Home office

Home office vagas - Conheça as profissões que você pode trabalhar de casa

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

A pandemia do novo coronavírus colocou em evidência e consolidou um modelo de trabalho que já vinha em franco crescimento no Brasil e no mundo nos últimos anos: o home office; ou, em bom português, o trabalho de casa.

Nesse modelo, o profissional pode realizar o mesmo trabalho que faria em um escritório ou agência do conforto do seu lar e com a liberdade para trabalhar como quiser. Na maioria dos casos, é possível até mesmo definir os próprios horários e o volume de tarefas!

Estes e outros benefícios são a razão pela qual cada vez mais profissionais das mais variadas áreas estão optando pelo home office. E, se esse também é o seu caso, confira no artigo abaixo quais profissões se encaixam no modelo e todas as vantagens de poder trabalhar de casa – ou de qualquer outro lugar do mundo. Acompanhe!

Home office: tendência que veio para ficar

Há anos milhares de pessoas no Brasil e no mundo já aproveitam as vantagens do home office. Jornalistas, designers gráficos e redatores, por exemplo, sempre trabalharam de casa. E, com a digitalização cada vez maior do trabalho, esse modelo vinha em plena ascensão.

Contudo, com a crise do novo coronavírus e a necessidade de isolamento social, milhares de empresas dos mais variados segmentos tiveram de migrar para o home office e o número de profissionais trabalhando de casa cresceu de forma abrupta e vertiginosa.

A princípio, pensou-se que isso seria péssimo tanto para as organizações quanto para os profissionais. Mas o tempo mostrou o que eu e muitos outros adeptos do modelo já sabíamos há anos: o home office é, na verdade, mais vantajoso do que o trabalho presencial na maioria dos casos em que se aplica.

Isso porque, os benefícios proporcionados tanto para os profissionais quanto para as empresas são muitos: enquanto o colaborador tem mais liberdade, flexibilidade e tempo para trabalhar, a empresa reduz custos e pode lucrar mais com uma produtividade maior dos seus funcionários.

De fato, pesquisas feitas com profissionais e gestores mostram que o modelo, apesar da dificuldade inicial na adoção, só tem trazido vantagens e muitas empresas já planejam mantê-lo mesmo após o fim da pandemia.

Por isso, podemos dizer que o home office já deixou de ser uma simples tendência e se estabeleceu como uma alternativa viável e vantajosa de trabalho. Para o futuro, espera-se que o modelo ganhe ainda mais força e mais profissões passem a adotá-lo.

Profissões home office para trabalhar do conforto de casa

Como vimos, a pandemia acelerou muito o processo de adoção do home office e, assim, o número de profissões que permitem esse tipo de trabalho aumentou bastante. Abaixo, você confere algumas delas!

Jornalismo

Há muito tempo a função do jornalista deixou de ser apenas o trabalho nas redações, rádios, TVs e agências de notícias. 

Desde o boom da internet, o jornalismo tem se voltado cada vez mais para os meios digitais e, hoje, a maior parte do trabalho de um jornalista é feito em sites, blogs e redes sociais. Inclusive, estar qualificado para atuar nesses meios já se tornou uma obrigação para qualquer profissional da área.

Dessa forma, atualmente tudo que um jornalista precisa para trabalhar é um bom computador e acesso à internet. Toda a produção de conteúdo, não importa o formato, pode perfeitamente ser feita de casa, sem a necessidade de estar presencialmente em uma redação.

Por isso, o jornalismo é a carreira perfeita para quem deseja trabalhar de casa e ainda assim causar um impacto no mundo.

Tradução

A função de um tradutor é simplesmente traduzir informações de uma língua para outra, sejam textos, livros, documentos ou conteúdos para a internet.

Para isso, ele não precisa de nada além de um notebook, conexão com a internet e uma boa xícara de café. No mais, todo seu trabalho pode ser feito de casa sem nenhum problema.

Portanto, se você procura uma profissão que proporcione a liberdade de trabalhar de casa, o ramo da tradução é um ótimo caminho a seguir.

Contabilidade

Para realizar o seu trabalho, um contador nunca precisou de muita coisa e, hoje, com a digitalização da burocracia das empresas, menos ainda. Mas, como essa é uma profissão bastante tradicional, a resistência em se adotar um modelo de trabalho como o home office sempre foi grande.

Contudo, o imenso crescimento das tecnologias nos últimos anos e as mudanças nas práticas empresariais têm feito isso mudar. Atualmente, os negócios demandam agilidade, flexibilidade e versatilidade do trabalho do contador. O que tem forçado esses profissionais a deixarem as tradições de lado e a aceitarem esse novo mercado de trabalho.

Dessa forma, hoje já é comum ver contadores trabalhando de casa ou até mesmo montando seus escritórios nesse ambiente. Portanto, se é home office que você procura, essa é mais uma possibilidade!

Designer gráfico

O design gráfico praticamente já nasceu como um trabalho home office. Desde sempre profissionais da área trabalham de casa e os motivos para isso são simples: para fazer o seu trabalho o designer gráfico só precisa de um bom computador, conexão com a internet e um pacote de software de edição.

Sua função é criar a identidade visual de sites, marcas, produtos e peças para as redes sociais, o que pode perfeitamente ser feito do sofá de casa. A maioria das vagas de trabalho na área, inclusive, já são sinalizadas como home office, com o profissional precisando comparecer de forma presencial apenas esporadicamente.

Desenvolvimento de apps e softwares

O home office sempre fez parte da TI e isso só tem aumentado ao longo dos anos. Atualmente, as profissões ligadas ao setor, como o desenvolvimento, são algumas das que mais permitem o trabalho de casa e as possibilidades para o profissional também são muitas.

Ele não precisa, necessariamente, ser contratado para atuar no mercado, podendo trabalhar de forma autônoma prestando serviços para diferentes empresas ou até mesmo abrir o seu próprio negócio. Tudo do sofá de casa!

Por isso, se você tem familiaridade com o ramo e quer ter a liberdade de trabalhar de casa, essa é uma ótima opção. E o melhor é que você nem precisa de um diploma para atuar no mercado. Basta correr atrás do conhecimento necessário e começar!

Mas, e o seu CV? Ele está preparado para as vagas home office disponíveis? Conheça o Trilhas do Sucesso para melhorar o seu currículo e ter mais chances de conquistar uma vaga!




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *