Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

eadFlex One

Planejando a sua EaD? Saiba o que você vai precisar

Planejando a sua EaD? Saiba o que você vai precisar
JUNTE-SE A MAIS DE 200 MIL PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos! E gratuitos.

Está buscando otimizar o seu planejamento da sua educação a distância (EaD) na plataforma Moodle? Confira dicas que tornarão esse processo ainda mais simples!

O Moodle oferece uma série de ferramentas e plugins que permitem que você obtenha os melhores resultados possíveis em seu planejamento. É isso, inclusive, que o torna o melhor Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da atualidade.

Saiba mais sobre o planejamento da sua educação a distância (EaD) e aposte nas dicas deste artigo para evoluir em seu aprendizado!

Ferramentas para seu planejamento de curso on-line na plataforma Moodle (EaD)

Algumas excelentes ferramentas disponíveis no Moodle para o planejamento de curso on-line incluem:

  • Tendo o esboço do curso EaD e o programa de palestras, use notas coloridas para identificar fisicamente e ordenar as atividades da aula semanalmente.
  • Use uma cor (digamos, amarelo) para representar os pontos de recebimento de informações (conteúdo).
  • Use outra (digamos, rosa) para identificar as atividades feitas durante o curso.
  • Use outra (digamos, verde) para identificar os pontos de avaliação – formativos – durante todo o curso.
  • Coloque essas anotações em dia para ver como o curso (ou processo de aprendizado) está acontecendo como uma experiência geral.

Você pode fazer isso no geral durante a duração do curso, ou dividi-lo em mapas semanais da experiência de aprendizado.

Com o Moodle você consegue ver o número de semanas em que o conteúdo é recebido apenas passivamente, na forma de palestras, vídeos, folhetos e leituras.

Essas são oportunidades atuais de usar o Moodle para adicionar atividades ou envolvimento dos alunos com o conteúdo.

Mais sobre as facilidades do Moodle para uma melhor EaD

Se você estiver satisfeito com o curso, sua estrutura e suas experiências, considere a possibilidade de melhorar ainda mais a experiência por meio de discussões assíncronas, acesso a recursos externos ou uma avaliação formativa, para ajudar os alunos a avaliar seu progresso de forma independente.

Use algum outro sinal (por exemplo, pontos vermelhos) para marcar essas oportunidades.

Construção de uma EaD no Moodle (caso você seja um professor)

Depois de planejar seu curso, escolha o formato Moodle adequado às suas necessidades e comece a construir seu curso.

Quando você selecionar o conteúdo para o seu curso no Moodle, escolha aquele que pode ser usado para construir atividades de aprendizagem que estimulem o envolvimento do aluno.

  • Opte por atividades de aprendizado que melhorem o que seus alunos aprendem na sala de aula, e não que apenas repliquem o que já estão fazendo.

Considere os tópicos ou as unidades do seu curso atual e tente combiná-los com as habilidades e os entendimentos a serem abordados em seu curso. Considere o tamanho relativo desses tópicos e a ordem em que você os aborda.

Ao selecionar e sequenciar seu conteúdo, o objetivo principal é apoiar os objetivos de aprendizagem do curso.

Decida como sequenciar seu conteúdo escolhendo uma das opções a seguir com base no seu propósito de usar o Moodle:

  • Cronologicamente.
  • Tópicos.
  • Baseado em problemas.
  • Estudos de caso.

Ao escolher atividades de aprendizagem, reflita sobre o processo de aprendizado.

Considerações

Ao criar atividades de aprendizado, considere o seguinte:

  • Todo aprendizado requer algum tipo de atividade.
  • Considere estilos de aprendizagem diferentes.
  • Desenhe atividades de aprendizado autênticas, que tornem os resultados de aprendizado possíveis.
  • Permita que os alunos usem abordagens diferentes para alcançar o mesmo resultado.
  • Atividade é a palavra-chave aqui. Pense no que os alunos podem fazer além de receber passivamente seu conteúdo. Eles podem discutir uma questão ou conceito? Podem construir algo, como um artigo escrito ou um pedaço de mídia que publicam na aula? Podem ler e registrar sua reação a uma leitura?
Considere o que você deseja alcançar com cada atividade de aprendizado

Recursos do layout do curso Moodle:

  • Navegação.

Uma barra de navegação rápida é fornecida para ajudar os alunos a acessar rapidamente várias partes do Moodle, como suas classes inscritas, o perfil e as páginas de mensagens, além de fóruns de suporte e guias.

  • Blocos.

A página do curso Moodle é dividida em duas colunas: a de conteúdo do curso e a de bloco à direita.

Os blocos permitem que sejam acessados os recursos úteis do Moodle. Você pode escolher quais blocos deseja exibir em seu curso e em qual ordem quer que apareçam.

É uma boa ideia desativar os blocos que você não deseja que seus alunos acessem e mover os mais importantes para uma posição mais proeminente.

No entanto, existem alguns blocos, como os de administração e navegação, que são permanentes, para consistência entre cursos, e não podem ser excluídos ou movidos.

Área de conteúdo principal

A área de conteúdo do seu curso EaD consiste na seção Título/Introdução e nos tópicos sequencialmente ordenados.

Na seção Introdução e em cada seção do tópico, você pode adicionar texto e imagens no Resumo do tópico.

Recomendamos que, no tópico 0, área principal do curso, você coloque o título do curso, a navegação e as atividades acessadas com frequência. Por exemplo, um cabeçalho de navegação baseado em bloco, fóruns gerais e um link para seu curso EaD. Independentemente da visão escolhida, a área do curso EaD estará sempre visível.

Tópicos

Em cada tópico, recomendamos que seja adicionado todo o material relevante a esse tópico ou semana, como notas de aula ou apresentações, leituras, fóruns de tópicos e testes de revisão.

Se você estiver usando tópicos ao invés de ensino por semanas, recomendamos incluir um título para este tópico, como o título dele ou a semana.

Ativando a visualização de um único tópico

Se o seu curso EaD não tiver a visualização de tópico único ativada, siga as instruções a seguir para ativar.

  • Clique no ícone “Administração do curso”, no menu principal, e, em seguida, clique em “Editar configurações”.
  • Role para baixo até “Layout do curso” e escolha “Mostrar uma seção por página” no menu suspenso.
  • Clique em “Salvar alterações” na parte inferior da página.

Conhecendo os benefícios que o Moodle oferece para que você efetue o planejamento de curso on-line na plataforma, você se torna capaz de potencializar os resultados de seu curso EaD!