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EaD de A a Z

O que é andragogia?

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O que é andragogia? É a ciência da educação de adultos.

Vê-se como uma ciência que complementa a pedagogia, mas não deve ser vista como simplesmente contrastante com ela.

Em vez disso, há muito a sugerir que, no curso de sua biografia de aprendizagem, as pessoas são primeiro receptivas a medidas pedagógicas e depois, com crescente autonomia, abertas a medidas andragógicas.

Os pressupostos básicos sobre a aprendizagem de adultos são que eles:

  • Possuir um forte desejo de aprendizagem autodirigida
  • Desejo de trazer suas experiências para o processo de aprendizagem
  • Desejo ao provar sua vontade em aprender
  • Desejo de aprender a resolver os problemas de sua vida cotidiana.

Andragogia é a arte e a ciência de ensinar adultos, em oposição à pedagogia, que é a arte e a ciência de ensinar crianças.

Desenvolvida em 1968, a teoria da andragogia postula que os alunos adultos:

  • Tenham melhor posicionamento para dirigir seu próprio aprendizado do que uma criança que está aprendendo.
  • Usem sua própria base de conhecimento e experiências de vida para ajudá-los a aprender.
  • Esteja motivado, presente e disposto a aprender quando o material é de relevância imediata, por exemplo, em um novo papel profissional, social ou de vida.
  • Querem ser capazes de aplicar imediatamente novas informações para resolver problemas em sua vida.
  • Precisam ter voz tanto no planejamento quanto na avaliação de sua experiência de aprendizagem.

Alunos sem automotivação ou aqueles que preferem a experiência de sala de aula a uma aprendizagem alternativa não encontrarão tanto valor nesse tipo de aprendizagem.

Alguns críticos apontaram que esse tipo de aprendizado não funcionará em todas as culturas.

Para usar a andragogia na formação, o formador deve criar um espaço que acolha a colaboração, com materiais relevantes para as necessidades dos formandos.

O instrutor precisa usar exemplos da vida real para demonstrar por que a lição é importante e como esse conceito será valioso para o aluno.

Ou seja, o aprendizado será feito, não por memorização ou repetição.

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