Mais Entrevistas

Dinâmica de grupo: saiba tudo sobre esse processo!

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Antes de mais nada, participar da dinâmica de grupo faz parte. Porém, nem todo mundo se sente confortável. Visto que, as pessoas ficam ansiosas e sem saber como agir. Entretanto, o medo existe por causa do desconhecido. Então, a solução para reduzir essa emoção na entrevista é entender o processo.

Sendo assim, ensinamos como participar de uma dinâmica. Além disso, vai entender o que a empresa busca e o objetivo dessa atividade. Dessa forma, esclarecer sobre essa ferramenta vai reduzir o medo. Com isso, seu desempenho será muito melhor. Descubra como se sair bem numa dinâmica de grupo! Confira o artigo completo. 

Dinâmica de grupo: saiba como participar deste modelo de entrevista

Antes de mais nada, a dinâmica de um grupo é um processo de avaliação de candidatos. Logo, é uma técnica que analisa o perfil comportamental e suas competências. Em síntese, ela auxilia o recrutador a identificar uma variedade de características. Mas que numa entrevista individual não é possível. 

Entretanto, nem todo mundo sabe como se portar nesse cenário. Nem mesmo, o que o selecionar busca nas atividades propostas. Porém é exatamente sobre isso que vamos compartilhar. Sendo assim, confira os 10 passos para você mostrar seu potencial. Confira! 

Dinâmicas de grupo no processo seletivo: mostre seu potencial em 10 passos

1. Seja você mesmo!

Primeiramente, ninguém sabe o que o recrutador busca na dinâmica de grupo. No entanto, tenha em mente que cada processo tem propósitos bem definidos. Por exemplo, a vaga será para um perfil mais organizado. Se destacar a habilidade de comunicação será desclassificado. Então, na dúvida seja você mesmo. Afinal é melhor ser reprovado por quem é, do que por alguém que não é.

2. Participe das atividades

De antemão, o processo seletivo tem duração de 2 a 3 horas para avaliar os candidatos. Assim sendo, ele usa as ferramentas em formato de atividades para analisar. Por essa razão, o candidato precisa mostrar suas habilidades. Embora isso seja um desafio para muitos, é preciso um pouco de esforço para participar. Mesmo que seja introvertido.

3. Não exagere

Antes de mais nada, não seja a pessoa que domina a situação. Afinal, isso não demonstra liderança. Inclusive, impedir que os colegas falem é querer atenção para si. Logo, o recrutador vai se incomodar e te interromper. Pois ele precisa avaliar os outros também. Portanto, não seja uma planta muda, nem um completo tagarela.

4. Estude a empresa

A princípio, poucas pessoas sabem disso. Porém, conhecer a empresa é mais do que entender o segmento. Pois, o importante é identificar a cultura da organização. Se você conseguir essa informação tem grandes chances de conquistar a vaga. Então, para obter esse dado observe de perto o tipo de profissional que atua lá. Depois, leia a missão e valores da organização. 

Por último, deve unir todas informações e extrair o perfil que buscam. Por exemplo, algumas empresas querem pessoas mais reservadas e formais. Já outras, buscam candidatos mais “descolados” para trabalhar. Isso porque o ambiente é mais descontraído ou formal mesmo. No entanto, avaliar apenas pelo estilo de roupa e ambiente pode enganar muito. 

Por exemplo, um perfil empreendedor é formado por pessoas criativas e ousadas. No entanto, uma empresa que exige roupa social pode querer esse tipo de perfil. Assim como um ambiente “descolado” pode ser formado por pessoas conservadoras. De qualquer forma, tente entender a cultura da empresa. Após a análise, vai saber exatamente o que destacar na dinâmica. 

5. Conheça seus pontos fortes e fracos

Desde já, é importante saber que o autoconhecimento é fundamental. Por isso, reconhecer suas fraquezas é importante. Dessa maneira, foque em destacar os pontos fortes nessas horas. Isto é, mostre suas habilidades e competências nas atividades. 

6. Entenda o que é avaliado

Antes de mais nada, a reprovação na dinâmica de grupo não significa incompetência. Ao contrário, existem inúmeras razões para reprovar. Logo, pode acontecer do candidato não estar bem no dia. Afinal, quem acorda de bom humor sempre? Ou então, seu perfil é ousado para uma empresa conservadora. 

No entanto, podem ter competências para outras vagas. Mas, é importante entender a razão que te reprovou. Dessa forma, vai ajudar no autoconhecimento. Por isso, há profissionais que participam mais de 2 vezes do mesmo processo. 

Em outras ocasiões, conseguem aprovação na quarta vez. No entanto, nem sempre a empresa dá feedback. Portanto, não insista em receber esse retorno. Em outras palavras, tente fazer uma auto-avaliação. 

7. Aprofunde a pesquisa sobre a empresa

Desde já, comece a escolher as empresas que sonha trabalhar. Apesar de parecer difícil, atuar em grandes empresas é mais fácil do que imagina. Isto é, para passar na seleção de uma multinacional não precisa ser um gênio. Pois eles formam muitos profissionais sem experiência. Ou com pouco histórico profissional, mas buscam estabilidade no emprego. 

Portanto, faça a sua lista e siga nas redes sociais. Caso conheça alguém lá dentro converse com elas. Pois, fará conhecer a cultura organizacional de verdade. Além de não gerar frustração no futuro, ajudará no processo seletivo. Da mesma maneira que focamos no currículo nosso interesse, o mesmo é válido para as dinâmicas.

8. Mantenha a tranquilidade

Acima de tudo, reconheça que o nervosismo faz parte. Portanto, faça exercícios de respiração profunda. Certamente, a técnica contribui para levar oxigênio ao corpo. Por consequência, você fica mais leve e relaxa. 

9. Atente à maneira como você interage

Primeiramente, a dinâmica de grupo avalia a reação dos candidatos. Razão essa, que atividades que envolvem polêmica sempre são propostas. Sem dúvida, a comunicação é uma habilidade que faz a diferença. Porém, deve tomar cuidado com a linguagem e o conteúdo. 

Portanto, evite gírias e palavras de baixo calão. Aliás, deve evitar também, falar muito alto ou baixo demais. Além disso, escutar é um ponto positivo na dinâmica. Por isso, busque se posicionar, mas sem atropelar as pessoas. Então, saiba pedir licença para se expressar. 

10. Tenha cuidado com a sua postura e com a maneira de se vestir

Por fim, cuidado para não se mexer demais. Pois há candidatos que ficam inquietos na cadeira. Além de gesticular demais na dinâmica. Então, o ideal é ter postura para sentar corretamente. Inclusive, cuidado com a roupa. Se você não conhece bem a cultura da empresa, prefira roupas mais neutras. Ou seja, nem muito formal, nem descolado. Mas, associado a sua personalidade. 

11. Arrisque!

Provavelmente, você já sabe que precisa se destacar. Logo, precisa de estratégia para alcançar esse objetivo. Portanto, seja ousado e questione o grupo também. Por outro lado, não precisa ter todas as respostas sempre. 

Dinâmica de grupo no processo seletivo parece um pesadelo para muitos. Porém, basta conhecer a empresa e as competências que buscam. Agora que já sabe disso, que tal explorar as novas oportunidades? Seu currículo está pronto para as vagas disponíveis? Clique aqui e descubra.




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *