Talvez você pense que o termo “sala de aula invertida” está relacionado à posição física de um ambiente de ensino, e é natural que tenha esse tipo de pensamento, mas não é isso que essa expressão quer dizer.
Na verdade, ela está muito mais relacionada ao ensino a distância do que você pode imaginar. Para te provar, neste texto nós vamos explicar a fundo esse conceito, não deixando também de mostrar as vantagens desse método para quem trabalha com cursos on-line.
Assim sendo, prepare-se para aprender mais sobre a ideia de sala de aula invertida e tudo que ela vem a oferecer no cenário dos estudos on-line. Conferira todas as dicas e informações que nós vamos trazer a seguir para você!
Entenda a fundo o que é a ideia de sala de aula invertida
A ideia de sala de aula invertida baseia-se em um conceito de inversão do que entendemos como ensino tradicional. Nessa nova proposta os alunos se aproximam do material de aprendizado quando estão fora da sala de aula, o que costuma acontecer com:
- Leituras de conteúdos virtuais ou físicos.
- Vídeos sobre o tema em questão.
- Conferências de vários tipos.
Isso faz com que o tempo em sala de aula seja usado apenas para a assimilação do conhecimento com o qual o aluno já teve contato, tornando esse momento de aprendizagem muito mais dinâmico e interativo, facilitando o uso de recursos como:
- Os debates sobre o tema.
- O desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas.
- As discussões sobre o assunto.
Conheça as vantagens desse tipo de abordagem de ensino
A proposta da sala de aula invertida soa um pouco inesperada e surpreendente para quem está acostumado com o método tradicional de aprendizagem e de ensino, mas as vantagens que ela traz são, com certeza, indiscutíveis!
É provável que você não faça ideia dos benefícios que se escondem por trás desse método, e é por isso que vamos apresentá-los de forma clara a seguir. Dê uma olhada:
1) O tempo de aula é mais bem aproveitado.
Um dos grandes benefícios da ideia de sala de aula invertida é que o tempo em sala de aula acaba sendo muito mais funcional e eficaz para o que ele realmente se destina, que é a assimilação do conteúdo em questão.
Torna-se possível discutir os assuntos em voga e aplicar atividades funcionais para facilitar a aprendizagem dos alunos, algo que não costuma ser possível em aulas em que a exposição do tema toma quase metade do horário disponível, e algumas vezes até mais.
Selecione CEO Diretor Coordenador Equipe de Tecnologia Equipe Pedagógica Professor Quero saber mais de EaD
Além disso, o acesso ao estudante e a compreensão das suas dificuldades individuais ficam mais fáceis para o professor, assim como o entendimento do que torna complexo o aprendizado para aquela turma específica.
2) Os estudantes chegam mais preparados às aulas.
Quando você disponibiliza os materiais para aprendizado com antecedência para os alunos, o tempo de aula não só é mais bem aproveitado como os alunos também chegam na sala bem mais preparados, significando que ideais, questionamentos e debates sobre o assunto vão surgir de forma mais constante e superior.
Quando o professor expõe o assunto da vez ainda em sala de aula e o aluno não tem muita noção do que se trata, passa boa parte do tempo em classe perdido e confuso, tentando assimilar o que puder para ir bem na prova, e apenas aqueles estudantes mais curiosos aventuram-se a interagir e participar.
Nesse caso tudo muda, porque os alunos tiveram tempo para analisar o conteúdo no seu próprio ritmo, no ambiente de sua preferência, e conseguiram aprender o mínimo para serem mais ativos em sala, não sendo apenas receptores do aprendizado, mas atores desse importante processo!
3) A tecnologia se torna mais integrada.
Outra instigante vantagem sobre a sala de aula invertida é que ela dá a chance de os tutores integrarem o aprendizado de seus alunos com a utilização da tecnologia em um nível bem mais profundo.
Isso pode ser muito interessante, especialmente se considerarmos que vivemos em tempos em que estamos todos muito mais conectados a esse tipo de dispositivo, e a maioria de nós sofre para desapegar do próprio computador ou celular.
Agora, se você pode aprender por meio desses meios, é bem mais fácil ter interesse no que está sendo discutido no seu curso e em sala de aula, e, com certeza, é bem mais provável que o estudante tenha um melhor desempenho e se desenvolva ainda mais em seu alvo de busca e aprendizagem. Entre os meios que podem ser usados para esse fim, podemos citar, sem dúvida:
- Os questionários on-line.
- Os debates em fóruns.
- As discussões em plataformas.
Assim, a conexão desses alunos com o material e o conteúdo de aprendizagem torna-se superior, porque os documentos estão disponíveis no mesmo locam em que eles estão acostumados a interagir, e, com toda a certeza, os resultados dessa equação tendem a ser positivos para todos, tanto para as instituições quanto para os professores, além de, claro, para quem quer estudar e evoluir pela educação!
Considerar novos métodos é o melhor caminho
A educação tradicional deve ser sempre fomentada e desenvolvida, mas parte desse processo acontece quando questionamos o que está sendo feito atualmente e tentamos aprimorar e melhorar, para que o procedimento seja adequado aos nossos tempos e à nossa realidade!
Há quem resista a esses ventos e pense que isso é errado, funcionando como uma crítica ao que por tanto tempo foi feito, mas a verdade é que a necessidade de transformação é sempre positiva, por ser mais inclusiva, trazer mais aberturas e possibilidades, e por nos levar aonde jamais imaginários que poderíamos chegar! Sendo assim, vale a pena considerar a ideia de sala de aula invertida para o seu método de ensino e para o seu curso, porque os benefícios e as vantagens que ele traz são, com certeza, indiscutíveis e indispensáveis no nosso momento atual! Agora, para ir além, vale a pena ler o texto sobre jogos interativos, clicando aqui.