Reportagens

Repositor de mercadorias - Chance de crescimento!

Repositor de mercadorias - Chance de crescimento!
Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

O que um Repositor de Mercadorias faz? Você tem interesse em trabalhar na área, mas não sabe muito bem como funciona? Já é profissional do ramo e gostaria de saber mais como se tornar ainda mais capacitado e melhorar seu currículo para aumentar suas chances de promoções e crescimento dentro da empresa? Essas e outras dúvidas nós respondemos para você neste artigo, acompanhe só!

Repositor de mercadorias: o que faz?

A principal função do repositor de mercadorias é repor e arrumar mercadorias em prateleiras, organizar e abastecer gôndolas de produtos, retirar mercadorias do estoque, prestar atendimento aos clientes, tais como troca de mercadorias e participar de inventário de mercadorias para reposição.

Outra coisa que podemos mencionar o que faz um repositor de mercadorias, é que ele possibilita que os compradores em potencial visualizem e examinem os produtos, disponibilizando-os de forma organizada. Este profissional é responsável por posicionar os produtos nos locais adequados, aproveitando bem os espaços disponíveis. Além disso, deve apresentar mercadorias atraentes.

Vai atuar em estratégias visuais para evitar que determinados itens fiquem encalhados e sejam perdidos por ter o prazo de validade vencido. Aliás, por falar em prazo de validade, outra função desse profissional é verificar dados sobre as mercadorias para evitar que produtos fora do prazo de validade sejam expostos e comercializados.

 

Quais as habilidades de um repositor de mercadorias?

Para que o profissional desempenhe bem a função: repositor de mercadorias é essencial que possua organização e atenção aos detalhes, afinal, o trabalho do repositor é a última etapa da cadeia logística, que leva as mercadorias do estágio de matéria-prima ao da fabricação e desta, ao consumidor final.

Assim sendo, o modo de dispor produtos e materiais informativos influencia na qualidade da experiência dos compradores e potenciais consumidores, assim como nos padrões de compras. 

Vale ressaltar que as atividades mencionadas podem ser diferentes, dependendo da empresa. Mas, em geral, são tarefas similares a essas que você realizará ao atuar como repositor de mercadorias. Simples e interessante, não acha?

Como se trata de um setor que mantém o que será entregue diretamente ao cliente, é extremamente necessário que o repositor saiba muito bem o que está fazendo, conheça os produtos e onde eles ficam, porque se isso não estiver acontecendo, pode ocasionar prejuízo pro dono e clientes insatisfeitos.

Para que o profissional possa executar sua função de maneira adequada, elencamos as qualidades mais valorizadas pelas empresas:

  • Ser ágil.
  • Zelar pelo asseio próprio, dos produtos e ambiente.
  • Saber trabalhar em equipe.
  • Manusear equipamentos como empilhadeiras e escadas.
  • Prestar atenção ao ambiente e às tarefas.
  • Se mostrar cuidadoso no desempenho de suas funções.
  • Ser dinâmico.
  • Demonstrar honestidade.

Segundo pesquisas, é comum empresas com gerentes e outros chefes de setor que começaram como repositores de mercadorias e foram conquistando novos cargos ao longo dos anos. Ótima oportunidade, não acha? O mais interessante é que muitas pessoas têm chances de ser contratados para vagas de repositor, com orientações e treinamento, você poderá desenvolver estas habilidades e levar vantagem no currículo!

Repositor de Mercadorias: Salário

Obviamente que se você pensa em trabalhar nessa área de atuação ou quer saber se está ganhando o piso salarial correto, caso já exerça essa função na empresa, precisa saber qual a média salarial do profissional repositor. 

Segundo o site salario.com, o salário: repositor de mercadorias gira em torno de R$ 1.252,00 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais de acordo com o CAGED do MTE e pesquisa do Salario.com.br no período de 12/2018 até 07/2019.

É claro que de acordo com a influência de alguns fatores, a remuneração pode variar. Isto é, a experiência dele na área, os cursos realizados, certificação e também a região do país. Mesmo assim, trata-se de um salário interessante para começar, não acha?

Além disso, não podemos nos esquecer que as empresas costumam oferecer benefícios, como vale-alimentação, vale-transporte e plano de saúde. Por fim, o mais interessante é que, após um tempo de empresa, a tendência é o salário aumentar e o profissional receber promoções.

O que um repositor de mercadorias precisa saber?

O perfil mais procurado pelas empresas para contratar:

  • Jovens com idade entre 18 a 35 anos.
  • Ambos os sexos.
  • Ensino médio completo.
  • Curso de qualificação de Estoquista.

Se você ainda não possui alguma das características ou habilidades demandadas, não desanime. Você pode se capacitar para desenvolver cada uma delas, ok?

Mas o que é necessário um repositor de mercadorias conhecer para poder desempenhar as funções? Para se tornar repositor, o profissional precisa ter o ensino médio completo. Além disso, as empresas dão preferência aos candidatos que possuem certificado em curso de qualificação em Reposição de mercadorias.

Existe uma variedade de cursos  em formato online, enquanto outros pertencem à modalidade presencial.

Qualificação com cursos e certificação

Com intuito de treinar os estudantes e capacitá-los para exercer a função de repositor de mercadorias, por isso, pode valer a pena realizar cursos de capacitação nessa área, de modo a aumentar as chances de conseguir um emprego.

Em todas as regiões do país há estabelecimentos que precisam do serviço destes profissionais. Por esse motivo, a função deve permanecer como fonte de vagas de trabalho, atraindo atenção de pessoas em busca de emprego.

Os cursos de capacitação para estoquista podem ter duração de 240 horas e apresentar investimentos variados de até mesmo $250,00.

Aspectos que o curso profissionalizante de repositor de mercadorias abrange:

Compras e negociação: o aluno aprende a realizar negociações em compras, mobilizando conhecimentos, habilidades e valores relacionados ao processo, com vistas a alcançar os objetivos da empresa.

Matemática básica: oferece uma revisão do conteúdo aprendido no Ensino Fundamental, o que ajuda os alunos a fixarem conhecimentos básicos de matemática.

Administração do tempo: ensina técnicas com eficácia comprovada de organização e controle de prioridades.

Técnicas de memorização: o aluno aprende uma série de técnicas e exercícios que vão lhe ajudar a aprimorar de forma significativa sua capacidade cognitiva. 

Qualidade e implantação de 5s: O 5s é uma das ferramentas do pensamento Lean que nos ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias.  Esta metodologia melhora o clima organizacional, a produtividade e consequentemente a motivação dos funcionários e é dividida em 5 palavras de origem japonesa: seiri (senso de utilização), seiton (senso de organização), seiso (senso de limpeza), seiketsu (senso de padronização) e shitsuke (senso de disciplina).

Depoimento de quem fez o curso

“Não tive muitas oportunidades de estudo quando mais jovem e por ser bastante organizado, achei que poderia pender para a área de repositor. Gostei muito do curso, aprendi coisas interessantíssimas que me deixaram um passo à frente no mercado de trabalho. Recomendo muito a Trilhas do Sucesso!” (Cléber P. Arruda)

Onde se profissionalizar

Com o objetivo de gerar aprendizado contínuo, a proposta da escola é que o aluno siga uma trilha de conhecimentos e receba o certificado da profissão que escolheu. Além disso, os valores do Trilhas do Sucesso ($19,90 mensais) estão diretamente associados ao propósito de formar profissionais qualificados com baixo custo, contribuindo assim para o incentivo educacional e apoio para aqueles que procuram por uma oportunidade de emprego. O portal Trilhas do Sucesso oferece um caminho para acelerar sua entrada no mercado de trabalho. Conheça já! 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CADASTRE-SE E PEGUE
O SEU E-BOOK AGORA! É GRÁTIS

Aprenda a deixar seu currículo perfeito. Impossível de ser ignorado.