Aprimorar o conhecimento e habilidades dos colaboradores da empresa vem se tornando uma tendência no mercado. Nesse cenário, a universidade corporativa está cada vez mais comum entre as grandes corporações.
As instituições notaram que é muito mais interessante investir nos próprios colaboradores do que exigir diversas skills em uma nova contratação. Por isso, a busca de cursos e treinamentos corporativos vem crescendo.
Se é um colaborador que deseja crescer na empresa ou é o responsável por um time, a universidade corporativa pode ser uma grande alternativa muito interessante – e é justamente sobre isso que trataremos nesse artigo. Vamos lá?
O que é universidade corporativa
Você sabe o que é universidade corporativa? O nome não deixa de ser intuitivo, não é mesmo? Porém, é importante definir com precisão do que se trata.
Ela nada mais é do que uma ferramenta de educação e desenvolvimento dos colaboradores (e, em alguns casos, até mesmo focado em clientes e fornecedores).
De modo geral, é uma espécie de instituição de ensino dentro da própria empresa, sendo oferecida para os colaboradores.
O que será efetivamente ministrado na universidade depende muito do tipo da empresa, do segmento e do cargo da pessoa. O objetivo geral é promover maior conhecimento para que os colaboradores tenham uma visão mais estratégica.
Quer um exemplo de universidade corporativa? Imagine uma empresa que possui uma plataforma com acesso a diversos cursos voltados para o seu respectivo segmento no mercado.
Os colaboradores podem acessar para realizar os cursos desejados. Hoje, a versão online é a mais utilizada, pois promove mais praticidade e flexibilidade para todos.
Como criar uma universidade corporativa
Se você tem interesse em desenvolver uma universidade dentro da sua própria empresa, veja quais são os principais passos para tirar esse projeto do papel:
Objetivo
O primeiro passo é pensar no seu objetivo. Qual é o objetivo da sua empresa? O que ela deseja ganhar com esses treinamentos? Aumento de performance, melhora de gestão, soft skills…?
Planejamento
A partir do momento que você define o objetivo é necessário começar a pensar no planejamento.
Como será a universidade corporativa? Será online? Criada do zero? Utilizará plataformas já existentes?
Pense em como você vai disponibilizar isso para os colaboradores e, também, como será realizado esse treinamento.
Avaliação de necessidades
O time deve avaliar quais são as suas necessidades – e isso está muito alinhado com os objetivos. Veja quais são os cursos e treinamentos disponíveis que poderão ajudar na capacitação dos colaboradores.
Bons profissionais
Obviamente, uma universidade corporativa deve conter bons profissionais para que, de fato, haja resultados convenientes do treinamento.
Ao optar por uma plataforma de cursos que já tenha referência no mercado vocêestará garantindo a excelência de profissionais envolvidos nesse projeto.
Métricas a serem avaliadas
Por fim, você deve pensar em métricas para avaliar todo o desempenho e resultados que esse curso poderá promover para a empresa.
Principais benefícios da universidade para sua empresa
Talvez você esteja se perguntando quais são os benefícios da universidade corporativa, não é mesmo?
Na verdade, eles são diversos! Para começar, você estará investindo na sua própria empresa.
Os colaboradores ganham novas habilidades, incluindo visão mais estratégica, noções de boa gestão, dicas para desenvolver produtos e processos… enfim, conceitos cruciais para o crescimento de uma corporação.
Pensando no lado dos trabalhadores, eles se sentem mais valorizados e isso é ótimo para melhorar a relação com o trabalho.
A universidade corporativa é realmente um grande diferencial e é muito adotada pelas empresas que possuem uma perspectiva de crescimento sólido no mercado. Quer saber mais? Agende um horário com os especialista e conheça a EadFlex.