Mais vagas

O que fazer para conseguir um emprego rápido pela internet

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Conseguir um emprego rápido em meio a uma situação de crise como a que estamos vivendo pode parecer uma missão impossível, mas não é. Isso porque, hoje, temos uma ferramenta poderosíssima em nossas mãos que facilita todo o processo de procura por vagas e aumenta muito as chances de sucesso: a internet.

No artigo abaixo, você descobre como utilizá-la para conseguir um emprego de forma rápida em uma série de dicas que vão te ajudar ainda a se preparar melhor para essa tarefa e para o mercado. Confira!

Dicas de como usar a internet para acelerar a conquista do seu próximo emprego

Primeiro, é importante que você saiba onde quer chegar!

Estar desempregado não é fácil e, num cenário atual tão instável, a situação pode ficar realmente desesperadora. Com isso, muitos profissionais deixam o medo e a ansiedade tomarem conta e acabam se precipitando na expectativa de conseguir um emprego o mais rápido possível.

A primeira atitude de muitos é sair por aí distribuindo currículos por toda a internet e se candidatando em todas as vagas que veem pela frente. Isso sem o mínimo preparo ou estratégia de como proceder ou quais ferramentas utilizar.

E, ao contrário do que a maioria pensa, essa é a pior coisa que alguém pode fazer e, na prática, só atrapalha todo o processo. Pois, quando sai atirando para todos os lados, o profissional perde o foco e não consegue se preparar o suficiente para enfrentar o mercado em nenhuma das oportunidades que aparecerem.

Por isso, é extremamente importante que, antes de colocar as mãos na massa, você pare um pouco e defina quais são os seus objetivos. Em quais áreas você gostaria de trabalhar? Qual a sua expectativa salarial? Qual tipo de cargo você almeja?

Com as respostas para questões como essas , fica muito mais fácil se orientar, traçar a sua estratégia e não perder o foco durante o caminho. Assim, você aumenta muito as suas chances de conseguir um emprego rápido. E o melhor: um emprego no qual você realmente se sentirá satisfeito e poderá crescer!

Depois, é hora de correr atrás e aqui estão ótimas dicas de como usar a internet para aumentar as suas chances de sucesso:

Sites de vagas

Existem inúmeros sites de vagas na internet onde você pode encontrar oportunidades de trabalho nas mais diversas áreas e para os mais diferentes perfis profissionais.

Para quem procura conseguir um emprego rápido, eles são uma ótima ferramenta, pois dão acesso a um grande número de vagas em um só lugar. Assim, o profissional pode filtrar as que deseja e se candidatar sem perder tempo ou ter gastos indiretos.

Além disso, muitas plataformas disponibilizam ferramentas que facilitam todo o processo de procura e ainda te ajudam a se preparar e se qualificar. O alerta de vagas, padrão na maioria, te notificam no seu celular e e-mail sempre que uma nova oportunidade surgir, por exemplo.

Redes sociais

As redes sociais já se tornaram um canal oficial de recrutamento e seleção para muitas empresas e são um dos ambientes preferidos pelos recrutadores para buscarem e conhecerem profissionais para preencherem suas vagas.

Assim, essa é outra ferramenta que você pode utilizar para conquistar o seu próximo emprego o mais rápido possível. E aqui, a dica é seguir as principais empresas na sua área de trabalho, assim como as menores e locais nas quais você acredita que pode ter chances, e ir acompanhando as postagens.

Outra ótima ideia é participar de grupos de vagas locais e específicos para sua profissão, que são ambientes nos quais os profissionais se ajudam e de onde podem surgir grandes oportunidades.

E, claro, não poderíamos deixar de falar dele: use o Linkedin e invista no seu perfil lá dentro. Pois, por mais que a rede social não seja tão boa assim para encontrar vagas, ela proporciona o ambiente ideal para o tema do nosso próximo tópico: o networking!

Networking

Ao investir no seu networking, o que você faz, na prática, é criar uma fonte imensa de oportunidades que podem surgir e te surpreender a qualquer momento.

Isso porque, quanto mais pessoas te conhecem e sabem das suas habilidades e competências profissionais, mais chances você tem de alguma delas te contratar, te indicar no emprego ou te chamar para participar de um novo projeto.

Por isso, invista pesado no seu networking e procure ativar a sua rede de contatos. Busque também conhecer novas pessoas na sua área de trabalho pelas rede sociais, participando de eventos, palestras e workshops.

Depois que uma oportunidade surgir, não cometa o erro de descuidar do seu networking e continue a alimentar e expandir a sua rede de contatos. Garanto, valerá a pena no futuro!

Invista na sua imagem profissional!

Além de correr atrás das oportunidades, por que não trazê-las até você também? Investindo na sua imagem profissional e colocando em prática uma boa estratégia de marketing pessoal, você pode!

A sua imagem diz muito sobre você e no mercado de trabalho não é diferente. Quando você consegue transmitir uma boa imagem profissional, atrai mais pessoas para o seu trabalho, consegue destacar as suas habilidades e, consequentemente, tem mais chances de conquistar um emprego de forma rápida.

Assim, tire um tempo para trabalhar nos seus perfis nas redes sociais e melhorar o seu portfólio. Se possível, procure traçar uma estratégia de marketing pessoal mais completa, que coloque você, as suas habilidades e os resultados que já alcançou em posição de destaque e de autoridade.

É um investimento complicado e que leva tempo, mas garanto que os resultados farão valer a pena.

Capriche no currículo

De nada adianta colocar todas as dicas passadas até aqui em prática se o seu currículo, o seu documento profissional mais básico, o seu cartão de visitas para os recrutadores, não for bem elaborado e atrativo.

Por isso, antes de sair se candidatando a vagas, tire um tempo para trabalhar no seu CV e deixá-lo implacável. Estruture-o corretamente, adicione todas as informações relevantes para cada vaga e utilize uma linguagem objetiva e direta.

O objetivo aqui é mostrar ao recrutador que você é o profissional ideal para a vaga; então, não economize esforços em direção a isso.

Qualifique-se!

Por fim, essa que talvez seja a dica mais importante passada até aqui: busque qualificação! O mercado está cada vez mais saturado e competitivo, e, sem um bom preparo, é impossível se destacar em meio à concorrência.

Assim, não deixe de procurar se atualizar na sua profissão e busque cursos e qualificações que possam te ajudar a incrementar o seu currículo e acompanhar o mercado. A boa notícia é que você pode fazer isso sem perder tempo e sem gastar muito pela internet.

No Trilhas do Sucesso, por exemplo, você pode se qualificar para atuar em até 18 profissões por um preço bastante acessível. Conheça: https://trilhasdosucesso.com.br/




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *