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Google Analytics: como utilizá-la na sua EaD

Google Analytics: como utilizá-la na sua EaD
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EaD é a abreviação para educação a distância, um método de ensino cada vez mais utilizado nos dias de hoje. De uns tempos para cá a EaD vem crescendo bastante. E, para analisar a audiência que a sua EaD está tendo, a ferramenta Google Analyticpode te ajudar.

Você, como proprietário de um curso de ensino a distância, nada mais é do que um empreendedor na área da educação, e a sua EaD é o seu negócio, do qual precisa realizar a gestão e os cuidados necessários para que tenha todo o controle da situação.

E, para ter um controle do seu negócio, como um empreendedor, você precisa das ferramentas certas, e uma especialmente feita para isso é o Google Analytics.

O que é, afinal, o Google Analytics?

Google Analytics é uma ferramenta feita pela Google para auxiliar as empresas, independentemente do tamanho delas, contanto que tenham um site.

Essa ferramenta armazena informações sobre quem está acessando o site da empresa e gera relatórios, para permitir que o empreendedor possa criar um atendimento ou serviço customizado, baseado no público que mais acessa o site.

Por meio de cookies pode-se informar faixa etária, localização, horários de mais acessos no site e outros tópicos necessários para uma boa análise de público.

Google Analytics também fornece dicas, baseadas em técnicas de marketing e no que ele aprende dos usuários do site, para ajudar o empreendedor a melhorar a audiência, que são os insights, basicamente.

Avaliando como está a situação dos negócios e do site e conforme tamanho da empresa e necessidade do empresário, o Google Analytics tem vários planos diferentes, para que um se adapte melhor à sua empresa.

Entretanto, não é somente as empresas que podem usar o Google Analytics. Como o foco dele é em estatísticas de acesso, os sites de notícias, os blogs, os sistemas de EaD, entre outros, também podem fazer uso da ferramenta, e é com esse uso que se objetiva garantir que o conteúdo atenda ao seu público majoritário, atraindo, consequentemente, cada vez mais e mais público.

Basicamente, com o Google Analytics é possível analisar quem é o público da sua empresa e fornecer a você as informações necessárias para que desenvolva estratégias pensando em quem acessa o site do seu negócio.

Esses dados são todos coletados dos usuários por meio de cookies. É por isso que em muitos sites nos quais entramos há informações de que aquele site envia e recebe cookies. A mensagem geralmente fica localizada no rodapé ou no topo da página visitada.

O que são cookies, afinal?

Não são os biscoitos americanos, obviamente, e sim arquivos temporários de internet que armazenam informações diversas sobre a sua navegação, para permitir que haja uma experiência personalizada com base sempre no que você costuma acessar.

Para que entenda melhor, vamos dar um exemplo. Você pesquisou alguma vez sobre meias na internet, e de repente em todo e qualquersite que você acessou depois disso apareceram propagandas de meias de todos os tipos. Isso é exatamente o trabalho que os cookies estão realizando.

Então, os cookies nada mais fazem do que deixar a sua navegação pela internet especialmente trabalhada para você, para que tenha informações úteis que te interessem e tragam maior acessibilidade ao seu uso na internet.

Além de fazer esse trabalho, eles também funcionam com a localização dos usuários. Por exemplo, você faz uma pesquisa na internet sobre restaurantes de comida japonesa. Se você deixa oscookies do seu navegador ativados, permitindo acesso à localização, eles irão mostrar produtos perto de você.

Por meio da localização que está sendo emitida pelos cookies, que devem estar ativados para essa captação, o Google Analytics dará prioridade à exibição de lugares que estejam na sua região, próximos a você, e, caso não sejam tão próximos, os cookies acharão os lugares que estejam mais próximos a você mesmo que não seja na região.

E por que utilizar o Google Analytics na minha EaD?

O seu sistema de ensino a distância precisa ser eficiente para o seu público, certo? Você precisa fornecer um material bom e que atraia cada vez mais o público-alvo.

Com o uso da ferramenta Google Analytics você consegue ter acesso a dados como localização, pesquisas, faixa etária, horários de pico de acesso, quanto tempo dura esse acesso, enfim, tudo o que for mais acessado pelos seus usuários. Assim, você vai conseguir planejar um conteúdo mais intenso e que atraia mais.

Os cookies usados pelo Google Analytics vão auxiliar você a ter um conteúdo na sua EaD mais acessível para seu público-alvo. Além disso, a ferramenta irá coletar dados de quem acessa o site, fazendo buscas por ele na internet. Dessa forma, você irá conseguir atingir um conteúdo desse público que está buscando pela sua empresa.

Google Analytics tornou-se uma ferramenta essencial para qualquer empresa, seja ela de grande, seja de médio ou de pequeno porte. Qualquer empresa que vise a um crescimento cada vez maior e mais diversificado deve buscar fazer uso dessa ferramenta, assim como  você, que busca o crescimento do seu curso de ensino a distância e planeja ter cada vez mais lucro, conteúdo e público-alvo, também deve utilizar o Google Analytics.

Há quem ache que ter posse de todas essas informações sobre o público-alvo é uma besteira. Mas não se engane! Uma ferramenta como essa pode transformar o seu negócio, antes pequeno, com poucos acessos e um público-alvo menor, em uma empresa grande e de muito sucesso.

No mundo dos negócios a estratégia é a principal ferramenta. Você precisa saber lidar com seu público e identificar o que ele está buscando, o perfil de quem está procurando por você, pelo seu serviço/produto, e o que essas pessoas querem além do seu produto (atendimento diferenciado, entrega express etc.). Com uma análise de marketing bem feita, como a do Google Analytics,você consegue atingir um público incrível, e se for utilizada em conjunto com o Google Adwords você terá o seu público e ainda mais propagandas sobre sua empresa circulando pela rede!