Mais vagas

Mercado de trabalho: conheça as profissões que estão em alta e atualize seu currículo

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Há pouco mais de um ano, surgia na China um novo vírus que mudaria a vida de todos nós. De repente, tivemos de nos isolar em casa, o mundo virou de ponta cabeça e a vida como conhecíamos mudou completamente, assim como a dinâmica e o mercado de trabalho.

Com a necessidade de isolamento social, muitas empresas precisaram flexibilizar os seus postos de trabalho e milhões de profissionais tiveram de conciliar a vida doméstica com a profissional em um novo regime: o home office.

Essa e diversas outras novas práticas surgiram no cotidiano do trabalhador, introduzindo um “novo normal” para o mercado, que tem na tecnologia e na flexibilidade suas principais bases.

Os efeitos negativos da pandemia também foram enormes e levaram muitas empresas à falência. O que deixou milhões de profissionais desempregados e afetou a produção industrial , dando ainda um duro golpe no setor de comércio e serviços.

Mas em meio ao caos, diversas novas oportunidades também surgiram, principalmente em áreas como tecnologia, finanças e saúde. Com isso, a demanda por profissionais capacitados aumentou e diversas profissões entraram em alta

E é sobre isso que falaremos a seguir: profissões que estão e continuarão em alta no pós-pandemia para você ficar de olho e atualizar o seu currículo para aproveitar as oportunidades que estão surgindo. Confira!

Um mercado de trabalho em transformação

Como vimos, o mercado de trabalho foi um dos principais afetados pela pandemia e as mudanças trazidas pela crise transformaram por completo diversos setores, introduzindo novas tendências, práticas e padrões para o mercado como um todo.

E uma das principais delas foi justamente a adoção ainda maior da tecnologia e processos digitais dentro da rotina dos trabalhadores. Com o home office e a necessidade de distanciamento social, saber lidar com tecnologia e plataformas digitais tornou-se praticamente uma obrigação.

As mudanças nos hábitos de consumo também evidenciaram ainda mais a importância da tecnologia em um cenário caótico como o que estamos enfrentando. Basta ver, por exemplo, como empresas como a Amazon, Google e diversas outras tiveram crescimento recorde mesmo em meio a crise.

Assim, não é à toa que profissionais preparados e qualificados para lidar com tecnologia estejam sendo buscados cada vez mais e que profissões ligadas à TI estejam em uma alta sem precedentes.

Mas a tecnologia não é a única protagonista aqui. Com uma crise de saúde que força as pessoas a trabalharem de forma isolada e impede o contato direto entre a empresa e seus colaboradores, diversas mudanças nas práticas empresariais também aconteceram. Por exemplo, nos processos de seleção e de controle de produção, que tiveram de se adaptar.

Com isso, profissionais ligados ao RH e gestão de pessoas também passaram a ser mais valorizados.

Abaixo, você descobre quais profissões estão e continuarão em alta nesse “novo normal” do mercado de trabalho e como você pode correr atrás para melhorar o seu currículo e aproveitar as novas oportunidades. Continue acompanhando!

As profissões que estão em alta e terão um 2021 cheio de oportunidades no mercado de trabalho

Pelos diversos motivos apresentados até aqui, muitas profissões entraram em alta no ano passado e devem continuar assim neste ano e no pós pandemia. Confira abaixo quais são:

Tecnologia da Informação

A Tecnologia da Informação tem sido uma grande aliada para as empresas durante esse momento de crise. O que colocou diversas profissões do setor em uma alta sem precedentes.

Soma-se a isso a escassez de trabalhadores qualificados no país e o resultado tem sido uma verdadeira luta por talentos dentro das empresas.

Assim, cargos ligados à cibersegurança, computação em nuvem e, principalmente, desenvolvimento, estão sendo cada vez mais valorizados e a oferta de vagas aumentou.

Profissionais ligados a suporte/Service Desk e ciência de dados também podem se destacar nesse novo mercado de trabalho.

Recursos Humanos 

Com as novas práticas de trabalho e as mudanças na relação entre profissionais e empresas, profissionais de RH que tenham enfrentado a experiência disruptiva da crise e que estejam preparados para o novo normal também estão sendo cada vez mais buscados.

Há muito espaço também para quem ainda não trabalha com RH, mas almeja uma vaga no setor. Principalmente porque muitas das novas tendências devem continuar e se consolidar nos próximos anos. O trabalho remoto, por exemplo, já mostra que veio para ficar, com muitas empresas planejando manter o modelo de forma fixa.

Dessa forma, consultores, gestores, analistas e supervisores de recursos humanos devem ser ainda mais procurados e valorizados este ano e nos próximos.

Marketing de Performance

As mudanças nos hábitos de consumo também foram enormes com a pandemia. Com mais tempo em casa, cada vez mais pessoas passaram a comprar online e mais tempo está sendo gasto na internet do que nunca.

Com isso, a atenção do marketing empresarial se voltou ainda mais para as redes sociais e outras plataformas digitais. E isso aumentou muito a demanda por profissionais capazes de elaborar campanhas eficientes nesses meios.

Além disso, profissionais com conhecimento para lidar com ferramentas de dados e analytics e capacitados para não só elaborar boas campanhas, mas também acompanhar e analisar os resultados devem ser ainda mais buscados pelas empresas.

Logística e Supply Chain

O aumento das compras pela internet provocou um crescimento gigantesco no setor de varejo e obrigou muitos negócios a investirem pesado em seus setores de logística para dar conta da demanda crescente.

A qualidade e confiabilidade na entrega de produtos também passaram a ser ainda mais valorizadas pelos consumidores. O que coloca as empresas com uma rede de logística e Supply Chain eficiente em posição de vantagem em relação às demais.

Como resultado, a demanda por profissionais capacitados na área aumentou vertiginosamente do ano passado para cá e deve continuar assim nos próximos anos.

Busque qualificação e aprimore seu currículo para aproveitar as oportunidades do novo mercado de trabalho

Como vimos, apesar da crise, as oportunidades são muitas no mercado de trabalho e, se você quer aproveitá-las, é essencial buscar por qualificação o quanto antes.

Com o Trilhas do Sucesso, você tem acesso a diversos cursos com certificados reconhecidos pelo mercado que abrangem 18 profissões diferentes para você aprimorar o seu currículo e começar hoje mesmo a se preparar para o futuro. Conheça!




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *