Mais vagas

Mercado de trabalho: seja inserido, rapidamente!

Fabiana Kampeki
Escrito por Fabiana Kampeki em 24 de junho de 2019
Mercado de trabalho: seja inserido, rapidamente!
Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Mercado de trabalho, pode parecer escasso para alguns e abundante para outros. Mas como, enxergar grandes oportunidades, sem ter superior completo e zero de experiência profissional?

Para que os jovens possam iniciar sua carreira e construir um jornada de sucesso, siga as principais dicas e no final, você terá acesso às 10 profissões mais comuns, porém com alta demanda no mercado.

Descubra também, que não basta ter um emprego, mas sim um planejamento de carreira. Leia este artigo, para saber mais.

Mercado de trabalho: a importância de analisar tendências, na hora de escolher a profissão

mercado de trabalho
Saiba por que é importante, avaliar o mercado de trabalho, antes de se candidatar à uma vaga ou escolher um curso!

Antes de mais nada, é importante analisar as tendências do mercado, para decidir por alguma profissão. Portanto, se você está com dúvida, sobre qual área ou curso escolher, pesquise.

Mas, vale ressaltar, que também é necessário, considerar seus gostos e interesses, não se limitando apenas, ao ganho salarial ou a alta demanda.

Por essa razão, a melhor escolha, é sempre pautada, na área que você se identifica. A partir disso, você pode optar por diversas profissões, já que, selecionar a área de atuação, facilita na tomada de decisão.

Pois, algumas pessoas, possuem mais facilidade com humanas, outras exatas, outras ainda preferem atuar com tecnologia.

Sendo assim, torna muito mais simples, fazer a escolha final. Do contrário, com inúmeras possibilidades de profissões existentes, pode proporcionar confusão, dificuldade na escolha e até decisões erradas.

Pois a longo prazo, podem gerar prejuízos, pelo tempo de caminhada e construção de uma nova carreira.

Por essa razão, além de analisar esses aspectos com calma, observar suas habilidades e se autoconhecer é fundamental. Após tomar essa decisão, outro ponto relevante, é observar as tendências do mercado. Porém, nesse caso, uma dica importante é avaliar seu momento atual.

Visto que, dependendo de seus interesses, nem sempre será possível, investir imediatamente, nessa profissão. Mas sim, a longo prazo! Por exemplo: vamos supor, que você se identifique muito, com a área da saúde e queira ser médico.

Já que, para se formar nessa área, é necessário um bom preparo para disputar uma vaga pública, ou ter recursos financeiros altos, para bancar uma faculdade particular de medicina.

Contudo, para alcançar esse resultado, ou é preciso fazer um cursinho preparativo, que em geral não é nada barato, ou estar ciente, que é preciso se dedicar muito em casa, com os estudos!

Não é impossível, porém é importante considerar os desafios a serem enfrentados. Além disso, os gastos com materiais, como livros, que são exigidos, durante os anos, na faculdade, são caros.

Faça um bom planejamento!

Mas, você pode construir essa jornada, a longo prazo, sempre com base em um bom planejamento e foco total, para evitar se perder no caminho.

Então, uma forma mais simples, para quem não possui muitos recursos, é optar por cursos, que qualificam o profissional, para entrada rápida no mercado de trabalho.

Dessa maneira, você pode selecionar, algum curso gratuito, como os oferecidos pelo Pronatec, na área da saúde. Outra opção, são os cursos livres ou EAD, com baixo investimento, curta duração e que prepara para entrar rapidamente no mercado também.

Como aproveitar os cursos livres, como trampolim, para alcançar objetivos profissionais?

mercado de trabalho
Cursos livres, além de ter curta duração, te preparam para atuar na prática. Portanto, facilita na entrada imediata, no mercado de trabalho.

Provavelmente você deve se perguntar, como selecionar um curso livre, se meu planejamento de carreira profissional, está relacionado à uma área de ensino superior?

Além disso, você não encontra um curso, que possa corresponder ao que se identifica, dentro da área, que deseja seguir carreira.

Assim sendo, opte por uma segunda opção de interesse. Por exemplo: se você quer ser médico, mas possui outras habilidades, como boa comunicação, disciplina ou organização, selecione uma área administrativa ou telemarketing.

Mesmo que possa parecer totalmente fora da área, pense a longo prazo e considere, como sendo parte do planejamento de carreira. Visto que, para esse momento, você precisa levantar recursos e portanto, entrar rapidamente, no mercado de trabalho.

Dessa maneira, você pode crescer internamente e alcançar um nível salarial. Com isso, profissionalizará continuamente e ampliará, oportunidades. Por fim, será o trampolim, para alcançar a sua tão sonhada, área de atuação, investindo em uma graduação.

Quando você tem essa visão, com um planejamento bem organizado, chega onde deseja. No entanto, é fundamental ter persistência e clareza dos passos a seguir, para não desanimar ou perder a direção.

A partir de um planejamento, com base na segunda opção das habilidades que possui, você pode se basear também, nas tendências do mercado. Pois muitas áreas, possui alta demanda, sem exigência de ensino superior.

Descubra as profissões que não exigem ensino superior

Para que você realize seu sonho profissional, a primeira decisão a tomar, é entrar no mercado de trabalho. A partir disso, tudo facilita e portas de oportunidades começam a abrir continuamente.

Então, se você seguiu o artigo até o momento, entendeu a importância de criar um bom planejamento de carreira. Em seguida, selecionar a profissão e se candidatar.

Mas também é válido considerar, que a qualificação para quem está iniciando no mercado de trabalho, é importante. Então, com base na sua escolha profissional, busque se profissionalizar, com cursos livres, que possuem ótimo custo-benefício.

Separamos uma lista de profissões, sem exigência de ensino superior, que podem ajudar você, a iniciar nessa jornada profissional, seguindo sua trajetória, sem perder o rumo:

10 profissões que não exige ensino superior, para entrar no mercado de trabalho!

Jovens no mercado de trabalho, estão cada vez mais, optando por profissões que possibilitam fácil acesso de entrada, para o mercado de trabalho. Portanto, se você está em busca de um primeiro emprego e não está cursando superior, esta é a sua chance.

Além disso, você sabia que o primeiro emprego, possibilita inúmeros benefícios, para sua carreira profissional?

Mesmo que seu sonho, seja atuar como nutricionista, dermatologista, ou qualquer função que exija superior completo, saiba que é a partir da primeira experiência, que o profissional tem a oportunidade de desenvolver habilidades e competências, que podem servir, para outras, no futuro.

Portanto, valorize toda porta que se abre, sendo ela, um ponte para concretizar seus sonhos e uma carreira de sucesso. Então, o mais importante, é escolher uma vaga que com grande demanda, como as citadas abaixo:

  • Assistente administrativo.
  • Assistente de telemarketing.
  • Assistente de logística.
  • Assistente financeiro.
  • Auxiliar de escritório.
  • Estoquista.
  • Recepcionista.
  • Gerente de vendas.
  • Assistente de Departamento pessoal.
  • Assistente de marketing.

Após decidir pela sua profissão, é momento de se candidatar para as vagas de emprego. Portanto, se quiser saber mais, sobre como se preparar, clique aqui.

Neste artigo, você aprendeu a importância de pesquisar, as tendências do mercado. Mas principalmente, fazer uma escolha assertiva, com base em seus gostos e desejos, para sua carreira profissional.

Descobriu também, que mesmo quando a caminhada parece ser longa demais, pode ser alcançada e construída uma carreira dos sonhos.

Sendo assim, você não precisa de faculdade, para chegar onde quer!  Além disso, você teve acesso à 10 profissões, que pode ajudar você, a entrar rapidamente no mercado de trabalho

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

APRENDA A DEIXAR SEU CURRÍCULO PERFEITO, IMPOSSÍVEL DE SER IGNORADO.