O novo ensino médio começou a valer em 2022. Confira a seguir o que começa a mudar no ensino médio, como essas mudanças vão impactar o dia a dia – e o futuro – dos alunos e do mercado de trabalho.
O que os alunos vão estudar no novo ensino médio?
Até agora, o ensino médio do país tinha, ao longo de três anos, um único itinerário igual para todos os alunos, organizado em 11 disciplinas (Língua Portuguesa, matemática etc).
Com o novo ensino médio, essas disciplinas passam a ser organizadas em quatro áreas de conhecimento, são elas:
- Linguagens
- Ciências da natureza
- Ciências humanas e sociais
- Matemática
Uma parte desse ensino (ou 60% do total da carga horária do ensino médio) será igual para todos os alunos. Mas uma outra parte do tempo do estudo será de acordo com a escolha do aluno, a partir do seu interesse. São os chamados itinerários formativos.
O que são os itinerários formativos?
Os itinerários formativos são a parte flexível do currículo do ensino médio, ou seja, a parte em que o estudante poderá estudar uma área de conhecimento que tenha a ver com seus interesses.
Ele poderá escolher entre itinerários nas quatro áreas de conhecimento mencionadas acima (linguagens, ciências da natureza, ciências humanas e sociais e matemática) ou um ensino técnico, ou ainda um modelo integrado, que combine mais de uma área.
O que é o Projeto de Vida?
O novo ensino médio também passa a contar com o “Projeto de Vida”. O objetivo é que o aluno possa conversar com seu educador a respeito de como se enxerga no futuro, quais são seus interesses e sonhos e formas possíveis de alcançá-los. Isso deve, inclusive, ajudar os jovens na escolha de seus itinerários.
Tempo de aula
Antes, a carga horária era de 800 horas/aula por cada ano do ensino médio, ou seja, 4 horas por dia. No novo ensino médio, a carga horária aumenta para mil horas de aula por ano, ou 5 horas por dia.
Ensino técnico
Com o novo ensino médio, o jovem poderá optar por uma formação técnica ou profissional dentro da sua carga horária no ensino médio regular a fim de que, com isto, possa se preparar e competir com as novidades e novas carreiras e profissões.
Ao finalizar o ensino médio, o aluno que escolher o ensino técnico receberá, além do certificado de estudo regular, também o diploma técnico ou profissionalizante.
Na Avante Brasil temos a plataforma Educare que conta com mais de 70 cursos de formação profissional prontos para atender ao novo ensino médio.
Se a sua instituição procura uma plataforma de cursos, conheça agora mesmo a plataforma Educare.