Antes de te responder, me diga uma coisa. Você já passou pela situação de ter que pegar um curso que estava em um LMS e teve que passar para outro de um parceiro ou instituição? Veja mais sobre SCORM.
Se você já passou por isto, sabe como pode ser complicada e trabalhosa esta tarefa, ainda mais se o seu curso dispõe de muitos recursos pedagógicos.
Você deve tá se perguntando agora.
Tá, mas o que isto tem a ver com o SCORM?
Vamos a um exemplo para melhor compreensão do SCORM. Você tem dezenas fotos em uma pasta e precisa enviar para um amigo. Você prefere mandar foto por foto?
Ou, você irá compactar a pasta (famoso zipar a pasta) e encaminha tudo de uma vez?
Pois é, compactar e mandar tudo de uma vez, não é mesmo?
Este é o SCORM.
Um padrão internacional para cursos online, que visa facilitar a transferência de conteúdos entre sistemas de gestão de aprendizagem.
Desta forma, quando o Scorm é utilizado como formato de um curso, é bem provável que qualquer plataforma irá reconhecê-lo.
A palavra Scorm deriva do inglês ” Sharable Content Object Reference Model”, que ao traduzir para o português significa:
Modelo de Referência de Objeto de Conteúdo Compartilhável.
O padrão Scorm vem sendo usado com mais frequência porque assegura que o conteúdo possa ser compartilhado em diversas plataformas que são compatíveis com esse modelo.
Existem duas versões:
- Versão 1.2- Essa versão indica o progresso do aluno, ou seja, o quanto ele já estudou.
- SCORM 2004- Essa versão apresenta informações mais detalhadas sobre o progresso do aluno e quantos pontos ele fez ao concluir o curso.
Resumindo.
O padrão SCORM é um empacotamento do seu curso e que permite que o conteúdo possa ser compartilhado com outras plataformas.
Se você está querendo implantar um sistema de ensino a distância é importante saber se o LMS de sua preferência aceite arquivos em SCORM.
Este é o EaD de A a Z, o dicionário de educação a distância.
Siga a gente e fique por dentro de todas as novidades, não importa o dia ou a hora estaremos aqui para te ajudar.