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História do ead no Brasil

História do ead no Brasil
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O ensino a distância (EaD) tem sido visto com cada vez mais confiança. De acordo com uma pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2020, o número de alunos inscritos em cursos de ensino a distância superou os inscritos em cursos presenciais.

Com o crescimento do ead, cada vez mais empresas têm buscado se informar sobre a modalidade. Nesse artigo, vamos contar a história do surgimento e dos avanços do ead no Brasil.

O que é ead?

O EaD é uma metodologia de ensino em que aluno e professor se encontram distantes um do outro. Nessa modalidade, o aluno adquire conhecimento por meio de um ambiente virtual.

Dessa maneira, é possível estudar de qualquer lugar, em qualquer horário somente com computador e internet. O estudante só precisa de um conhecimento básico de informática, tendo em vista que a plataforma de ensino é muito intuitiva e simples de navegar.

História do ead

A história do ead começou nas Revoluções Industriais e burguesas ocorridas no século XVIII. A produção da época passou a exigir mão de obra qualificada para que as sociedades crescessem economicamente.

Os primeiros indícios de utilização da Educação a Distância são do século XVIII, quando um curso por correspondência foi oferecido por uma instituição de Boston (EUA).

História do ead Brasil

A história do ead no Brasil começa na década de 1920, com cursos realizados por correspondência, que contavam com o apoio do rádio e da televisão. Com a disseminação das tecnologias de informação e de comunicação, em meados dos anos 1990, começaram a surgir os programas oficiais e formais de EaD.

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que no final do século XIX já havia oferta de cursos de datilografia por correspondência no Rio de Janeiro. No entanto, o marco oficial da história do ead no Brasil ocorreu em 1904, com a instalação das Escolas Internacionais.

O ensino a distância ganhou reconhecimento e credibilidade em 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), com seus métodos educacionais buscando atingir um público para facilitar a formação com aulas não presenciais.

Avanços tecnológicos

Os avanços e as possibilidades que expandiram essa modalidade de ensino ocorreram na esteira da evolução dos meios de comunicação e das tecnologias da informação. O acesso à internet, a liberdade de horários e a possibilidade de estudar em casa dão acesso à educação para aqueles que não têm condições de estudar em um curso presencial.

Atualmente, com os avanços diários da tecnologia, o ead se desenvolve e profissionaliza cada dia mais. Não atoa, dos mais de 3,7 milhões de alunos que ingressaram em cursos presenciais, mais de 2 milhões escolheram cursos na modalidade a distância.

Por isso, cada vez mais empresas buscam implementar a formação à distância. Se a sua instituição também procura transformar os seus cursos presenciais para cursos a distância, conte com a gente!

Referências:

https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/17/educacao-a-distancia-no-mundo-e-no-brasi

http://proedu.rnp.br/bitstream/handle/123456789/587/Aula_02.pdf?sequence=2&isAllowed=y

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