Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

EaD de A a Z

O que é persona?

O que é persona?
JUNTE-SE A MAIS DE 200 MIL PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos! E gratuitos.

Você já passou pela situação de ter que desenvolver um material gráfico, um site, ou produzir um material e pensou qual o seu público alvo? Saiba mais sobre persona.

Contudo, quando você definiu o público alvo, percebeu que eles tinham alguns pontos diferentes entre eles?

Por exemplo: Você definiu que o seu público alvo para um treinamento são mulheres, de 18 a 29 anos que moram na região sudeste.

Contudo, veja que interessante.

Este público alvo, pode ter interesses diferentes, como por exemplo, tipo de música, horário de trabalho, se pratica atividade física, se gosta de filmes ou novelas.

Esta definição um pouco mais detalhada, é quem vai te dizer, qual a sua persona.

A persona é basicamente um desenho de como seria o seu cliente ideal, aquela pessoa que tem o potencial para consumir do seu produto ou treinamento.

Ela é importante, pois oferece um direcionamento claro para as equipes envolvidas na produção de conteúdos, projeto gráfico, e objetos de aprendizagem que serão utilizados.

Como é criada uma persona

A persona é a representação fictícia do seu cliente ideal, ou de um indivíduo que é parte do seu público alvo.

O mais recomendado é que seja baseada em dados reais.

Então informações como idade média, renda, escolaridade são informações essenciais.

A importância da criação de persona passa pela possibilidade de ter uma visão mais clara e muito mais objetiva dos seus usuários

Com essa informação em mãos é possível direcionar melhor suas estratégias de ensino, seu tom de voz no momento do treinamento e melhor ainda, aumentar o engajamento dos alunos no seu curso.

Cada treinamento é unico

Essa é uma dúvida muito comum e a verdade é que cada treinamento pode ter diferentes personas, por isso é importante que elas sejam criadas com base em dados e não apenas no “achismo” ou “intuição”.

Cada persona pode ser baseada em uma segmentação diferente do seu público alvo.

O ideal é que mais de um setor da empresa possa contribuir para o desenvolvimento da persona.

Afinal, cada um deles tem uma interface diferente com o aluno e pode auxiliar com uma percepção sobre o treinamento ideal.

E você, já mapeou a persona ideal do seu curso online? 

Este é mais um vídeo da série EaD de A a Z. Acompanhe os outros temas para ficar por dentro de todos os conceitos.