A pandemia e os avanços tecnológicos modificaram muito a forma como nos relacionamos. No mundo corporativo não foi diferente. O mundo Vuca (volátil, complexo, ambiguo e incerto) deu espaço ao mundo Bani. Nesse artigo, vamos falar mais sobre o novo conceito.
Se antes acreditava-se que a tecnologia era importante para a construção de novos negócios, com a chegada do mundo Bani, esse cenário sofre alterações significativas e promove uma sociedade que precisa lidar com a fragilidade, ansiedade e não linearidade dos processos.
O que é o mundo Bani?
Engana-se quem acredita que o mundo Bani chegou com a pandemia de Covid-19, lá em 2018, quando o mercado empresarial notou que estava passando por uma transformação de volatilidade para agilidade, da incerteza para ansiedade, da complexidade para a não linearidade e da ambiguidade para a incompreensão. Em 2020, no primeiro ano da pandemia, o conceito ganhou ainda mais força, a palavra Bani é um acrônimo que vamos explorar a seguir.
O que significa Mundo Bani
Mundo Bani é um mundo frágil, ansioso e não linear.
Bittle – Frágil
Atualmente, convivemos com a incerteza no emprego, na economia, na saúde individual e coletiva e com a probabilidade de mudanças de uma hora para a outra (como foi com a Covid-19, por exemplo). Por isso, as pessoas estão construindo o plano B com mais frequência.
Anxious – Ansioso
Com tantas incertezas, os colaboradores se tornam cada vez mais ansiosos, que acabam tendo dificuldade em tomar decisões mais assertivas. O mundo Bani não permite uma previsão dos acontecimentos.
Non-linear – Não linear
Com tanta incerteza para os próximos tempos, grandes planejamentos acabam não fazendo sentido. Ninguém tem controle sobre as ações que estão ocorrendo em simultâneo nas economias mundiais.
Incomprehensible – incompreensível
O excesso de informações e a velocidade crescente faz com que as pessoas tenham incerteza de como agir. Com isso, os colaboradores possuem informações demais, mas não conseguem filtrar as que são necessárias.
Diferenças entre mundo Vuca e mundo Bani
O mundo Vuca diz que há inúmeros fatores interligados e que eles geram consequências na vida em sociedade. Entretanto, não é possível ter uma resposta pronta para lidar com as nossas ações quando elas chegarem.
Já o mundo Bani alerta sobre a sobrecarga de informações, que torna as decisões menos asserivas devido à insegurança e à incerteza. Entretanto, a tecnologia pode auxiliar os processos internos e facilitar o cotidiano.
Como preparar as instituições para essa nova realidade?
Pensando em aliviar as consequências do mundo Bani, as instituições precisam adotar estratégias como programas de capacitação profissional e treinamentos, carga de trabalho menor, benefícios que condizem com as necessidades dos funcionários e mais atenção para as soft skills.
Na Avante Brasil Tecnologias Educacionais, temos diversas soluções educacionais para treinamentos corporativos online. Venha tornar a sua instituição mais atualizada! Clique aqui e fale com um de nossos especialistas para encontrar a melhor solução!