Com o crescimento do EAD, as ferramentas de videoconferência se tornaram essenciais tanto para a vida pessoal quanto para a vida profissional. Atualmente, existem muitas opções disponíveis. Com isso, é necessário conhecer as melhores opções, além de avaliar quais são os recursos oferecidos por cada uma.
Por isso, nesse artigo, compilamos informações das três principais ferramentas de videoconferência mais utilizadas atualmente e elencamos suas principais caracaterísticas.
Dessa forma, ficará mais fácil escolher qual opção dentre as ferramentas de videoconferência para utilizar no dia a dia, tendo em vista que quando mais o tempo passa, mais digitalizado o mundo fica.
As 3 ferramentas de videoconferência mais utilizadas
Ferramentas de videoconferência: zoom
O Zoom é um serviço de conferência remota de apresentações corporativas à distância. A plataforma possibilita reuniões online com até 100 participantes (na versão gratuita). Antes, era possível realizar encontros de até 40 minutos. Hoje, o tempo é ilimitado.
Essa, que está entre as principais ferramentas de videoconferência disponibiliza o compartilhamento de tela integral, sem nenhuma perda de qualidade de áudio ou vídeo. O software também possibilita que os usuários gravem as reuniões e tem a opção de colaboração em grupo. Os usuários, inclusive, podem criar grupos e enviar arquivos de texto, imagem ou áudio aos membros desses grupos.
Outras características dessa que é uma das principais ferramentas de videoconferência é:
- Possibilidade de colocar o microfone dos participantes no mudo;
- Controle do compartilhamento de tela.
- O administrador pode tanto compartilhar a própria tela quanto autorizar para que outros usuários compartilhem simultaneamente.
- Ativação do “modo webinar”, em que é possível expandir a audiência para até 10 mil participantes com direito apenas de visualizar.
Apesar de ter a versão gratuita, o foco do Zoom é atender empresas por meio de assinatura.
Microsoft Teams: Office 365 com ferramentas de videoconferência
O Microsoft Teams é a ferramenta para videoconferência que faz parte do pacote Office 365, da Microsoft.
O aplicativo oferece opções como:
- Agendamento de reuniões;
- Anotações;
- Compartilhamento de tela;
- Gravações de reuniões instantâneas.
Também é possível conectar-se a aplicativos como Trello e Evernote, além de compartilhar a tela e armazenar até 10 GB de arquivos por equipe. Cada usuário conta com 2 GB para o armazenamento de arquivos particulares.
Com a crise global da covid-19, a empresa passou a disponibilizá-la gratuitamente. Contudo, para utilizar alguns recursos mais específicos, é preciso recorrer ao plano pago.
Google Meet
Dentre as ferramentas de videoconferência, temos o Google Meet, da Google, cuja principal função é criar uma reunião em tempo real. Assim como muitos concorrentes, é possível fazer as videoconferências tanto pelo celular quanto pelo computador.
A ferramenta se integra com as demais da Google, o que permite que você importe sua lista de contatos automaticamente e se conecte com outros dispositivos. Logo, uma conversa iniciada pelo computador pode ser continuada pelo smartphone facilmente.
O aplicativo também oferece integração com o Google Calendar, sincronizando reuniões programadas. Isso confere maior praticidade a todos – especialmente aos que trabalham no modelo home office e têm uma agenda repleta de conversas online.
No plano gratuito, é possível juntar até 100 pessoas ao mesmo tempo. O número aumenta nas versões pagas, que também oferecem outras possibilidades, como a gravação de uma reunião online.
Outras possibilidades são:
- Transmissão de eventos ao vivo com até 100.000 pessoas no domínio;
- Compartilhamento de tela, documentos e apresentações durante videoconferência;
- Exibição de legendas.
Com essas informações, fica mais fácil escolher qual ferramenta de videoconferência utilizar no seu cotidiado. Acompanhe nosso blog para ficar sempre atualizado(a) sobre as novidades do EAD!