Você já ouviu falar do método Rapid Learning? Se você é responsável por um departamento ou até mesmo deseja que você e seus colegas de trabalho melhorem na performance, talvez esse seja o método ideal.
Hoje em dia as empresas estão investindo cada vez mais em cursos e treinamentos para a sua equipe, pois já ficou mais do que claro que os resultados dessas interações são realmente promissores.
Se você deseja melhorar as skills dos funcionários da empresa, conhecer um pouco mais sobre este método pode ser a chance que você estava procurando para realizar um evento desse tipo.
O que é Rapid Learning
Mas, afinal, o que é Rapid Learning? Traduzindo ao pé da letra, a expressão significa Aprendizado Rápido. A tradução já diz muito sobre o método, não é mesmo?
São cursos e treinamento de curta duração, mas que promovem um boom de informação para todos os participantes.
A ideia é fornecer várias informações em um curto período de tempo, misturando teoria e prática para que o entendimento do assunto seja o mais completo possível naquele intervalo de tempo.
Normalmente os assuntos são de menor complexidade, mas o método não se baseia em falar ou fazer pouco, mas, sim, com grande energia, intensidade e interação.
O Rapid Learning promove aos funcionários muito aprendizados em pouco tempo. Todos saem ganhando com isso, principalmente a própria empresa. Afinal, os funcionários estarão mais bem qualificados para fazer os respectivos trabalhos.
Quando o Rapid Learning é indicado
Apesar de o Rapid Learning ser um método eficaz e promover resultados satisfatórios para a equipe, há situações onde ele é mais indicado. Veja quando o método de aprendizado rápido é recomendado:
- Quando há a necessidade de um treinamento de urgência e deve ser feito em pouco tempo. Exemplo: novos procedimentos da corporação, sanção de leis que mudam algo no processo
- Erros de concorrentes que levaram a grandes consequências (entra o imediatismo de corrigir os processos da própria corporação)
- Orçamento curto para cursos mais robustos (por ser aplicado em menor tempo, o ensinamento rápido acaba sendo mais recomendado)
- Projetos que possuem prazos mais apertados e que ainda precisam de maior instrução da equipe
Essas situações são perfeitas para aplicar o Rapid Learning, pois os colaboradores conseguirão absorver o máximo de informação pertinente no tempo que lhes é proporcionado.
Entretanto, é preciso salientar que apesar de eficaz, nem sempre este método será recomendado e é preciso saber analisar isso.
Em alguns casos há a necessidade de um treinamento mais detalhado e demorado para que a equipe realmente desenvolva as skills necessárias.
Quais são os principais benefícios deste método
Quando o Rapid Learning é utilizado nas situações convenientes tem muito a acrescentar para a empresa, trazendo uma série de benefícios, como:
Redução de custos
O Rapid Learning não é um método que exige muita complexidade de processos, o que já reduz o orçamento de forma orgânica.
Além disso, as horas demandadas para todo o treinamento são consideravelmente reduzidas, o que também reduz todo o custo de implementação para a empresa.
É possível ter uma ótima experiência e renderá muitos frutos gastando bem menos.
Agilidade na produção
Nem todos os cursos estão prontos e adequados para o seu tipo de empreendimento. Muitas vezes é necessário desenvolver e adaptar o conteúdo para o seu negócio.
Como é um método mais enxuto e simples, toda essa criação também se torna mais ágil. Ou seja, você já começa economizando tempo desde o início.
Otimização do tempo
E falando em economia de tempo, com certeza esse é um dos benefícios do Rapid Learning. Não é segredo para ninguém que tempo é dinheiro e que as horas dedicadas aos funcionários são pagas.
Sendo assim, cursos ou treinamentos muito extensos irão consumir as horas trabalhadas. Sendo algo mais breve, porém intenso, você estará promovendo grande carga de conhecimento em pouco tempo.
Absorção dos conteúdos
Umas das premissas do método é que tudo seja feito de forma expressa, incluindo a absorção de conteúdo.
O Rapid Learning traz conceitos mais simples e intuitivos, fazendo com que cada um aprenda de forma muito mais rápida e sem pecar na qualidade de entendimento.
Enfim, os benefícios são grandes e você verá isso, na prática! Enquanto isso, veja alguns casos de sucesso aqui.
Maior integração entre o time
Promover cursos ou treinamentos para todo o departamento ou empresa é uma ótima forma de melhorar o relacionamento entre a equipe. O tempo passado juntos e a colaboração aumentam os laços entre os funcionários.
Alivia o cansaço
Mesmo que você ame o seu trabalho, a rotina acaba cansando um pouco a todos nós. Esses eventos, mesmo que curtos, têm a capacidade de dar mais ânimo para todos.
É um momento de maior descontração, sem pressão e irá ajudar a melhorar a performance de todos.
Como aplicar o Rapid Learning
Não há uma receita para desenvolver esse método, pois cada negócio possui as suas particularidades e, consequentemente, os funcionários têm as habilidades que precisam ser trabalhadas.
Por isso, se você deseja aplicar um curso do tipo Rapid Learning em sua empresa é importante contar com uma equipe de profissionais para desenvolver esse papel.
Dessa maneira você terá a garantia de que o método será aplicado da melhor maneira possível e que toda a sua equipe absorverá o máximo de informação no curto intervalo de tempo.
E, claro, todo esse conhecimento será efetivamente de bom proveito para a própria empresa, já que os funcionários conseguirão melhorar a sua performance.
Se você avaliou a situação e acha que o método de rápido aprendizado poderia ser algo interessante (ou até mesmo deseja que essa avaliação seja feita por uma equipe), fique sabendo que há boas oportunidades no mercado.
Uma dessas possibilidades é a Avante Brasil, a qual aplica com maestria o método do Rapid Learning. Gostaria desta solução na sua instituição? Agende uma reunião com o nosso especialista.