Já ouviu falar em habilidades interpessoais? Elas são o conjunto de características comportamentais que facilitam as relações humanas, tornando a convivência mais tranquila e contribuindo com uma postura ética e respeitosa entre as pessoas, independentemente de suas diferenças culturais, sociais ou ideológicas.
As principais habilidades interpessoais desejadas pelas instituições são:
- Boa comunicação;
- inteligência emocional;
- visão sistêmica;
- trabalho em equipe;
- ética;
- responsabilidade;
- pensamento lógico e capacidade resolução de problemas;
- proatividade e autonomia, entre outras.
Por meio dessas habilidades as instituições podem construir um ambiente de trabalho mais humanizado e melhorar o clima organizacional como um todo.
Importância das habilidades interpessoais
Ter uma equipe com habilidades interpessoais é capaz de transformar a atmosfera do ambiente de trabalho em um local (físico ou digital) suscetível ao desenvolvimento pessoal e profissional, às relações humanas e à produtividade da empresa de uma maneira geral.
Benefícios
Quando a instituição conta com um grupo de profissionais diversificados, é essencial que suas habilidades interpessoais sejam bem desenvolvidas, pois isso impacta na convivência cotidiana, gerando benefícios como:
- Aumento do comprometimento;
- aumento da produtividade;
- maior retenção de talentos;
- redução do absenteísmo e turnover.
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