A transformação digital na educação é uma necessidade para garantir adaptação ao momento atual e preparar as instituições de ensino para o futuro da aprendizagem.
Podemos destacar algumas mudanças provocadas pela transformação digital na educação
Relação das instituições e alunos com a tecnologia
Um dos principais impactos da transformação digital na educação, sem dúvidas, foi a maneira como as instituições e seus estudantes passaram a lidar com a tecnologia.
Isso porque, até a pandemia, muitas IES ainda tinham uma postura conservadora e grande parte dos alunos não estavam acostumados a aprender de outra maneira que não fosse a tradicional.
Com a pandemia, porém, tanto as instituições quanto os estudantes precisaram se adaptar totalmente ao mundo virtual para conseguirem se proteger do vírus. Como resultado, o processo tímido de inovação foi acelerado a níveis estratosféricos, o que mudou também a conexão dos agentes educacionais com a tecnologia.
Para se ter uma ideia, a pesquisa da D2L nos mostra que 90% das IES estão mais positivas em relação à inovação e 71% dos entrevistados concordam que a transformação digital é crucial para o futuro da educação.
Postura dos estudantes com a transformação digital
Outro impacto, sem dúvidas, ocorreu na postura dos estudantes. Com a necessidade de estudar no modelo EAD adaptado pela transformação digital, um novo horizonte se abriu e os alunos se tornaram ainda mais exigentes, flexíveis e dinâmicos.
Os modelos de ensino online e híbridos escancaram uma nova janela de possibilidades aos estudantes que, até então, estava disponível para poucos. Isso quer dizer que os alunos do futuro não querem voltar mais às aulas tradicionais e unilaterais.
Muito pelo contrário. Esses estudantes desejam um fluxo de ensino mais ágil e personalizado, focado nas suas necessidades e que o coloque como protagonista da sua própria aprendizagem.
Necessidade de desenvolver competências digitais
Outra disrupção da transformação digital foi a necessidade de desenvolvimento de competências digitais por parte do corpo docente e, até mesmo, pelos próprios alunos.
Ambos os lados ainda estão longe de dominarem totalmente as ferramentas online, o que exige das instituições de ensino investimentos em treinamentos para os seus docentes e a implementação de uma cultura organizacional que valoriza a aprendizagem ao longo da vida.
Profissionalização do EAD
O que temos percebido é uma profissionalização constante da educação a distância de várias instituições, especialmente com a transformação digital, se preocupando cada vez mais com a qualidade do conteúdo disponível, velocidade de acesso, backup e redundância dos seus servidores, atendimento humanizado aos alunos durante o suporte técnico, fazendo que com isto, aumente a quantidade de inscrições nos cursos a distância e tenha uma redução considerável das evasões nos cursos.
Se a sua instituição também procura se adaptar à transformação digital e transformar os seus cursos presenciais para cursos a distância, conte com a gente.