Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Create

Webnário: você ainda irá promover um

Webnário: você ainda irá promover um
JUNTE-SE A MAIS DE 200 MIL PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos! E gratuitos.

Imagine uma conferência com data e hora marcada, público interagindo com o palestrante, tudo isso com a comodidade de não precisar sair de casa. Essa realidade já existe, se chama webnário e tem atraído cada vez mais público.

O termo webnário é uma variação do inglês: webinar, contração da expressão web-based seminar, que em bom português nada mais é que um seminário sediado na internet.

Se você ainda não promove webnários, prepare-se: não vai demorar a experimentar essa forma dinâmica e atrativa de passar conteúdos ou organizar reuniões com a sua equipe.

Como começar?

A organização de um webnário é relativamente simples. É necessário um sistema de áudio e vídeo, conexão à internet e uma plataforma que suporte chats instantâneos e simultâneos.

Tudo muito simples, não é mesmo? Sim, justamente por isso não pode ser descuidado.

É preciso lembrar que todo contato com o público é uma relação que constrói credibilidade, por isso é fundamental investir na qualidade dos conteúdos, atentar para a postura e linguagem diante da câmera e garantir a qualidade do som e da imagem.

Dicas

  • A interação se da por meio da imagem e do áudio, por isso, utilize equipamentos que garantam a qualidade necessária para não prejudicar o webnário.
  • Cuide para que a iluminação seja adequada. Se for necessário, utilize equipamentos para garantir a luminosidade ideal.
  • Para evitar problemas de conexão, organize o webnário em local com acesso à internet de alta velocidade.
  • Teste a conectividade e qualidade do áudio e do vídeo pedindo o feedback dos ouvintes por meio do chat no início da conferência.
  • Começar na hora estabelecida e cumprir o que foi prometido na sinopse do seminário ou reunião é fundamental para demonstrar a seriedade do webnário.
  • Grave o webnário, pois o mesmo pode ser disponibilizado para os inscritos revisarem os conteúdos. A gravação é também uma boa forma de avaliar o que funcionou e o que precisa ser mudado.
  • Estabeleça critérios de interação, por exemplo, abrindo um espaço no final da apresentação para responder perguntas ou tirar dúvidas.

Mesmo com todos os cuidados, sempre há a possibilidade de algum imprevisto. Caso algo inesperado aconteça, como a interrupção da transmissão, esclareça o problema para quem estiver assistindo ao webnário e procure compensar da melhor maneira possível.

Plataformas

Confira a seguir algumas plataformas para realizar seu webnário:

  • GloogleHangouts: plataforma gratuita que permite a interação audiovisual e utilização do chat. Apesar de não haver limitação do número de participantes, é ideal para reuniões ou webnários de menor porte. Tem como desvantagem apresentar um pequeno delay na transmissão.
  • Meu Webinar: plataforma profissional para realização de webnários, apresenta como vantagens layout personalizável, envio de e-mail automático para os participante com lembretes sobre o início do webnário.
  • GoToWebinar: Plataforma online que permite webnários restritos. O número permitido de participantes depende do valor pago. O site apresenta diversos planos que atender a variadas necessidades