Quando se fala em Educação a Distância, logo se pensa na conexão à internet. Mas a modalidade não presencial é muito mais dinâmica e não se restringe ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Mesmo antes da popularização dos computadores conectados em rede, já havia experiências de EaD, com cursos televisionados ou enviados por correspondência.
É óbvio que a internet dinamizou a EaD, facilitando o acesso às aulas e aos materiais de estudo por meio dos computadores e dispositivos móveis, o que ampliou os processos de aprendizagem com novas ferramentas que se tornaram auxiliares nas práticas de ensino.
Ensino off-line
Na EaD off-line, os conteúdos, em geral vídeoaulas ou apostilas e livros digitais, podem ser baixados para o computador pessoal ou ser acessados por meio de dispositivos como CD-ROMs ou pendrives. O aluno também pode receber os conteúdos impressos em apostilas ou livros.
As atividades e avaliações também podem ser realizadas off-line e encaminhadas por e-mail ou por correspondência.
O ensino a distância off-line pode ser integrado aos sistemas semipresenciais, quando o aluno dispõe de um polo físico, onde recebe o apoio dos tutores e podem utilizar a biblioteca, acessar a internet e realizar as atividades e avaliações.
Benefícios
As ações de EaD off-line são uma alternativa para possibilitar o acesso às práticas de ensino em localidades sem conexão com a internet ou cuja banda seja reduzida. É uma opção também para pessoas que não dominam ou preferem não utilizar os recursos online.
O ensino off-line é ideal para EaD de organizações instaladas em regiões sem acesso à internet, pois possibilita a capacitação da equipe em situações que poderiam ser prejudicadas pela falta de conexão.
Os cursos a distância off-line apresentam todas as vantagens da flexibilidade da EaD, podendo ser desfrutadas a qualquer horas e em qualquer local, com o benefício de não necessitar de uma boa conexão à internet.