Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Create

Power skills: conheça essa tendência

Power skills: conheça essa tendência
JUNTE-SE A MAIS DE 200 MIL PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos! E gratuitos.

Você já ouviu falar sobre soft skill ou hard skills? São dois conceitos que estão sendo cada vez mais utilizados, principalmente no meio corporativo. Agora, surge um novo conceito: power skills.

Entender a importância dessas habilidades, no entanto, pode começar ainda quando são apenas alunos. E, aliás, essa é a melhor maneira de preparar os estudantes para o mercado de trabalho.

Neste artigo você vai compreender melhor do que se tratam tais habilidades, quais são elas e como desenvolvê-las ao decorrer da vida para atingir o sucesso profissional pleno.

Soft Skills e Hard Skills: o que são e como ajudam os alunos
As soft skill e as hard skills, ao contrário do que muitos pensam, não são habilidades opostas, mas, sim, complementares.

A começar pelas hard skills, estas são habilidades técnicas que você desenvolve com estudo e experiência prática.

Quando você escreve um currículo, por exemplo, costuma colocar apenas as suas hard skills. Onde formou, qual é o seu nível de estudo, quais cursos ou treinamentos realizou, quais são suas experiências profissionais…

Ou seja, tudo aquilo que você realizou que contribui para a sua formação técnica. São habilidades que mostrarão que você tem capacidade para atuar em determinado cargo.

Tais características são mensuráveis e mais fáceis de avaliar. O mesmo já não pode ser dito sobre as soft skills! Em português podemos chamá-las de habilidades suaves, as quais estão mais relacionadas com o nosso comportamento.

Nos últimos anos a importância dessas habilidades tem ganhado cada vez mais ênfase, pois o mercado de trabalho preza cada vez mais por um ambiente saudável.

De nada adianta um funcionário extremamente experiente, mas que não sabe trabalhar em equipe ou se comunicar com seu time. É preciso desenvolver habilidades emocionais.

E porque os alunos já devem tomar conhecimento disso?! Ambos os conceitos não são construídos da noite para o dia. Dessa forma, a construção desde antes de ingressar no mercado de trabalho faz muito sentido.

A preparação de uma pessoa que já vem trabalhando nessas habilidades é muito maior do que aqueles que aparecem totalmente crus no mercado de trabalho.

A importância das hard skills é algo mais visível, mas a soft skill também é fundamental e precisa ser trabalhada pelos alunos.

E as power skills, o que são?

Enquanto hard skills são conhecimentos técnicos que exigem uma verificação aprofundada para comprovar a competência de um profissional em relação a uma determinada habilidade, soft skills são aptidões mais abstratas e voltadas para as relações humanas.

Atualmente, o profissional que as empresas procuram é aquele que soma as hard skills às soft skills. Ou seja, ele deve ser tecnicamente competente em sua profissão e, ainda, saber se comunicar bem e se relacionar com os membros da equipe, clientes e demais pessoas envolvidas no ambiente organizacional.

Espera-se que o profissional dos tempos atuais saiba interpretar cenários críticos e use a criatividade para chegar em soluções inovadoras. Ele deve ser capaz de lidar com momentos de dificuldades e pressão, nos quais deverá ter inteligência emocional bem desenvolvida para enfrentar todos os desafios.

Dado o contexto, podemos afirmar que as power skills são justamente quando ocorre essa soma de habilidades técnicas — hard skills — com as aptidões comportamentais — soft skills. Em outras palavras, é quando o colaborador tem seus conhecimentos técnicos potencializados e, ainda, é capaz de elevar sua capacidade profissional para lidar com o cotidiano corporativo a um outro patamar.

Power skills são as habilidades poderosas que uma empresa moderna busca no mercado de trabalho. Elas se referem ao conjunto de habilidades que vão diferenciar um grande talento de um profissional comum. Ao desenvolver as power skills, é possível ter um repertório muito mais amplo para lidar com qualquer situação do cotidiano de trabalho.

Principais power skills


As power skills são compostas pode sete diferentes habilidades, que se complementam entre si. A seguir, mostraremos quais são essas competências nas quais o RH pode investir para transformar sua equipe de colaboradores nos melhores talentos do mercado.

  • Habilidade de energia: saber solucionar problemas
  • Habilidade de poder: tomar decisões inteligentes
  • Habilidade de poder: saber julgar com base nos critérios corretos
  • Habilidade de poder: saber se comunicar
  • Habilidade de energia: fazer autogestão
  • Habilidade de poder: saber colaborar
  • Habilidade de poder: ter visão abrangente

Desenvolva habilidades

A Avante Brasil promove cursos personalizados para os mais diferentes nichos, inclusive para temas como power skills. É possível desenvolvê-los de maneira pontual para o seu trabalho ou ensino, aproveitando todos os conceitos da forma mais prática possível. É uma maneira de fazer do ensino algo ainda mais proveitoso do que o normal.

Quer saber mais sobre como aprender power skills? Agende uma reunião com um de nossos especialistas.

TAGS: