Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

EaD de A a Z

O que é repositório digital?

O que é repositório digital?
JUNTE-SE A MAIS DE 200 MIL PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos! E gratuitos.

O repositório digital geralmente é um diretório gerenciado para armazenar e descrever objetos.

Repositórios são ferramentas para o armazenamento central de dados, documentos, objetos e programas com seus metadados.

Esse banco de dados de repositório permite o armazenamento sistemático do código de programa, fragmentos de código, modelos e seus componentes.

Além dos dados reais, as várias versões, conceitos e seus desenvolvimentos também são armazenados em um arquivo de repositório digital, onde todos os módulos de software guardados são armazenados com todas as informações.

Em princípio, o repositório digital é diferenciado de acordo com as áreas de aplicação em que são utilizados. Uma seleção:

Repositório para controle de versões: Os repositórios são amplamente utilizados no desenvolvimento de jogos, softwares, aplicativos e outros produtos de TI.

A variante clássica na criação e gerenciamento de software é chamada de Sistema de Versões Concorrentes (CVS).

Este sistema tem sido continuamente desenvolvido e é usado em muitos repositórios diferentes, como o GitHub por exemplo.

O princípio é que um arquivo é carregado do repositório (check-out) para editá-lo e, em seguida, carregado de volta ao repositório (check-in).

Quaisquer alterações nos arquivos são registradas em um log e podem ser visualizadas e alteradas.

Repositório para metadados: Em infraestruturas de TI complexas, os repositórios são usados ​​para integrar certas funções e componentes do sistema na infraestrutura.

Os chamados sistemas altamente integrativos requerem repositórios que descrevem todo o sistema em si e contenham dados sobre o ambiente de tecnologia da informação ou periféricos.

Se o sistema tiver que reagir a mudanças, é possível fazê-lo graças a uma meta-abordagem descrita como ‘definir em vez de programar’.

Os repositórios de metadados permitem que o sistema reaja às alterações de forma rápida e fácil, sem a necessidade de escrever código-fonte ou programas para essas alterações.

Especialmente em armazenagem de dados, arquiteturas orientadas a serviços (SOA), e também em computação em nuvem, esses repositórios são usados.

A utilização de repositórios digitais nos dias de hoje, são importantes para a segurança, distribuição e armazenagem de conteúdos online.

Quer saber mais sobre este e outros temas?

Então acompanhe a série EaD de A a Z