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Saiba como utilizar o storytelling no EAD

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Como usar storytelling no EAD

No artigo anterior você leu sobre o que é storytelling. Agora, vamos falar sobre como usar o storytelling no EAD.

O storytelling pode ser utilizado nos conteúdos mais diversos de EAD. E é particularmente útil em treinamentos que envolvem comportamento e relacionamento, como: atendimento, vendas, negociação e liderança. O storytelling pode estar presente na transmissão do seu conteúdo como:

Enquadramento da audiência do storytelling no EAD:


Como falamos anteriormente, a identificação dos colaboradores com a história que está sendo contada é fundamental para a construção de um storytelling envolvente. Sendo assim, você pode, e deve, usar a técnica para colocar o colaborador como o próprio personagem, construindo um cenário no qual ele interage e toma as decisões.

A história por si mesma:


Nada melhor para aprender um conteúdo do que ser apresentado ao próprio conteúdo! Então, por meio de técnicas audiovisuais, por exemplo, você consegue falar do assunto sem comparações, apenas construindo uma apresentação. Ou seja, não economize elementos para ilustrar o storytelling. Um bom design instrucional fará toda a diferença no seu projeto.

Uma boa narração pode ser bem-vinda, mas cuidado para não distrair seus colaboradores:


Se você optou por narrar a história em áudio, certifique-se de que o locutor está agindo apenas como um guia para os colaboradores, e não está se tornando o protagonista da história. Pois isso poderia distrair os colaboradores do foco principal que é absorver o conteúdo que está sendo transmitido. Além disso, um narrador prolixo, com um sotaque marcante ou com alguma falha na dicção pode se tornar uma distração no treinamento.

O objetivo deve ser claro


Faça com que suas intenções estejam bem claras;
A personagem, que é a audiência, que deverá ser a protagonista da história;
Faça uso da emoção;
Não faça da história algo muito complicado: simplifique;
Deixe claro o porquê de aquela história estar sendo contada.

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