Você já ouviu falar sobre itinerário formativo profissional? É uma das premissas do “Novo Ensino Médio”, uma proposta que trouxe uma nova perspectiva para o ensino dos adolescentes.
Este método pode fazer a diferença na sua instituição, de modo a desenvolver um modelo mais moderno e eficaz de ensino. Com uma concorrência tão acirrada, é imprescindível que você se destaque no mercado.
Se você está em busca de melhorias para a sua instituição, não deixe de conhecer um pouco melhor sobre o itinerário formativo neste artigo. Veja como este modelo de ensino poderá agregar na vida acadêmica de seus alunos.
Itinerário formativo profissional e o novo ensino médio
O que é o itinerário formativo profissional? Há alguns anos surgiu uma proposta para a chamada “Novo Ensino Médio”, onde os alunos teriam maior liberdade para escolher as suas próprias disciplinas.
É claro que o aluno tem as suas matérias obrigatórias para a sua formação, mas muitas disciplinas se tornaram opcionais, sendo necessário suprir o resto da carga horária obrigatória com elas.
E o que isso tem de tão especial? O aluno terá a escolha de montar uma parte de sua grade curricular conforme os seus próprios anseios. É uma ótima forma de dar ao estudante a possibilidade de se aprofundar naquilo que deseja.
Apostar no método de itinerário formativo profissional para a sua instituição é um grande diferencial no ensino de todos os alunos (e não são somente eles que saem ganhando, como você verá em breve).
Quais são os benefícios deste modelo de ensino
Entendendo um pouco melhor como funciona o método de itinerário formativo profissional, que tal ficar por dentro dos principais benefícios deste modelo de ensino? Veja a seguir:
Exercer a cidadania
Todos nós temos o poder de escolha (desde que não interfira na vida de outras pessoas, claro) e poder optar por aquilo que deseja ou não para a sua própria vida acadêmica é exercer a sua cidadania.
É claro que dará maior responsabilidade para os alunos, pois essas escolhas interferem no futuro, mas é justamente um meio de trazer maior aprendizado e crescimento aos estudantes. É o momento de criar senso de responsabilidade.
Direcionar o ensino para aquilo que mais gosta
Pense em você quando era mais novo… Com toda a certeza havia algumas matérias que não lhe interessavam em nada, enquanto outros faziam os seus olhos brilharem, não é mesmo?
E se o aluno tiver a liberdade para se aprofundar naquilo que mais gosta? É uma maneira de unir o útil ao agradável.
Chegar mais preparado no mercado de trabalho
Uma das propostas do itinerário formativo profissional é preparar o aluno para o mercado de trabalho.
Com a concorrência grande e poucas oportunidades, estar alguns passos à frente com certeza lhe dará muita vantagem.
Quando você direciona os seus estudos para disciplinas mais práticas sairá do curso com muito mais experiência do que os alunos de um ensino tradicional.
Possibilidade de maior conhecimento em diferentes áreas
E se no meio do caminho o aluno notar que, no fundo, aquela disciplina não era bem o que ele pensava? Nesse caso ele pode tentar alguma outra área até que encontre uma matéria que lhe prenda a atenção.
Maior atenção por parte do aluno
E, falando em atenção, nada melhor para prender a atenção dos alunos do que uma disciplina que eles gostam e possuem afinidade, não é mesmo?
Então, de modo geral, a performance desses alunos acaba sendo bem mais promissora.
Alunos mais responsáveis
O poder de escolha dá mais responsabilidade para esses alunos, como já dito anteriormente. Muitos se veem na obrigação de ter sucesso, afinal, foi a escolha individual de cada um, então devem dedicar-se aos seus próprios sonhos.
Melhor performance dos próprios professores
Nada mais frustrante para um professor do que notar que nenhum de seus alunos está prestando a atenção em sua aula.
Quando os alunos podem direcionar os seus estudos irão fazê-lo para aquilo que mais gostam. Como já dito no tópico passado, eles acabam prestando mais atenção e, com isso, o próprio professor sai ganhando nessa história.
Ou seja, é um método que traz vários benefícios, seja de forma direta ou indireta, mas a instituição como um todo. Conheça alguns cases de sucesso aqui.
Como desenvolver o itinerário formativo profissional na sua instituição
Eis que fica o questionamento: mas como implementar o itinerário formativo profissional em uma instituição?
De fato, há diversas coisas que devem ser analisadas para ser possível elaborar um plano de estudos realmente adequado. Não é tarefa fácil, muito pelo contrário.
Entretanto, há agências de assessoria que trabalham com este mercado, promovendo resultados incríveis para a instituição.
Ferramentas no mercado ajudam no controle da disciplina e no monitoramento dos próprios alunos, deixando tudo o mais simples, fácil, prático e seguro possível.
É muito importante investir no seu próprio negócio, principalmente quando o resultado disso tudo forem alunos mais capacitados para o mercado de trabalho.
O que a Avante Brasil pode fazer por você e sua instituição
A Avante Brasil é uma assessoria voltada para as empresas que desejam desenvolver os seus próprios cursos ou treinamentos.
Se você acredita que seja algo fácil, saiba que existem muitas técnicas e estruturas para desenvolver um produto que seja efetivamente eficiente para os alunos e o público.
É justamente essa a ajuda que a Avante Brasil oferece a todos os seus clientes. Através de suas ferramentas será possível desenvolver o programa perfeito para você operar com os seus alunos.
Dito isso, o que acha de um ensino mais personalizado para a sua instituição de ensino? Com certeza todos irão adorar as novas mudanças de estruturação.
O modelo de itinerário formativo profissional pode realmente ser efetivo para o seu negócio, pois é uma nova forma de ver o estudo (e de maneira muito prática). Gostaria desta solução na sua instituição? Agende uma reunião com o nosso especialista.