Você sabe o que é workflow e como ele pode te ajudar? Com certeza você já teve que realizar alguma atividade na sua instituição onde este termo foi utilizado..
O termo vem da língua inglesa em que “Work” significa trabalho e “flow” significa fluxo, portanto em termos simples o Workflow pode ser definido como fluxo de trabalho.
O fluxo de trabalho consiste em automatizar processos de modo a obter ganhos em produtividade, padronizar processos e diminuir a necessidade de mão de obra em uma empresa.
Como funciona um workflow na prática?
O objetivo do workflow é estabelecer uma automação e procedimentos.
Isso tudo para que os documentos, informações, tarefas e tudo o que é necessário para a execução do trabalho seja repassado a cada colaborador em determinada de acordo com a ordem necessária.
Antes esse gerenciamento era escalado manualmente, hoje essa priorização pode ser inteiramente automatizada, inclusive com softwares específicos para esse tipo de atividade.
O primeiro passo para iniciar qualquer automatização é entender o processo, como ele acontece, quem é o responsável por cada etapa e como é possível melhorar essa passagem de dados.
Entre alguns exemplos comuns de softwares para automatização estão Trello, Slack ou Asana.
De modo geral o workflow visa garantir uma comunicação fluida e objetiva entre as partes e departamentos envolvidos em uma tarefa.
Quais os benefícios?
Os benefícios são diversos.
Uma padronização normalmente garante maior qualidade na maioria das entregas, já que torna muito mais fácil mensurar o tempo em cada tarefa e as etapas que precisam ser seguidas em cada uma.
Além da qualidade das entregas, ganha-se tempo.
Com mais qualidade e menos tempo de entrega, temos maior produtividade!
Isso porque automatizando os fluxos você pode ganhar tempo que antes dedicava a algumas atividades manuais.
Se você ainda não usa o workflow no seu dia a dia é hora de começar a implementá-lo.
Este é o Ead de A a Z, acompanhe os outros vídeos para saber mais!