Já ouviu sobre o termo “O que é Microlearning” e quer saber mais sobre ele?
Vem que iremos te passar todas as informações necessárias.
Em resumo é um modelo de aprendizagem que possui suas formas de abordagem bem diferente do modelo tradicional de ensino, aulas ou atividades são geradas e realizadas em um curto período de tempo.
Suas linguagens simples e fáceis compreensões levam junto alguns recursos de multimídia para facilitar a aprendizagem.
Afinal, adquirir conhecimento de diversas formas, para muitos, é uma das melhores formas de aprender.
O método de ensino do O que é Microlearning auxilia, em muitos casos, a facilidade de aprender de diversas pessoas com menos conteúdos educacionais.
Mas o planejamento e realização de forma focada e específica são fatores fundamentais.
Muito ao contrário do que algumas pessoas pensam, esse método de ensino não será menos efetivo ou menos aproveitado e útil, o objetivo é melhorar a compreensão dos alunos oferecendo o material exato do que querem aprender.
O que é Microlearning?
Nesse método de ensino, os temas são divididos em grupos para que possam ser resolvidos da melhor forma pelos estudantes, significa menos tempo focando em um assunto só, e mais tempo para absorver diferentes assuntos e ideias.
O microlearning é uma boa forma de estratégia, para que os treinamentos corporativos sejam mais leves, diminuindo o peso da obrigação de consumir conteúdo que às vezes não é essencial e dificulta o aprendizado.
As diferentes dinâmicas para aprendizado, podem ser trabalhadas de formas específicas para que o processo seja mais rápido e viável na transferência de conhecimento.
Os benefícios
As vantagens são muitas e vão desde a otimização do tempo e personalização dos conteúdos:
- A otimização do tempo leva destaque por que os conteúdos são curtos, mas de forma objetiva, assim podem aprender e colocar em prática em um curto período de tempo.
- O aumento da produtividade é um ponto bastante positivo pois, não interfere na produção diária sendo mais ágil para colocar em prática no treinamento e gerar mais produtividade.
- A manutenção é facilitada, pois é mais rápida para tirar, adicionar ou substituir conteúdos atualizados com mais rapidez, já que um conteúdo será separado e preparado individualmente.
- A personalização leva pontos positivos já que o modelo de ensino é focado nos estudantes para atender as necessidades específicas de cada aluno, visando melhorias em seu aprendizado.
Se gostou de saber sobre o modelo de ensino microlearning, acompanhe os outros vídeos da série, EaD de A a Z, o dicionário da educação a distância.