Reportagens

Home office, o que é? Entenda o significado de uma vez por todas

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Você sabe o que é home office? Ter o escritório na sala ao lado, longe do congestionamento ou da lotação do transporte público; tomar café da manhã com calma, dormir uns minutinhos a mais ou, quem sabe, até trabalhar de pijama: esse é o sonho de 49% dos funcionários brasileiros.

home-office-o-que-e

Em uma era de mobilidade nas empresas, não somente as pessoas, mas o próprio mundo corporativo se abre para a possibilidade do Home Office. Isso porque, atualmente, quase todos os passos das pessoas físicas e jurídicas ocorrem via computação em nuvem, de forma que não é mais tão necessário aglomerar colaboradores no mesmo espaço físico para produzir.

Muitas pesquisas mostram que a produtividade de quem atua em Home Office é cerca de 13% maior. Além disso, com a força de trabalho fora da empresa, reduz-se a pressão por espaço, custos com energia elétrica e materiais de escritório. Parece bom para ambos, certo?

Afinal, o que é home office? Qual a relação dele com a mobilidade nas empresas?

Home office é uma forma de relação de trabalho na qual o colaborador atua a distância, fazendo uso dos meios computacionais para produzir junto à empresa como se estivesse presente fisicamente no escritório.

Com a modernização das redes móveis e da infraestrutura de banda larga, a popularização da computação em nuvem e o surgimento dos modernos sistemas de gestão empresariais, tornou-se possível ao colaborador atuar da residência dele, no mínimo, com a mesma eficiência do trabalho presencial.

Por que quem trabalha de casa produz mais?

Uma razão evidente do aumento da produção é a simples retirada do tempo de deslocamento da jornada. Esse acréscimo acaba sendo revertido em mais tarefas realizadas, o que é excelente à capacidade produtiva da organização. Há ainda uma variável mais intangível, mas não menos relevante: o nível de stress.

Em uma pesquisa recente sobre o tema, 82% dos trabalhadores reportaram níveis menores de tensão ao trabalharem de casa. Com uma carga emocional mais leve, há maior liberação de dopamina e serotonina, neurotransmissores que atuam influenciando o humor e a sensação de prazer. Com maior grau de satisfação no trabalho, é natural que haja aumento de entregas individuais.

Quais são os benefícios do home office?

Com trabalhadores mais ativos e mais satisfeitos, reduzem-se indicadores como turnover (rotatividade), absenteísmo, retrabalho, entre outros. É por isso que tantas companhias e colaboradores têm tirado proveito do home office. Veja aqui algumas das vantagens:

  • elevação da qualidade de vida;
  • aumento da autoestima profissional;
  • ampliação do tempo de convívio familiar;
  • redução dos níveis de estresse;
  • ganho de autonomia e senso de responsabilidade;
  • modulação da autodisciplina.

Quais são as dicas fundamentais para ser mais produtivo no home office?

mobilidade digital levou a um redesenho completo na forma de pensar a prestação de serviços na empresa. Mas o sucesso da iniciativa depende de ter as ferramentas certas e a postura correta diante de um modelo de trabalho “mais livre” da direção visual.

Avaliação prévia

O gestor pode avaliar quais funcionários são mais aptos ao tele trabalho por meio de um período de testes, no qual as tarefas, a despeito de se manterem presenciais, serão realizadas em um local mais distante do grupo e sem intervenção constante da chefia direta.

Infraestrutura de TI adequada na residência

A infraestrutura tecnológica presente nas residências dos colaboradores também deve ser avaliada — quais equipamentos serão usados, se os plugins estão devidamente instalados, se há antivírus pago de boa qualidade etc.

A velocidade de conexão à Internet também deverá ser comprovada, sendo recomendável ao menos 30 Mb caso haja necessidade de tramitar arquivos pesados ou fazer videoconferências.




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *