As iniciativas de treinamento e capacitação de funcionários estão ganhando cada vez mais espaço dentro das instituições. Com as disrupções do mercado e mudanças tecnológicas, as instituições estão lidando com profundos desafios no gerenciamento do time.
O primeiro deles, sem dúvidas, veio à tona com o fortalecimento do home office durante a pandemia. Setores inteiros foram obrigados a se transformarem digitalmente para conseguirem manter a operação ativa em uma realidade na qual o trabalho presencial já não era possível.
Pensando nisso, elaboramos uma lista de tendências em treinamento e capacitação de funcionários para você ficar atento.
4 tendências em treinamento e capacitação em 2022
Microlearning
O microlearning é um tipo de treinamento caracterizado pelo desenvolvimento de uma competência por vez. Ou seja, trata-se de cursos de curta duração e focado na real necessidade do aluno.
Essa iniciativa pode facilmente ser combinada ao programa de educação corporativa mais longo, propondo ao colaborador trilhas de aprendizagem mais curtas para construção de uma determinada habilidade.
O grande diferencial do microlearning é o fato dos colaboradores não precisarem realizar inúmeras aulas para desenvolver novos conhecimentos, muito pelo contrário, esses conteúdos precisam ser menores e criados de uma maneira que sejam consumidos rapidamente.
Mobile no treinamento e capacitação
Sabemos que o uso de dispositivos móveis aumentou significativamente nos últimos anos e dentro das organizações não é diferente.
Os gestores precisam buscar por ferramentas que permitam a adequação de todos os treinamentos aos mais diversos dispositivos, garantindo aos colaboradores flexibilidade, conectividade e dinamismo.
Blended learning
O Blended Learning ou aprendizado misturado, na tradução literal, nada mais é do que a combinação dos conteúdos online às práticas presenciais. Ou seja, a aprendizagem híbrida.
De maneira geral, a demanda pela experiência tem crescido em todos os setores da sociedade. Dentro das instituições de ensino. Nas empresas. No futuro do trabalho. E, claro, nas iniciativas de treinamento e capacitação de funcionários.
Desenvolvimento de soft skills
Por fim, o desenvolvimento de soft skills ainda é uma demanda em alta nos próximos anos e isso não é por acaso. A crise provocada pela pandemia provou que características como resiliência e criatividade são muito significativas na sustentação dos negócios a longo prazo, especialmente quando é necessário passar por uma gestão de riscos.
Diante disso, as instituições continuarão desenvolvendo esses aspectos nas suas equipes, de modo a criar um time robusto, fortalecido e inovador, que caminhe junto com a empresa na expansão sustentável dos negócios.
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