Os recursos multimídia devem ser utilizados levando em conta a facilidade de utilização por parte do professor/tutor e a recepção por parte dos alunos. Utilizar uma ferramenta sem o domínio necessário pode acabar atrapalhando em vez de ajudar.
Com tantas ferramentas disponíveis, quais utilizar para potencializar o ensino na EaD? Conhecer as especificidades de cada suporte é fundamental para que você desenvolva o conteúdo adequado, seja durante as aulas ou como material de apoio.
Tenha sempre em mente que os recursos são aliados no processo de ensino-aprendizagem, mas não substituem a capacidade didática e criativa do professor. Por isso, o melhor recurso é aquele que vai te ajudar a passar o conteúdo de maneira segura e compreensível.
Muitas possibilidades
Inúmeras ferramentas multimídia estão disponíveis, cada uma com linguagem própria. Ao organizar o conteúdo das aulas ou o plano de estudos, leve em consideração quais podem auxiliar a passar melhor o conteúdo.
Confira a seguir algumas delas e as principais possibilidades de uso:
Mapa mental:
ajuda a apresentar processos complexos de maneira esquematizada, auxiliando na compreensão de fluxos e estruturas a partir da visualização das interações entre as diversas etapas ou elementos.
Vídeoaula:
auxilia na apresentação dos conteúdos a partir do suporte audiovisual. É uma das ferramentas mais utilizadas na EaD e apresenta a potencialidade da visualização do professor, de maneira similar à explanação presencial.
Infográfico:
facilita a compreensão de processos com a utilização de imagens, legendas ou textos e, em alguns casos, animação. É uma ferramenta com bastante potencialidade na fixação de conteúdos apresentados pelo professor.
Podcast:
a narração em áudio tem a vantagem de poder ser ouvida enquanto o aluno desenvolve alguma outra ação. É uma ferramenta auxiliar na revisão de assuntos explanados pelo professor, apresentando o conteúdo de maneira mais simplificada e remissiva.
Apostilas e livros digitais:
suportes para conteúdos textuais e imagéticos, como fotografias, gráficos e tabelas. Bastante utilizado para a apresentação aprofundada dos conteúdos, com a possibilidade de poder ser acessado em diversas plataformas digitais ou até mesmo ser impresso.
Bom senso
Ao utilizar os recursos multimídia, leve em conta que menos pode ser mais, o que significa que nem sempre é necessário utilizar todas as ferramentas disponíveis para passar determinado conteúdo.
A utilização de muitos recursos pode ter o efeito inverso: em vez de prender a atenção do aluno, acaba por dispersá-lo.
Por isso, quando estiver desenvolvendo suas aulas ou o material de apoio, procure saber qual o público-alvo, a fim de apresentar estratégias mais adequadas à faixa etária e ao perfil dos alunos.
Obter o retorno dos alunos, o que pode ser feito por meio de questionários, é uma boa forma de saber quais as ferramentas estão sendo mais eficazes no processo de aprendizagem. Assim, é possível potencializar seu uso ou repensar meios de utilizar o que não estão funcionando bem.