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Soft Skills Por WhatsApp? Sua Instituição Precisa Pensar Nisto

Soft Skills Por WhatsApp? Sua Instituição Precisa Pensar Nisto
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Você já ouviu falar sobre soft skills? O tema, junto com as hard skills, está sendo cada vez mais comentado no ambiente corporativo e realmente tem se mostrado peça fundamental para obter uma boa performance.

Aprofundando nesse universo, como será que é possível aplicar essas técnicas em uma conversa do WhatsApp ou qualquer outro meio de comunicação digital?

Como esses aplicativos estão fazendo parte da rotina das empresas (seja o contato entre o próprio time, seja contato com clientes ou leads), entender como aplicar o princípio é muito importante. E é sobre isso que vai aprender neste artigo!

O que são as soft skills

As soft skills, como a tradução literal explica, são as chamadas “habilidades suaves”. É um conceito que está relacionado às características específicas de um profissional.

Sempre ao lado deste termo é muito comum vermos algo sobre as hard skills e, de fato, quando você entende esses dois conceitos é mais fácil de diferenciá-los.

As hard skills nada mais são do que habilidades técnicas. Então, por exemplo, se você é um contador, suas hard skills estão relacionadas com as suas técnicas e conhecimentos em contabilidade.

Já as soft skills estão relacionadas com habilidades comportamentais. Ou seja, é a forma como o funcionário lida com o outro no ambiente de trabalho, bem como a forma com que lida consigo mesmo e suas emoções.

Se você é uma pessoa que tem ótimo controle emocional e consegue lidar bem com as pessoas do ambiente de trabalho, mesmo perante dificuldades, então você possui ótima performance em soft skills

São habilidades bem subjetivas e é realmente algo difícil de ser mensurado, é mais uma relação de “sentir”. Como as pessoas se sentem ao trabalhar com você? Como você se porta quando está sob pressão?

Notou que as habilidades comportamentais andam ao lado das habilidades técnicas? Para ser um bom profissional é preciso ter o domínio dos dois conceitos. Um não adianta sem o outro.

E o que tudo isso tem a ver com o WhatsApp? Bem, é importante cultivar essas habilidades durante conversas nos aplicativos.

E, acredite, pode ser até mais difícil de ser interpretado, visto que o fato de não estar falando com a pessoa pessoalmente pode gerar alguns equívocos.

Quais são as principais soft skills

Ao entender as principais soft skills fica mais fácil compreender como elas podem ser aplicadas em uma conversa de WhatsApp. A seguir há uma lista de habilidades que você pode começar a trabalhar em suas conversas:

  • Princípios éticos

Princípios éticos não são coisas que você aprende em um curso de física ou qualquer outra matéria técnica. São princípios que você aprende a partir da educação que recebeu e é muito importante aplicá-los em todos os lugares, com todas as pessoas.

Sempre seja ético em uma conversa, principalmente em um aplicativo onde as mensagens ficam registradas.

  • Atitude positiva

É possível ser positivo por mensagem, mesmo que seja apenas uma frase cheia de incentivo para algum colega de trabalho seu. Isso faz toda a diferença no dia a dia da equipe e não vai tomar mais do que 10 segundos do seu dia.

  • Educação

Mesmo que você já tenha tido contato com a pessoa no dia, seja educado nas mensagens com o “Bom dia!” ou “Boa tarde!”.

Seja cortês e evite ser tão direto, isso dá a impressão que você está “mandando” na outra pessoa com um tipo de comunicação muito fria.

  • Agradeça

Não deixe a outra pessoa sem resposta, principalmente se foi você quem a foi procurá-la para pedir algo ou informação. Agradeça gentilmente sempre.

  • Comunicação

As mensagens podem gerar certa falha no entendimento, principalmente no que se refere ao tom. Tente usar a comunicação a seu favor para não deixar que fique subentendido ou com duplo sentido.

Enfim, de modo geral, seja gentil, educado e comunicativo em suas mensagens. O WhatsApp é um aplicativo informal, mesmo quando usado em ambiente corporativo, então crie um ar mais amigável e casual.

Não dê a impressão que as outras pessoas podem vir a te incomodar se lhe mandarem uma mensagem ou coisa do gênero.

Quer conhecer alguns casos de sucesso com as aplicações de soft skills? Conheça alguns cases de sucesso.

Qual a importância das soft skills

A essa altura você já deve ter compreendido a importância das soft skills no ambiente de trabalho.

Muitas pessoas são admitidas pelas suas hard skills, mas podem ser demitidas pela falta de habilidades suaves.

Caso você almeja se tornar um líder (ou até mesmo já seja), desenvolver essas habilidades é fundamental para que você efetivamente coordene a sua equipe de modo adequado.

E isso é inválido apenas para os gestores, mas para toda a equipe. Desenvolver essas habilidades torna o ambiente de trabalho muito mais agradável e a consequência disso são os melhores resultados.

Uma empresa não deve focar somente nas habilidades mecânicas e intelectuais, mas também emocionais. Somente dessa forma terá uma equipe completa e equilibrada.

Mas será que tudo isso é fácil? A resposta é: não! Nem sempre é simples desenvolver soft skills de forma plena.

É por conta disso que existem várias consultorias que trabalham esse tipo de desenvolvimento nas empresas.

Há vários cursos, treinamentos, palestras e coisas do gênero para ajudar a transformar todo o seu ambiente de trabalho.

Caso você esteja sentindo um clima tenso entre a equipe, esse tipo de evento se torna ainda mais necessário.

Uma das opções que você irá encontrar é a Avante Brasil, uma empresa de consultoria empresarial voltada para treinamentos e cursos (há os mais diversos temas, inclusive comportamentais).

Então, se você quiser o melhor da sua equipe e, consequentemente, da sua empresa, que tal pensar em algo para desenvolver melhor as habilidades suaves?

Está mais curioso como os soft skills podem te ajudar? Gostaria desta solução na sua instituição? Agende uma reunião com o nosso especialista agora mesmo. Com certeza será uma grande experiência.