contrapartida esse número ainda é 1,341 milhão menor que no ano passado.

O número de empregadores sofreu uma queda de 7 mil pessoas em um trimestre. Em relação a janeiro de 2020, o total de empregadores é de 548 mil a menos. Ao mesmo tempo que isso causa ainda mais desemprego.

A única categoria com aumento de trabalhadores em um ano foi o setor público, com 514 mil empregados a mais que no trimestre passado. Na comparação com o trimestre anterior, 48 mil novas vagas foram abertas no setor público.

Está registrado um resultado de 659.780 empregos até agora em 2021, consequência de 3.269.417 admissões e de 2.609.637 demissões.

Em 2020, o governo brasileiro disponibilizou complementação de renda a trabalhadores que tiveram seus contratos de trabalho com suspensão temporária ou diminuição de jornada e salários durante a pandemia.

Os trabalhadores que conseguiram o benefício, ganharam estabilidade por tempo igual ao da suspensão do contrato ou da redução de salário. O programa terminou em dezembro, em contrapartida até hoje há pessoas com estabilidade, que não podem ser demitidas.

O governo entende que reavaliar o programa neste ano, é a melhor opção por causa da nova onda do covid-19.




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *