Reportagens

Gerente de Vendas - Trabalho em equipe!

Gerente de Vendas - Trabalho em equipe!
Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

O que faz um gerente de vendas? Você se identifica com essa profissão? Tem interesse em investir porque acredita que tem as habilidades necessárias? Acompanhe-nos neste artigo que vamos te explicar tudo sobre a profissão de gerente de vendas.

Gerente de vendas: o que faz?

O gerente de vendas é o profissional responsável por gerenciar estratégias de vendas, participar do planejamento anual e avaliar as melhores práticas do mercado, com o objetivo de cumprir metas e desenvolver novos negócios. Ele acompanha o desempenho da equipe e indicadores de vendas. 

 

Além de avaliar e estimular, individual e coletivamente, uma equipe de vendas, a importância de um gerente de vendas é que ele é o responsável pelo resultado das receitas. Uma variável vital para a sobrevivência e o crescimento da empresa.

 

Além disso, a vantagem de atuar com o público e com uma equipe de funcionários é que promove o desenvolvimento das habilidades de se comunicar e se relacionar com as pessoas.

 

Inclusive, as empresas contratantes também possuem outras oportunidades internas. Ou seja, caso o profissional tenha interesse em atuar em outras áreas, que exijam bom relacionamento com cliente, é uma ótima chance.

 

Quais as habilidades de um gerente de vendas?

O trabalho de gerente de vendas exige certas habilidades e qualidades. Portanto, para cumprir adequadamente seus deveres, o profissional deve ter:

 

Planejamento

  • Analisar todos os aspectos que fazem parte da área de vendas;
  • Definir os objetivos e quantificar metas, tornando-os claros e práticos a todos os componentes da equipe;
  • Estabelecer o que será feito e por quem, definindo o prazo limite para a conclusão.

 

Organização

  • Colocar as pessoas certas nos lugares certos;
  • Distribuir as tarefas;
  • Delegar autoridade;
  • Definir normas e regras.

 

Direção

  • Criar um ambiente de trabalho voltado ao profissionalismo;
  • Entusiasmar todos da equipe;
  • Orientar e dar apoio buscando o desenvolvimento das pessoas.

 

Controle

  • Acompanhar diariamente todas as atividades da equipe, avaliando resultados;
  • Corrigir os erros imediatamente. Individualmente quando as falhas forem de um só elemento e coletivamente quando todo o grupo necessitar evoluir;
  • Nunca controlar as pessoas, mas sim os resultados, procedimentos e comportamento.

 

Além disso, a função: gerente de vendas exige a responsabilidade pela qualidade do atendimento ao cliente, esclarecendo dúvidas, registrando possíveis reclamações e compartilhando informações com o (a) Caixa ou o (a) Gerente.

 

O profissional que trabalha como gerente de vendas pode atuar na área de vendagem em estabelecimentos de vários tipos.

 

As atividades podem variar, dependendo da empresa e do segmento. Mas de maneira geral, é bem interessante, não acha?

Gerente de vendas: Salário

Se você tem interesse em ingressar nessa carreira, evidentemente, uma das curiosidades que possa ter sobre a profissão da qual estamos falando se refere aos salários dos profissionais.

A média do salário gerente de vendas é de R$ 5.003,24 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais de acordo com o CAGED do MTE e pesquisa do Salario.com.br no período de 12/2018 até 07/2019. Excelente, não é mesmo?

 

Vale lembrar que há muitos fatores que podem influenciar na remuneração desses profissionais. Por exemplo: a empresa contratante, a região que atuam e o tempo de experiência na função. Além disso, outro fator que pode aumentar a remuneração do funcionário é a realização de cursos de capacitação.

 

Não apenas o valor registrado na carteira de trabalho, mas as empresas podem oferecer também benefícios como vale-alimentação, vale-transporte e plano de saúde. Após um tempo, a tendência é que seu salário aumente ou que até mesmo você receba uma promoção! Isso é ótimo, não?!

O que um gerente de vendas precisa saber?

O que é necessário um gerente de vendas conhecer para poder desempenhar as funções exigidas? Para que o candidato possa se destacar no mercado, é necessário ter no mínimo ensino médio completo. Além disso, as empresas dão preferência aos candidatos que possuem certificado em curso de qualificação como gerente de vendas.

 

O bom desempenho do gerente de vendas é essencial para o sucesso de um estabelecimento comercial, pois ele interage com o cliente, registra transações efetuadas, responde dúvidas dos consumidores e funcionários, ouve e registra as queixas que ele faz. Enfim, por ser o primeiro contato direto do potencial consumidor com a empresa, esse profissional influencia diretamente na qualidade da experiência dos clientes. 

 

O gerente de vendas deve conhecer bem os procedimentos da empresa onde trabalha. Um profissional que aproveita todo o seu potencial está preparado para grandes desafios na vida. São diversos os casos em que presidentes de grandes empresas vieram da área de vendas, olha aí sua oportunidade de crescer profissionalmente agora mesmo!

Qualificação com cursos e certificação

Os cursos de capacitação para gerente podem ter duração de 240 horas e apresentar investimentos variados.

 

Se estiver interessado em algum curso do tipo, procure se informar sobre os assuntos estudados, a carga horária e a metodologia empregada.

 

Se você está interessado em investir em curso, sem gastar muito e de forma qualificada, é recomendado o melhor e mais barato curso do Brasil, com a escola online de qualificação profissional Trilhas do Sucesso. 

 

Nosso curso de gerente de vendas abrange:

 

Liderança e Coaching: Tem por objetivo preparar o aluno para atuar como coach de sua equipe. Além de fornecer ferramentas práticas, as dinâmicas consolidam o exercício da liderança coach por meio de simulações. 

 

Planejamento Estratégico: Aborda maneiras de desenvolver e implementar estratégias eficientes de organização.

 

Formação de Preço de Venda: Ensina o aluno a compreender como acontece o processo para a formação do preço de venda. Ele vai conhecer todos os elementos que o compõem, como a estrutura patrimonial da empresa e as relações que o negócio estabelece com o ambiente em que está inserido.

 

Prospecção De Vendas: Aborda um plano de identificação e atração de potenciais clientes, por meio de técnicas específicas da área de vendas e marketing, abrangendo as vendas empresariais e varejistas.

 

Técnica De Vendas: Capacita o aluno a construir na prática um plano tático de vendas utilizando as melhores ferramentas e técnicas do mercado.

Depoimento de sucesso

“Eu gosto da área de vendas e tudo o que isso abrange, o curso me ajudou ainda mais a melhorar minhas habilidades nesse campo e pude contribuir ainda mais tanto para minha a equipe que eu gerencio, quanto para a empresa que trabalho. Todo mundo sai ganhando!” (Ana Flávia Silveira)

Onde se profissionalizar

Agora que você já viu como funciona a profissão de atendente de loja e a importância de se qualificar garantindo um bom currículo, chegou a hora de se inscrever no curso de Gerente de Vendas aqui no Trilhas de Sucesso! A partir de um investimento de apenas R$ 19,90 por mês, o aluno realiza esse curso e ainda ganha a oportunidade de acessar outros 50 cursos disponíveis na plataforma de ensino, sem pagar nada a mais por isso! Só aqui no Trilhas do Sucesso, contrate nosso curso agora mesmo! 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CADASTRE-SE E PEGUE
O SEU E-BOOK AGORA! É GRÁTIS

Aprenda a deixar seu currículo perfeito. Impossível de ser ignorado.