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Ensino aberto: vantagens e desvantagens

Ensino aberto: vantagens e desvantagens
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Você sabe o que é ensino aberto? Sendo um estilo de ensino praticado geralmente a distância, ele possui tanto uma vasta aprovação quanto enormes críticas. Conheça vantagens e desvantagens e tome sua própria decisão.

Aproveitar as habilidades digitais da atual geração de jovens para refinar o processo de ensino e aprendizagem, bem como favorecer a política de qualidade assistencial, tem sido uma tendência das instituições de ensino.

De fato, a expansão de opções em termos de estratégias de ensino é instigante e motivadora, pois a prática de novas formas de expansão de conhecimento traz, certamente, aprovação e elogios por parte dos alunos.

Porém, alguns pontos ainda se mostram duvidosos em relação ao ensino aberto, especialmente uma vez que essa ainda é uma tendência muito nova. Entenda mais sobre o assunto!

Entenda mais sobre o ensino aberto

O chamado ensino aberto pode ser descrito como um parceiro natural para o aprendizado on-line, tendo total potencial de ser um componente importante para ele e para os esforços contínuos para melhorar a experiência geral de aprendizado dos alunos.

Ele pode ser especialmente voltado para aqueles que buscam credenciais na faculdade ou universidade e para proporcionar mais flexibilidade e redução de despesas, além de:

  • Ampliar a acessibilidade.
  • Melhorar a qualidade da aprendizagem.
  • Revitalizar a universidade e o ensino universitário.
  • Incentivar a colaboração entre instituições e promover o uso mais eficaz dos recursos educacionais.

Ao mesmo tempo, sendo o último recurso de uma longa série de “movimentos” na educação, ele ainda não é bem conhecido ou entendido.

Mesmo que seus princípios sejam consistentes em relação às tradições acadêmicas de longa data, o ensino aberto pode parecer contraintuitivo para líderes institucionais e membros do corpo docente compartilharem propriedade intelectual livremente.

Isso acontece especialmente em tempos de maior competição entre faculdades e universidades.

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Esforços para adotar ensino aberto em grande escala também podem ficar aquém das expectativas simplesmente porque executivos e membros do corpo docente estão preocupados com questões de carga de trabalho e recursos, e não veem suas estratégias como parte de uma maneira eficaz de abordá-las.

Aqui, apresentamos o caso do ensino aberto e como sua adoção pode beneficiar todos os principais interessados na educação pós-secundária.

Em seguida, consideramos os desafios que tais mudanças representam para os vários grupos e sugerimos formas de atendê-los.

Vantagens do ensino aberto

Como vantagem inicial, um curso de ensino a distância geralmente custa menos do que um diploma em período integral. Ele pode oferecer uma economia drástica no custo da educação. Alguns de seus alunos que, de outra forma, não têm condições de comprar livros didáticos caros ou outros materiais didáticos, aproveitarão essa opção acessível ao fazer seu curso.

Ajuda na preparação para o curso e retenção de conhecimento após o curso. Se um instrutor abre os materiais do seu próprio curso e compartilha-os com o público, ele aumenta bastante as oportunidades de aprendizado, tanto para os alunos que já fizeram o curso quanto para os futuros alunos. 

Os alunos muitas vezes gostariam de poder verificar os materiais do curso antes do início do período. Se eles tiverem a oportunidade de dar uma olhada nos materiais previamente, isso os ajudará a tomar uma decisão informada ao escolher o curso certo e preparar-se para a aula.

Os estudantes também gostam de revisitar os materiais do seu curso após o trimestre/semestre terminar, para refrescar suas memórias ou estudar mais os tópicos. O ensino aberto irá ajudá-los a reforçar o que aprenderam e desenvolver ainda mais seu nível de compreensão na área.

Mais clareza e/ou certeza em relação à reutilização de materiais. Se você estiver reutilizando os materiais de outra pessoa, a razão mais notável para o uso do ensino aberto é a tranquilidade. Os recursos são licenciados para permitir o compartilhamento de conteúdo; portanto, você não precisará entrar em contato com o autor sobre o uso de seu trabalho, desde que o que deseja fazer esteja dentro da licença “aberta”.

Depois, há a oportunidade de descobrir ideias alternativas para apresentar e ensinar qualquer assunto e ser capaz de apontar seus alunos para as explicações alternativas que resultam em um estudo mais aprofundado.

Desvantagens do ensino aberto

O lado negativo do ensino aberto pode ser observado em comparação com alguns números. De acordo com a avaliação dos professores sobre seus conhecimentos acerca da aprendizagem digital:

  • Apenas 45% dos líderes do campus descreveram-se como muito bem preparados ou bem preparados para lidar com as questões do ensino aberto.
  • Seu sucesso não vem apenas de professores, alunos, pais e instituições. O ensino aberto também interessa a editores comerciais.

Todos eles recentemente introduziram produtos que incorporam plataformas que também incluem material proprietário.

O desenvolvimento desses produtos gerou preocupações entre alguns defensores do ensino aberto, que estão se perguntando se ainda haverá acesso gratuito a alguns conteúdos fundamentais para a criação de cursos.

Porém, os editores afirmam que uma possível cobrança agregaria valor à causa, facilitando a adoção do ensino aberto pelo corpo docente geral e ajudando-os a encontrar o melhor conteúdo.

Além disso, argumenta-se que a decisão estaria enriquecendo-o com materiais adicionais, como tarefas de casa, perguntas e testes.

Recursos educacionais on-line estão transbordando, mas maneiras confiáveis de avaliá-los e ajudar os professores a usá-los são raras.

Nesse ponto, o ensino aberto pode ser bom, ruim ou indiferente. A necessidade de avaliação confiável tornou-se mais urgente com o fluxo de novos materiais on-line, geralmente gratuitos.

  • Aprendizagem solitária.

A solidão e os sentimentos de isolamento podem ser parte da ideia do ensino aberto.

No entanto, pelo contato on-line frequente com os tutores e a participação em fóruns virtuais, grupos de ajuda virtual e salas de discussão podem aliviar esse estresse.

Provedores de ensino a distância geralmente oferecem suporte dedicado aos seus alunos on-line ou a distância.

Estudo comprova a funcionalidade do ensino aberto como possibilidade positiva para o ensino

Segundo um estudo realizado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o ensino aberto, especialmente quando aliado à prática do ensino virtual, é uma grande vantagem para a aprendizagem.

  • O ensino voltou-se para uma das plataformas mais importantes de ensino aberto da atualidade, o Moodle.

Em conclusão, o estudo pontuou que a associação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Moodle – com a estratégia de ensino aplicada no período de prática hospitalar favoreceu o processo de aprendizagem expresso no desempenho superior apresentado pelos alunos do grupo experimental.

A partir da percepção dos alunos, a realização das atividades propostas no Moodle proporcionou-lhes a capacidade de adquirir conhecimentos e habilidades, bem como aumentou os sentimentos de segurança e confiança no atendimento de profissionais. Assim sendo, conhecer as vantagens e as desvantagens do ensino aberto pode auxiliar muitos na decisão de seus caminhos educacionais. Qual sua opinião sobre o assunto?